11 sugestões de filmes para os órfãos de Stranger Things

Já maratonou Stranger Things 2 e agora sua vida perdeu o sentido? Não se preocupe, temos a solução! Em homenagem a Eleven, selecionamos abaixo 11 sugestões de filmes que influenciaram a série, para você (re)ver e tentar preencher o vazio pós término.

 

1 – E.T. (1982)

 

cartaz de ET

 

Steven Spielberg, ao lado de Stephen King e John Carpenter, são citados pelos irmãos Duffer como as maiores influências para a criação de Stranger Things. Não é por menos. Coloque crianças em uma cena de perseguição envolvendo bicicletas numa temática anos 80 e imediatamente somos transportados ao sucesso de Spielberg de 1982. É tudo muito semelhante: Eleven e E.T. na carona das bikes, os agentes que perseguiam os meninos em um furgão branco…

Mas não é só isso. A própria cena de abertura é um tributo a E.T. Em Stranger Things, Will, assustado com o Demogorgon, procura abrigo no galpão anexo de sua casa para se esconder. Já em E.T., Elliot descobre a luz do galpão ligada e resolve investigar, vindo a descobrir depois o extraterrestre que habitava sua casa.

 

Eleven levita o furgão em Stranger Things
Em vez de as bicicletas voarem, em Stranger Things Eleven arremessa seus inimigos para longe

 

Além destas icônicas cenas, a própria Eleven possui a mesma curiosidade e ingenuidade de ET quando está na casa de Mike e descobre o mundo pela 1ª vez. Também é uma homenagem ao longa de Spielberg a cena da 1ª temporada em que os meninos vestem Eleven para que ela, com o disfarce, possa sair de casa sem ser reconhecida pelos agentes do governo.

Já na 2ª temporada, para quem tinha dúvidas de que a Eleven é para a série a personificação do ET, Eleven se fantasia de Fantasma no Halloween, relembrando a mesma cena do filme de 1982.

 

2 – Alien – o Oitavo Passageiro (1979) e Alien – o Resgate (1986)

 

poster de alien o oitavo passageiro

 

Se a primeira temporada da série já prestava uma homenagem à franquia Alien, a segunda temporada foi mais explícita.

No longa de 1979, o segundo estágio de vida do Alien possuía tentáculos que se abriam e revelavam a “boca” do predador, que então atacava o rosto de sua presa, grudando nele. A estética desse predador se assemelha ao Demogorgon, que é um ser sem rosto, possuindo em sua cabeça uma grande boca escondida por estruturas que lembram pétalas de uma flor.

 

Demogorgon abrindo a boca em Stranger ThingsAcho o Alien mais simpático

 

Em Stranger Things 2, o ator Paul Reiser, antagonista de Alien – o Resgate, interpreta um cientista que trabalha para o Laboratório de Hawkins. Assim como em Alien, seu personagem na série é um dos vilões, mas por possuir certo caráter e valores morais diferenciados de seus colegas, acaba questionando algumas decisões de seus superiores. É “do mal”, mas esta não é exatamente sua essência.

Além disso, assim como nos filmes da franquia Alien, e similar ao que ocorre nas colmeias, há uma consciência coletiva entre as criaturas de Stranger Things, de modo que todos os seres estão conectados.

 

3 – Conta Comigo (1986)

 

cartaz de Conta Comigo

Este filme foi baseado numa crônica de Stephen King (outra forte influência da série) denominada O corpo. Na história, um grupo de amigos se une em busca de uma criança desaparecida.

 

Eleven e os meninos nos trilhos em Stranger ThingsVivendo perigosamente

 

Além de também ser uma obra com temática infantil, tendo crianças como protagonistas, Conta Comigo é claramente referenciado em Stranger Things na cena em que Eleven e os meninos estão andando pelos trilhos de trem. Essa homenagem é repetida na 2ª temporada, quando Steve e Dustin caminham pelos trilhos deixando rastros de carne para tentar atrair Dart.

 

4 – It – a coisa (2017)

 

Cartaz de It

 

Já falamos aqui que Stephen King é uma das maiores referências de Stranger Things. Os irmãos Duffer são tão fãs do escritor que chegaram a tentar levar a adaptação do livro It – a coisa para as telonas, e quando foram rejeitados, acabaram focando na ideia de produção do que mais tarde viria a se tornar Stranger Things.

São muitas as referências ao estilo sobrenatural das obras de King. A começar pela logo da série, que possui a mesma fonte que King usa em seus títulos, na capa de seus livros. A própria névoa do Mundo Invertido é uma referência a O Nevoeiro (1980), outro título de King que ganhou uma adaptação para os cinemas (2008) e para a TV (2017).

 

Os garotos olham o horizonte avermelhado em Stranger Things
O quão Stephen King é isso?

 

Destas influências, It se destaca por ser sobre um grupo de garotos nerds que entram em contato com o sobrenatural, e decidem lutar sozinhos contra os monstros que habitam o desconhecido, fugindo ocasionalmente em suas bikes. Parece familiar?

Além disso, em Stranger Things 2, Bob, que é originário do Maine (Estado de Stephen King), conversa com Will que quando era criança tinha medo de um palhaço de luvas brancas que perguntava se ele queria um balão. Que easter egg maravilhoso! Só faltou o palhaço falar “You’ll float too” (você também vai flutuar)! Em entrevista à Vulture, os irmãos Duffer confirmaram se tratar de uma referência a It.

 

5 – Goonies (1985)

 

Cartaz de Goonies

 

Outro filme que marca a influência de Steven Spierlberg na série. Também é mais um filme sessão da tarde, e conta a história de um grupo de crianças que encontra um mapa do tesouro do pirata Willy Caolho, e inicia uma aventura para encontrá-lo.

 

Bob desvendando o mapa em Stranger ThingsWhat’s at the X? Pirate Treasure?

 

Em Stranger Things 2, Sean Austin, o eterno Samwise Gamgee, e que também é um dos protagonistas de Goonies, participa de um dos melhores easter eggs da temporada. Ao ser questionado por Joyce se Bob conseguiria identificar um determinado lugar no mapa, ele retruca: “O que tem no ‘X’? Um tesouro de pirata?” Genial!

6 – Jurassic Park (1993)

 

Cartaz de Jurassic Park

 

Mais um de Steven Spielberg para a lista. Esse clássico dispensa apresentações, né?

 

Bob e os outros presos no laboratório em Stranger Things
Mais perigoso que o caminho até a Mount Doom

 

Esta foi minha referência favorita da segunda temporada! Quando estão presos no laboratório de Hawkins, cercados por demodogs, há um curto circuito e o laboratório fica sem luz. Bob então começa uma peregrinação pelo lab, sendo guiado por Dr. Owens pelo walkie talkie para evitar os demodogs, até conseguir chegar na sala dos geradores e restaurar a energia. Substitua demodogs por velociraptors e temos a exata sequência de Jurassic Park.

 

7 – O exorcista (1973)

 

cartaz de O Exorcista

 

Um clássico do terror, que deu início ao gênero de thrillers envolvendo espíritos e possessão. Uma mulher, ao perceber que sua filha está com um comportamento bizarro, chama um padre para investigar o caso. Para o desespero de todos, o padre chega à conclusão de que a criança está possuída pelo the monio.

 

Will possuído em Stranger Things

Coitado, o Will só se f***

 

As cenas de possessão do Will pelo Monstro das Sombras são muito parecidas com as de Regan MacNeil, a garota que é possuída em O Exorcista. Além disso, a cena em que Will agarra sua mãe pelo pescoço é uma reprodução daquela que ocorre no filme de 1973.

 

8 – O Enigma de outro mundo (1982)

 

O diretor John Carpenter também é citado pelos irmãos Duffer como uma influência para Stranger Things.  Neste longa, um grupo de cientistas e pesquisadores da Antártida tenta frear um alienígena assassino que consegue se transformar em uma cópia de suas vítimas.

 

Pôster de O enigma de outro mundo

 

Na série, é possível ver um pôster do filme no quarto de Mike. Além disso, na 1ª temporada, quando os meninos ligam para o professor Clarke pedindo ajuda para criar o tanque de privação sensorial para Eleven, este é o filme que o professor está assistindo em sua TV.

 

poster de enigma do outro mundo no quarto de Will em Stranger Things

Mais um dentre os infinitos easter eggs da série *-*

 

Os irmãos Duffer se inspiraram muito no estilo de música com sintetizadores dos filmes de Carpenter, além de serem fãs do tipo de efeitos visuais em seus filmes.

Outra semelhança entre as duas obras é a temática de monstro, que no caso do filme é retratado como um alienígena.

 

9 – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1978)

 

cartaz de contatos imediatos de 3º grau

 

A este ponto, você já deve ter percebido que Steven Spielberg é o guru dos irmãos Duffer (este é o último Spielberg da lista, prometo). Neste filme, uma criança é sequestrada por alienígenas, e sua mãe solteira faz de tudo para encontrá-lo. Hmm onde eu vi isso antes…

 

Will abre a porta e vê o mundo com nuvens vermelhas em Stranger ThingsContatos Imediatos de Will

 

A cena da série em que Will tem uma visão do Mundo Invertido com uma tempestade de raios em tons de vermelho é uma homenagem à cena do filme de Spielberg em que Barry Guiler é sequestrado por alienígenas.

 

10 – Twin Peaks (1990)

 

cartaz de Twin Peaks

 

Nesta série de David Lynch e Mike Frost que se tornou um clássico cult após sua estreia, um agente do FBI é chamado para a cidade de Twin Peaks para investigar o desaparecimento e o assassinato de Laura Palmer, uma estudante popular do ensino médio.

Twin Peaks não é uma referência para Stranger Things. Ao menos, os irmãos Duffer nunca falaram abertamente sobre isso. No entanto, são muitas as semelhanças. Uma cidade pequena  que possui um portal para uma dimensão sombria, um policial curioso e intrometido tentando resolver o mistério, um núcleo de adolescentes destemidos que ajudam a solucionar o caso… seria mera coincidência?

 

Black Lodge de Twin PeaksBlack Lodge: o Mundo Invertido de Twin Peaks

 

Acho que a temporada original de Twin Peaks (1990) é incrível, mas reconheço que o estilo surrealista de David Lynch não agrada a todos. Mas se você não conhece David Lynch ou não tem preconceito com seu trabalho, vale à pena conferir a série.

 

11 – A Hora do Pesadelo (1984)

 

cartaz da Hora do Pesadelo

 

Wes Craven, conhecido pela galera dos anos 90 pela franquia de terror Pânico, era um mestre do terror. Este filme conta a história de Freddy Krueger, um homem queimado vivo que se vinga atacando um grupo de adolescentes. A peculiaridade deste predador é que ele atua nos sonhos de suas vítimas, e para escaparem de suas garras, elas precisam acordar.

 

Johnatan e Nancy na casa dos Byers em Stranger Things
Esses adolescentes lidam melhor com os predadores do que todo o elenco adulto de The Walking Dead

 

Há uma referência explícita a este filme na 1ª temporada da série, quando Johnatan e Nancy tentam matar o Demogorgon o atraindo para a casa dos Byers, que está repleta de armadilhas.

Além disso, pode-se dizer que Will é atormentado pelo Monstro das Sombras da mesma forma que Freddy Krueger tortura suas vítimas. A diferença é que enquanto o Monstro envia Will para outra dimensão (o Mundo Invertido), Krueger transforma os sonhos das vítimas em seus piores pesadelos.

 

Essas foram nossas referências favoritas! Quais foram as suas? Já viu todos esses filmes? Não se esquece de comentar!

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

4 comentários em “11 sugestões de filmes para os órfãos de Stranger Things

  • 9 Novembro, 2017 at 13:31
    Permalink

    Muito bom! Já ajudou com certeza a matar um pouco a saudade. Li rindo as referências aos meus filmes queridos da sessão da tarde. Demais demais!
    Eleven e ET !!! Como que não fizeram boneco disso ainda ?

    Reply
  • 13 Novembro, 2017 at 8:29
    Permalink

    Que ótimo post! Me senti compreendido na minha necessidade de mais mistério, medo e anos 80 dessa crise de abstinência pós-ST2. <3

    Reply
  • 14 Novembro, 2017 at 0:29
    Permalink

    Acredito que o ep. 6 da segunda temporada faz referência a Indiana Jones. Após ver o post, assisti e percebi que o delegado quando é resgatado dos túneis se importa em pegar o chapéu que esta sendo deixado para trás, assim como acontece nas cenas de Indiana. Só um detalhe, mas bem legal levando em conta todas as referências.

    Reply
    • 15 Novembro, 2017 at 12:59
      Permalink

      Oi Mellory, você tem razão! Há também uma outra referência a Indiana Jones. Em o Templo da Perdição, o personagem Short Round, também criança, faz o mesmo truque para dirigir que a Max: colocando uma caixa de madeira para conseguir alcançar o pedal! Muito legal sua referência! =D

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *