Dark: 10 perguntas e algumas teorias para a próxima temporada

Alerta de Spoilers! O texto abaixo contém spoilers da primeira temporada de Dark!

 

Após o sucesso de suas séries americanas, o Netflix decidiu expandir seus horizontes apostando em produções internacionais. Dark foi a primeira produção alemã do serviço de streaming, e se tornou uma febre mundial, garantindo sua renovação para uma segunda temporada.

Criada por Baran bo Odar e Jantje Friese (Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo), Dark é uma saga sobrenatural que acompanha a história de quatro famílias que habitam a cidade fictícia de Winden (um trocadilho com a palavra alemã para torção/reviravolta), e que têm suas relações expostas quando ocorre o desaparecimento de um adolescente e uma criança.

A série aborda questões sobre viagem no tempo, traçando uma teoria de que este seria entrelaçado (e não linear), de modo que não somente o passado influenciaria o presente, mas o futuro também poderia alterar o passado. Mindfuck total.

Assim como outras obras que tratam deste tema (vide Interestelar), Dark não consegue fugir de alguns paradoxos. Por exemplo, de acordo com Noah, o Andarilho (que é a versão mais velha de Jonas) acaba criando o portal que permite a viagem no tempo numa tentativa de destruí-lo. Só que ele só consegue essa façanha porque possui uma máquina do tempo construída por Tannhaus, que por sua vez só pôde construí-la porque o Andarilho viajou até 1986 com uma versão quebrada dela, e pediu sua ajuda para consertá-la. Mais uma vez, estamos diante do paradoxo do que veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Se as explicações sobre viagem no tempo não são o suficiente para dar um nó na mente do telespectador, a linhagem das 4 famílias principais da série ao longo de 66 anos certamente termina o serviço. Deixaremos aqui uma colinha contendo a árvore genealógica dos habitantes de Winden, que pode ser muito útil em caso de dúvida sobre quem é quem na série:

Dark - àrvore genealógica

 

Considerando que a 1ª temporada mais trouxe questionamentos que os respondeu, listamos 10 perguntas e teorias sobre Dark que possivelmente serão  explicadas na próxima temporada. Lembramos que as teorias sobre a identidade de Noah foram tratadas em um post próprio.

 

1 – Por que Mikkel/Michael se matou?

Teoria sobre Dark - suicídio de Mikkel

 

Essa é uma pergunta ainda sem resposta. Jonas menciona nos primeiros episódios que seu pai Michael estaria “doente” nos meses que antecederam seu suicídio. Teria ele enlouquecido após presenciar seu próprio nascimento como Mikkel Nielsen?

Há algumas teorias. É possível que Mikkel se lembrasse que em 2019 o pai de Jonas (ou seja, ele próprio) tinha se matado, e talvez ele tenha percebido que precisava cometer suicídio para não alterar a ordem das coisas.

Ou então, ele pode ter se matado para não cair na tentação de avisar Mikkel sobre o dia em que ele entraria nas cavernas e viajaria no tempo, num caminho sem volta para se tornar Michael, pai de Jonas. Esta teoria se encaixaria no diálogo entre o Andarilho (Jonas adulto) e Jonas no cemitério, em 2019. Na ocasião, o Andarilho revela a Jonas que conhecia seu pai, e que ele havia salvado sua vida uma vez. Assim, Michael teria salvado a vida de seu filho Jonas ao se certificar de que não interferiria no desaparecimento de Mikkel em 2019, garantindo desta forma que ele se casaria com Hannah e se tornaria pai de Jonas.

Independente da razão pela qual Mikkel/Michael cometeu suicídio, podemos presumir que ele sabia algumas coisas sobre o que estava acontecendo. Foi ele quem criou o mapa das cavernas, de modo que em algum momento ele descobriu o mecanismo da viagem do tempo pelo buraco de minhoca (só não fez essa descoberta a tempo de retornar para sua família em 2019 ainda como criança). Além disso, Mikkel é visto em 1986 em duas cenas com Noah, e em uma delas eles conversam. Mikkel inclusive segura um papel com escritas em latim e a triquetra. Michael teria descoberto quem é Noah e suas intenções?

 

2 – Por que a carta de suicídio de Mikkel/Michael não podia ser aberta antes de 04 de novembro de 2019?

Teoria sobre Dark - carta de suicídio

 

Ao se matar, Mikkel/Michael escreve uma carta com as instruções de que ela não poderia ser aberta antes de 04 de novembro de 2019, às 22:13 horas. Por que esta data e hora? Seria um número cabalístico?

Provavelmente já temos a resposta para essa indagação. Michael era o único que sabia a data e hora exata de seu desaparecimento (04/11/19, às 22:13 horas). Assim, ao especificar na carta de suicídio que ela somente deveria ser aberta após aquele momento, Michael estava garantindo que ninguém tentaria interferir no desaparecimento de Mikkel, de modo que ele viajaria no tempo para 1986 e cresceria como Michael.

 

3 – De quem são os corpos que aparecem no canteiro de obras em 1953?

Teoria sobre Dark - corpos em 1953

 

Esse mistério provavelmente já foi respondido. É plausível conceber que os corpos encontrados em 1953 pertençam a Erik Obendorf e Yasin Friese, desaparecidos respectivamente em outubro e novembro de 2019. Erik era o colega de classe de Jonas e Bartosz que desaparece no primeiro episódio da série, e Yasin é o namoradinho de Elizabeth Doppler, filha de Charlotte Doppler, e que estudava com ela na escola especial para surdos.

Se esta teoria se provar verdadeira, acaba também o mistério de onde estaria Erik: morto. Tanto Erik quanto Yasin e Mads Nielsen são sequestrados por Noah e Helge para serem utilizados como cobaias no experimento da máquina do tempo construída por Noah e localizada no bunker de propriedade de Helge.

Entretanto, os experimentos não dão certo, e em vez de viajarem no tempo as crianças acabam morrendo, com os olhos completamente queimados e os tímpanos estourados.

 

4 – Por que apenas meninos são sequestrados?

Teoria sobre Dark - Erik sequestrado

 

Até agora, todas as crianças que foram sequestradas em Dark (Mads Nielsen, Erik Obendorf e Yasin Friese) são do sexo masculino. Seria mera coincidência ou haveria um significado obscuro para isso?

Em um momento tenso da série, Elizabeth se encontra com Noah no caminho de volta para casa, nos levando a crer que a inocente menina seria a próxima vítima do reverendo. No entanto, nossas expectativas são quebradas quando ela retorna à casa e é recebida por sua família, aos prantos. Elizabeth então dá para sua mãe um relógio de bolso que lhe foi entregue por Noah, com as inscrições: “Para Charlotte”.

Seria possível que Noah não tenha raptado Elizabeth apenas porque ela é do sexo feminino, ou porque Charlotte e Noah são parentes de alguma forma? Será que o relógio foi feito por H. G. Tannhaus? Não ficou claro se Charlotte reconheceu ou não o relógio.

 

5 – Quem é H. G. Tannhaus?

Teoria sobre Dark - Tannhaus

 

Por enquanto, a origem do relojoeiro que aparece em 1953 e 1986 permanece um mistério. Seu nome pode ser uma referência a duas figuras “reais” enigmáticas: H. G. Wells, escritor de “A Máquina do Tempo” (1895) e a lenda de Tannhauser, originada na Alemanha.

Um mistério que foi solucionado na própria página oficial do seriado é que Charlotte Doppler é neta de Tannhaus. Parece certeira então a teoria de que o relógio que Noah dá a Elizabeth para que ela o entregue à Charlotte teria sido feito por seu avô. Mas qual é a intenção de Noah com isso?

 

6 – Por que os pássaros morrem?

Teoria sobre Dark - pássaros mortos

 

Esse fenômeno foi primeiramente observado por Charlotte Doppler, ainda criança, em 1986. Charlotte se interessou por eles e os estudava, documentando-os num caderno e levando algumas amostras para seu freezer.

O que sabemos é que a morte dos pássaros parece estar associada à utilização da máquina do tempo por Noah. Em 1986 Noah a utilizou em Mads Nielsen, e em 2019, em Erik Obendorf e Yasin Friese, e em ambas as ocasiões o fenômeno da morte das aves foi observado por Charlotte.

 

7 – Por que Helge deu de presente para Claudia em 1986 o livro escrito por Tannhaus?

 

Teoria sobre Dark - Helge

 

Ainda não é certo a partir de quando Helge passou a ficar sob a influência de Noah. Como o último episódio da 1ª temporada da série mostrou que o jovem Helge de 1953 foi parar em 1986 após a abertura do portal no bunker, Noah pode tê-lo recrutado tanto em 1986 ou de volta em 1953.

Suspeitamos que a versão criança de Helge retorne a 1953 pela idade que o personagem tem em 1986, quando trabalha na usina de seu pai, e pela avançada idade que possui em 2019. Se quando criança tivesse ficado permanentemente em 1986, não haveria uma versão mais velha de si próprio vivendo naquele ano.

Assim sendo, considerando que Helge teria que viajar no tempo para retornar a 1953, é possível que ele tenha conhecido Noah ainda criança em 1986, e que o reverendo tenha sido o responsável por ajudá-lo a retornar a 1953.

De qualquer maneira, é razoável presumir que quando Helge presenteou Claudia com o livro “Uma Jornada pelo Tempo”, ele o fez ordenado por Noah. Qual seria a intenção do reverendo de informar Claudia sobre a possibilidade de viajar no tempo?

 

8 – Como Mikkel foi parar em 1986?

Teoria sobre Dark - Mikkel

 

No início de Dark, na cena do desaparecimento de Mikkel, podemos ver que ele corre em direção oposta às cavernas. Entretanto, ele aparece na cena seguinte em 1986, contracenando com seu pai quando este ainda era um adolescente. Se ele não utilizou as cavernas para acidentalmente viajar no tempo, como foi que Mikkel foi parar em 1986?

Podemos observar algumas semelhanças entre as histórias de Mikkel e Helge. Assim como a versão criança de Helge, o jovem Mikkel também acabou viajando no tempo, com a diferença de que o primeiro foi para 33 anos no futuro, e o segundo, 33 anos no passado. Assim como suspeitamos que tenha acontecido com Helge, é um fato que Mikkel conhece Noah ainda criança, durante sua estadia no hospital em 1986.

Teria Noah tentado recrutar Mikkel da mesma forma que ele buscou influenciar Helge? Sabemos que Mikkel/Michael é conhecedor do assunto relacionado à viagem no tempo, uma vez que foi ele o criador do mapa das cavernas de Winden, que está com Jonas. Teria Michael adquirido todo este conhecimento por meio de Noah?

Por fim, teria Noah algo a ver com a viagem no tempo de Mikkel e de Helge, ambos com destino a 1986? Será que esses personagens que não pertencem originariamente ao ano de 1986 irão se encontrar na segunda temporada?

 

9 – Quem é o marido de Regina?

Teoria sobre Dark - Boris

 

Boris Niewald chegou a Winden em 1986. Em sua cena inicial, Boris aparece baleado correndo pelos bosques, muito provavelmente fugindo de alguém, com sons de cachorros e helicópteros o seguindo.

Ele então esbarra com Ulrich Nielsen e Katharina, que estavam ameaçando Regina por acharem que ela foi a responsável por acusar Ulrich de estupro para seu avô, o policial Egon Tiedemann. Após espantar Ulrich e Katharina com uma arma, Boris se apresenta a Regina como Aleksander. No entanto Hannah, que observava à espreita, viu que ele enterrou um saco plástico contendo um passaporte com o nome de Boris Niewald. Boris então trocou sua identidade para a de Aleksander.

Qual é a real identidade de Boris Niewald, e quem é Aleksander? De quem ele fugia? Seria ele originariamente de algum outro ano, tendo viajado no tempo até 1986? Qual é o segredo tão grande que carrega a ponto de aceitar ser subornado por Hannah em 2019 para que ninguém descubra sua real identidade? Esse é um dos maiores mistérios da série até o presente momento, mas há algumas teorias sobre o assunto.

Há quem acredite que Boris já era conhecido de Claudia pela confiança com que entrou em seu escritório em 1986 pedindo um emprego. Não parece ser o caso, já que Boris foi conversar com Claudia porque Regina havia sugerido que ele o fizesse.

Uma teoria muito interessante é a de que Niewald, sobrenome de Boris, seria uma junção de Nielsen com Kahwald. Assim, ele seria na verdade um viajante do futuro, de 2052, filho de Jonas Kahwald e Martha Nielsen. Se isso for verdade, por que seu passaporte era antigo, emitido em 1983?

Ainda nesta teoria, parece estranho que um fugitivo baleado resolva parar sua evasão para salvar uma adolescente de uma situação de bullying. Por esta razão, há quem acredite que Boris estava correndo para chegar a tempo de salvar Regina, conquistar seu coração e casar-se com ela.

 

10 – O que Claudia quer? O que ela esconde?

Teoria sobre Dark - Regina

 

As motivações de Claudia ainda são incertas. O que sabemos sobre ela é que foi a primeira residente de Winden a descobrir a viagem no tempo em 1986, ao encontrar sua cadela Gretchen desaparecida em 1953 vagando pelas cavernas. Desde então pareceu intrigada sobre a relação entre a radiação escondida na cavernas por Bernd Doppler e o fenômeno da viagem no tempo.

Em 1986, contratou Boris Niewald para construir uma porta que permaneceria trancada numa passagem nas cavernas de Winden. Trinta e três anos depois, Ulrich encontraria essa mesma porta, em 2019, enquanto procurava por Mikkel. O que está por trás desta porta? Qual foi a descoberta de Claudia que ela tanto quer esconder?

Em 2019, ressurge uma Claudia muito mais enigmática. Não mais uma mulher de negócios numa situação de poder, mas uma senhora andarilha que esconde muitos mistérios. Qual é a motivação de Claudia para tentar controlar a viagem no tempo? Estaria ela interessada em manter a linha temporal, certificando-se de que Noah não traria caos ao mundo, ou seria o oposto?

O que parece claro na série é que Noah queria que Claudia descobrisse a possibilidade de viagem no tempo, uma vez que fez Helge presentear Claudia com uma cópia do livro de Tannhaus. Mas qual é a motivação de Noah para isso? Apenas garantir o loop temporal? Quanto à Claudia, estaria ela ciente do cenário apocalíptico de 2052? Será que ela estaria buscando formas de impedir que o mundo chegue nessa situação, e essa é sua motivação para viajar no tempo?

 

São muitas as perguntas para a próxima temporada de Dark. Será que a série responderá todas? Quais são as suas teorias? Não deixe de comentar! 🙂

 

Gostou deste post? Curta nossa página no Facebook ou nos siga no Twitter! 😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

2 comentários em “Dark: 10 perguntas e algumas teorias para a próxima temporada

  • 13 Fevereiro, 2018 at 17:19
    Permalink

    Teve outra pergunta que ficou no ar para mim: no episódio em que Ulrich encontra a sua Vó e seu pai em 1953, ele pergunta pq ela decidiu ir morar naquela cidade. Ela diz q a vó dela contava histórias sobre aquela cidade. Ele então pergunta “qual o nome da sua vó!”, mas quando ela vai responder, é interrompida!
    Será que a vó dela é alguém que voltou para um passado ainda mais distante???

    Reply
    • 14 Fevereiro, 2018 at 14:32
      Permalink

      Nossa, será? Boa pergunta! Quando a gente acha que Dark não pode ficar ainda mais desgracenta! oO

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *