It – A coisa: mais que terror, uma aventura saudosista aos anos 80

Protagonizado por crianças, filme mistura terror com aventura, agradando até mesmo os não amantes do gênero

A nova adaptação para os cinemas do escritor Stephen King estreou em 07/09/2017 e já bateu records: segundo a revista Variety, o longa It – a coisa se tornou a maior bilheteria no final de semana de estreia para um filme com censura 18 anos (U$ 117,2 milhões), foi a maior estreia de um filme de terror da história, a terceira maior estreia do ano, a maior bilheteria de um filme no mês de setembro e a maior estreia de um filme dos estúdios New Line (essa informação mexeu com meu lado fanática LOTR :O)

cachorro espantado
Whaaaat?

Mas diante de tanto hype, vale à pena mesmo ver o filme?
SIM!

O longa, dirigido por Andy Muschietti (Mamma) gira em torno de um grupo de crianças que se intitula como Clube dos Otários, habitantes da cidade fictícia de Derry, Maine (mas o Stephen King já disse que ela foi inspirada em sua cidade natal, Bangor, no mesmo Estado), e seu encontro com Pennywise, uma criatura maligna que se personifica na figura de um palhaço e habita a cidade desde seus primórdios, se alimentando de seus moradores, principalmente dxs pequenxs.

A dinâmica das crianças, apesar dos clichês, é envolvente e muito divertida. Os atores mirins estão excelentes nos papéis, com destaque para Finn Wolfhard (Stranger Things) no papel do boca suja e sem papas na língua Richie Tozier, Jack Dylan Grazer como o hipocondríaco Eddie Kasprak e Sophia Lillis como a destemida Beverly Marsh. O filme ganha pontos ao desenvolver a relação de amizade entre os membros do Clube dos Otários, que passam por diversas situações cômicas que divertem a plateia.

Essa galerinha vai aprontar altas confusões!

O terror fica a cargo de Pennywise, interpretado brilhantemente por Bill Skarsgård (Atômica, Hemlock Grove – família da poha!). Pode ser uma análise isolada e pessoal, mas não achei It assustador. É um tipo de terror mais trash, o que é revigorante em meio a tantos filmes sobre espíritos emaldições, mas é mais “tosco” que apavorante.

Olhos do Pennywise em It - A CoisaNão é truque de câmera: o ator Bill Skarsgard realmente fez isso com os olhos! oO

Na verdade, mais assustador que o próprio Pennywise é o bullying sofrido pelo Clube dos Otários pelos bad boys do colégio, Patrick Hocksetter (Owen Teague – Bloodline) e Henry Bowers (Nicholas Hamilton), mostrando como o livro homônimo de 1986 abordava questões ainda tão atuais.

O que será que o Henry vai fazer com essa faca?

Apesar de ser para muitos predominantemente um filme terror, It circula bem entre os gêneros de aventura e fantasia, o que gera comparações inevitáveis com Goonies e Stranger Things, tendo em vista a trama girar ao redor de um elenco mirim e se passar na década de 80.

Para os desavisados, o livro foi dividido em duas partes para a adaptação nas telonas. Enquanto na obra original são intercalados os capítulos entre os personagens adultos e crianças, em flashbacks, para a versão do cinema optou-se por fazer 2 filmes, um contando a história do Clube dos Otários e seu encontro com Pennywise, e o outro, 28 anos depois, quando, já adultos, retornam a Derry, cumprindo o pacto feito quando crianças.

Já se especulam quais os atores irão fazer a versão adulta do Clube dos Otários, e a maior aposta para o papel de Beverly Marsh é Jessica Chastain, não somente por ser uma das ruivas mais famosas de Hollywood, mas por já ter feito parceria com o diretor Andy Muschietti  no terror Mamma.

Fiquem após os créditos, porque, à la Marvel, tem uma cena extra! Eu não vi, então quem assistir, comenta aqui o que achou dela! =)

It – Capítulo 2 chega às telonas em setembro de 2019.

Não quer esperar 2 anos para saber o que acontece com o Clube dos Otários? Stephen King tem um recado pra você:

“Não quer esperar a Parte 2 de It, o filme? Você pode sempre ler o livro. Tô só falando.”

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *