Bingo – o rei das manhãs: uma ode aos anos 80

Bingo foi um filme difícil de assistir. Não porque é ruim, muito pelo contrário, mas se você tem coulrofobia, sabe do que estou falando. Sim, é uma fobia real e o Johnny Depp também tem!

A cinebiografia de Arlindo Barreto, intérprete do palhaço Bozo, que agitava as manhãs do SBT entre 1980 e 1991, é uma ode aos anos 80. Apenas por questões de direitos autorais, os nomes foram alterados: Arlindo se tornou Augusto, e Bozo, Bingo.

No entanto, a história é a mesma: ator de pornochanchadas, cansado de ser rejeitado para papéis melhores, Augusto (Vladimir Brichta) vê sua sorte mudar ao ser contratado por uma emissora de TV para interpretar uma versão brasileira do palhaço norte-americano Bingo. Há uma cláusula de confidencialidade no contrato que o impede de revelar sua identidade, de modo que Augusto se torna paradoxalmente o desconhecido mais famoso do país. A falta de reconhecimento por seu papel lhe gera muita frustração, e Augusto acaba por se envolver com drogas, principalmente cocaína, tendo apresentado diversos programas sob efeito do entorpecente.

Bingo dando o dedo do meioPolicitamente incorreto, eu?

Atuações

O primeiro longa do diretor Daniel Rezende, já reconhecido por seu trabalho em Tropa de Elite e Cidade de Deus, traz Vladimir Brichta impecável no papel de Bingo. Aqui, o destino ajudou Vladimir: inicialmente, o diretor havia pensado em Wagner Moura para o papel, mas este, com a agenda cheia devido às filmagens de Narcos, indicou o amigo.

Foi uma indicação certeira. Brichta dá um tom ácido ao humor de Bingo, sem deixar de lado a inquietação e melancolia que cerceam Augusto, que luta pelo reconhecimento de seu trabalho às custas do relacionamento com seu filho.

O elenco também conta com Leandra Leal no papel da diretora do programa, religiosa fervorosa que nem sempre concorda com os métodos de Bingo, Tainá Muller como ex mulher de Augusto, e Emanuelle Araújo na pele da icônica Gretchen. Também se vê no longa a última aparição de Domingos Montagnier, na pele de um palhaço que ajuda Augusto a incorporar Bingo. Domingos faleceu ano passado, ao se afogar no rio São Francisco, no intervalo das gravações da novela Velho Chico.

Domingos em Bingo
</3

O filme não deixa nada a desejar para as produções hollywoodianas. A edição e fotografia estão incríveis, com destaque para uma cena já na parte final do filme, em que a câmera dá uma volta pela cidade de São Paulo e entra no apartamento de Augusto. O longa também ganha pontos na trilha sonora, onde se houve vários hits dos anos 80, tais como Eco & the Bunnymen, Metrô, Titãs, Gretchen, Tokyo e Roupa Nova.

 

Anos 80 e o politicamente incorreto

Bingo mostra parte da bizarrice dos anos 80, uma década em que era permitido cigarrinhos de chocolate e bebês de fio dental na capa de um disco infantil. Gretchen dançando e rebolando de microvestido num programa infantil? Claro, por que não? Apresentador fazendo bullying com a criança? Pode sim! Esse mesmo apresentador fazer o programa movido à cocaína? Parece uma ótima ideia.

Apesar ter vivido a infância nos anos 90, nunca assisti o programa do Bozo porque minha fobia a palhaços não me permitia, mas para os corajosos de coração que hoje têm entre 27-40 anos, é certo que o filme tratá muitos sentimentos saudosistas à infância nessas décadas em que o politicamente incorreto era a regra.

Gretchen e BingoPode isso, Arnaldo?

 

Corrida para o Oscar

Ratificando sua perfeição técnica, Bingo foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2018, concorrendo para figurar na lista dos indicados a melhor filme estrangeiro.

Os indicados ao Oscar serão anunciados em 23 de janeiro de 2018, e a cerimônia ocorrerá em 04 de março.

Bingo está em cartaz nos cinemas desde 24/08/2017.

 

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *