Brooklyn 99 | 5 motivos pelos quais você precisa assistir a série

Ao longo da história, as séries de comédia foram estigmatizadas por serem bobas ou superficiais, sem arriscar tratar de temas mais sérios ou possuir uma visão mais crítica, focando totalmente em uma diversão despretensiosa. Talvez a grande quebra disso tenha vindo com a perda de força das famosas sitcoms (seriados cuja grande característica era a risada “enlatada”, como Friends, Seinfield, etc.) e o surgimento de obras com estilos de humor diferenciados, polêmicos e muitas vezes politicamente incorretos. Como exemplo, impossível não citar a cultuada The Office como uma das precursoras dessa safra que mudou o cenário da comédia. Na mesma esteira, surgiu Brooklyn 99 (ou Nine-Nine, para os mais íntimos).

A série, que conta com Andy Samberg (Saturday Night Live) no papel do inusitado oficial de polícia Jake Peralta, foi criada em 2013 por Daniel J. Goor e Michael Schur (responsáveis pelo hino cult Parks and Recreation), e o que parecia mais uma comédia despretensiosa acabou por se tornar uma das melhores séries de comédia da atualidade. Isto não surpreende, considerando que Michael Schur era uma das mentes por trás dos roteiros da versão americana de The Office, The Good Place e do episódio Nosedive, de Black Mirror.

Mas como uma trama aparentemente simples sobre o dia-a-dia em uma delegacia pode ser tão engraçada? Para responder a este questionamento, listamos 5 motivos pelos quais você não pode deixar de assistir Brooklyn 99.

 

1 – As referências à cultura pop

cena de Brooklyn Nine-Nine

 

Brooklyn 99 possui uma enorme quantidade de referências à cultura pop que irão surpreender os amantes das artes. A série referencia tanto os blockbusters, como as franquias de Star Wars, James Bond e o Universo Cinematográfico da Marvel, quanto obras mais sérias, como a cultuada The Handmaid’s Tale. O mérito da série está no fato de as referências não parecerem forçadas, já que se encaixam perfeitamente na trama e ocorrem normalmente em momentos cruciais para a história.

 

2 – A representatividade

policiais gays em Brooklyn Nine-Nine

 

O seriado não se esquiva ao tratar sobre assuntos mais sérios e é um exemplo da importância da representatividade nas obras atuais. Logo no início, somos apresentados ao Capitão Ray Holt (Andre Braugher), o chefe da polícia que é negro e possui um relacionamento homoafetivo e interracial com um outro homem. Longe de ser estereotipado, seu personagem é sério, rígido e possui uma personalidade muito forte. Sua sexualidade é tratada com extrema naturalidade, o que é um alívio e uma surpresa ao considerarmos uma trama que gira em torno de uma delegacia de polícia, um ambiente considerado opressor e machista.

Além disso, Brooklyn 99 também prestigia diversos outros grupos de pessoas. De bissexuais a latino americanos, todos são representados. E a representação não é meramente figurativa, já que tais personagens não são coadjuvantes. Tanto é que os melhores policiais da delegacia são uma mulher latina e um negro.

 

3 – Os personagens envolventes

cena de Brooklyn Nine-Nine

 

O seriado faz um bom trabalho em explorar com profundidade o background e a história por trás de seu personagens. E a representatividade analisada no tópico anterior somente contribui para a riqueza da trama. A personalidade de cada personagem se sobressai em um momento de necessidade, o que acaba por gerar uma interatividade única, sendo uma excelente demonstração da máxima “a união faz a força”. É bem difícil ter um destaque, já que todos têm suas devidas importâncias e relevâncias durantes as temporadas, o que torna tudo ainda mais interessante e as situações mais engraçadas, absurdas ou até mesmo extremamente pesadas.

 

4 – O lado investigativo

policiais em Brooklyn Nine-Nine

 

Apesar de ser uma série de comédia, seu lado investigativo é bem desenvolvido e envolvente. Há de tudo um pouco: de perseguições a policiais disfarçados. Algumas vezes, o caráter investigativo do seriado e os casos explorados pelos policiais acabam por modificar a linha narrativa de seus protagonistas, fazendo com que a série seja uma perfeita mescla entre a comédia e a narrativa policial.

 

5 – A comédia, obviamente

briga na delegacia em Brooklyn Nine-Nine

 

O gênero da comédia está repleto de boas séries, mas poucas fazem seus telespectadores gargalharem como Brooklyn 99. Logo nos primeiros cinco episódios, as personalidades de todos os protagonistas são apresentadas, e a partir de então são todas exploradas ao extremo, criando-se situações únicas e inesquecivelmente cômicas.

Ofensas estão totalmente fora de cogitação e o humor negro aparece em alguns poucos momentos, mas de forma zelosa, não caricatural. A série possui um timing perfeito nas piadas, fazendo com que os mais entusiastas do gênero tenham síncopes de tanto gargalhar.

 

E você, já assistiu a Brooklyn 99? Gosta da série? Não deixe de comentar! 🙂

Não se esqueça também de nos seguir no Facebook , Instagram ou no Twitter! 😉

Cláudio Gabriel

Estudante de jornalismo e apaixonado pelo mundo nerd desde que viu Star Wars pela primeira vez. Cinéfilo até o fio da cabeça, é aquela pessoa que gosta de indicar os filmes mais diferentes possíveis. Criador do Senta Aí. Me siga no Twitter!

2 thoughts on “Brooklyn 99 | 5 motivos pelos quais você precisa assistir a série

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *