3 games incríveis que influenciaram Stranger Things

A lista de inspirações de Stranger Things não é composta somente por filmes clássicos. Em entrevista ao portal IGN, os irmãos Duffer esclarecem que também há referências na série a alguns jogos de vídeo game!

Confira quais:

 

1 – Silent Hill

Silent Hill é a [referência] que a maioria das pessoas percebeu. Porque é a menos sutil, com a estética do Mundo Invertido e a floresta de névoa. Obviamente nos inspiramos muito neste jogo para visualizar este outro mundo, então esta é uma grande referência“, esclarece Ross Duffer.

É realmente a referência mais óbvia. Na franquia de jogos, há um mundo alternativo, que existe no mesmo plano físico que o mundo real, e é construído como reflexo dos pensamentos dos personagens do jogo. Por exibir o pesadelo pessoal de cada um, o mundo alternativo é sombrio, geralmente representado por uma ambientação com muito sangue e corpos espalhados.

Entre as dimensões do mundo real e do mundo alternativo há um mundo coberto por névoa, e quando o jogador entra nesta dimensão é um sinal de que está deixando o mundo real, e que criaturas sinistras podem surgir.

 

névoa em Silent Hill semelhante a Stranger ThingsMundo da névoa em Silent Hill: inspiração para o Mundo Invertido (Upside Down)

 

Os irmãos Duffer mesclaram os conceitos do mundo alternativo e o da névoa de Silent Hill para criar em Stranger Things o Mundo Invertido: uma dimensão do universo que existe no mesmo plano físico que o real, paralelamente a este. Cercado de névoa, com pequenas partículas brancas caindo em slow motion, esta dimensão é habitada pelos demogorgons, demodogs e o Monstro das Sombras.

Uma forma de se chegar ao Mundo Invertido é por meio dos portais que foram acidentalmente abertos graças aos experimentos do Laboratório Nacional de Hawkins. Pouco a pouco percebemos que Will, cujo desaparecimento foi a peça chave para o enredo da 1ª temporada, também tem acesso ao Mundo Invertido, pois teria adquirido a “True Sight (entenda melhor o que isso significa aqui).

 

2 – Dark Souls

Esta franquia não traz nenhuma referência explícita a Stranger Things, mas os irmãos Duffer informaram que se inspiraram na essência inquietante do jogo para criar a ambientação da série.

Dark Souls conta a história de um morto vivo que escapa do Undead Asylum (“Asilo dos Mortos Vivos”) e parte para Lordran, a terra dos Lordes, numa tentativa de quebrar a maldição que paira sobre a terra e restaurar a luz. No entanto, mais que por seu enredo, Dark Souls é conhecido pelo seu nível insano de dificuldade.

Game over em Dark SoulsQUEM NUNCA NÃO É MESMO

 

“Nós somos muito, muito fãs da franquia Dark Souls, e tem alguma coisa quando jogamos este jogo, imediatamente quando você entra nesse universo, alguma coisa a ver com a ambientação, com a edição de som, em que você fica imediatamente muito desconfortável e no limite. A gente queria fazer você se sentir assim quando você está no Mundo Invertido”, expõe Matt Duffer.

 

3 – The Last of Us

Se você ainda não conhece ou não jogou este jogo, cancele seus planos dos próximos fins de semana e divirta-se. Aproveite que ainda falta para o lançamento da sequência (veja o novo trailer) e se deleite com este que foi um dos melhores jogos já feitos, e vencedor de diversos prêmios (ao todo, foram mais de 240).

Em um mundo pós apocalíptico, a população foi dizimada por uma mutação do fungo Cordyceps, que transforma seus hospedeiros em zumbis (aqui chamados de Infectados).  Joel, um contrabandista que vive em Boston em uma das zonas de quarentena organizadas pelo governo, aceita a missão que lhe é passada pela líder do grupo rebelde Vaga Lume, que consiste em em levar uma adolescente chamada Ellie ao encontro de outros rebeldes localizados fora da zona de quarentena.

 

Ellie e Joel no carro semelhante com Stranger ThingsA relação entre Joel e Ellie também serviu de inspiração para a existente entre Logan e Laura Kinney em Logan (2017)

 

Apesar de Matt Duffer ter dito apenas que ama The Last of Us e que foi influenciado pela sua história e ambientação, é perceptível que a relação entre Eleven e o policial Hopper ao longo da 2ª temporada em muito se assemelha àquela existente entre Ellie e Joel. Hopper, assim como Joel, perdeu sua filha quando esta era somente uma criança. Essa ferida transformou os dois em homens amargurados, mais fechados para o mundo.

Os dois inicialmente não procuravam se envolver emocionalmente com os cuidados de outras crianças, mas por circunstâncias alheias às suas vontades, se viram novamente no papel de guardiões. Hopper e Joel a princípio posam de durões, inatingíveis, mas com o tempo passam a construir uma relação com Eleven e Ellie (respectivamente), projetando nelas o amor que sentiam por suas falecidas filhas.

Já as semelhanças entre Ellie e Eleven não terminam no nome. Ambas são pré adolescentes, órfãs, fugitivas, cobaias, e possuem habilidades especiais, sendo essenciais para suas respectivas tramas. São personagens femininos fortes, e cuidam de sua própria sorte, quebrando os tabus de que garotas são mais fracas e precisam dos garotos para cuidarem delas.

 

Você encontrou alguma outra referência de jogos em Stranger Things? Não esqueça de comentar! =)

 

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *