Comedians in Cars Getting Coffee | A mente dos humoristas

Comedians in Cars Getting Coffee é uma série que acompanha Jerry Seinfeld e comediantes famosos andando em carros incríveis e compartilhando xícaras de café. Mas não se engane, ela é muito mais que isso e pode nos ajudar a ver o mundo de outra forma.

Uma das anedotas clássicas de Jerry Seinfeld é sua história sobre como se aliens chegassem na terra e vissem as pessoas passeando com seus cachorros, assumiriam que os cães seriam nossos líderes. Afinal, eles andam na frente e os humanos atrás, catando suas fezes e as carregando para eles em um saquinho.

Essa é a razão pela qual Jerry Seinfeld é um dos meus comediantes favoritos: sua forma única de ver o mundo e sua capacidade de ainda se admirar até com as mais básicas experiências humanas.

Apesar das críticas sobre Seinfeld ser arrogante e indelicado com os fãs, e até do fato de estar sendo processado pelo produtor Christian Charles, que alegou que a ideia do programa teria sido apresentada por ele a Seinfeld em 2002, é difícil não admirar sua visão “infantil” sobre o mundo, tentando entender e fazer sentido de algo que os adultos consideram cotidiano.

Em Comedians in Cars Getting Coffee, a estrutura é simples. Em episódios curtos, de até 20 minutos, Seinfeld sai para tomar café com algum convidado famoso, na maioria das vezes algum grande comediante. Ele escolhe, dentre sua coleção de mais de 150 carros clássicos, algum que tenha a ver com a personalidade de seu convidado, para buscá-lo em casa e levá-lo para alguma cafeteria comum. Dentre os convidados, temos grandes humoristas como Jim Carrey, Will Ferrell, Jimmy Fallon, Chris Rock, Tina Fey, David Letterman e inúmeros outros nomes de peso.

No primeiro episódio da segunda temporada, por exemplo, Seinfeld leva ninguém mais ninguém menos que Obama para um café, dentro da cozinha da própria Casa Branca, em Washington.

 

obama e jerry seinfeld em comedians in cars getting coffee

 

Em papos leves e descontraídos sobre assuntos variados, dos mais mundanos ao mais profundos, somos levados em uma jornada sobre como funciona a mente dos comediantes e suas peculiares visões de mundo. Alguns episódios são especialmente divertidos e nostálgicos, como quando o comediante leva seus ex-companheiros da série Seinfeld para um café, como Julia Louis-Dreyfus, a Elaine, ou Michael Richards, o lendário Kramer. Também vemos um episódio com Larry David, que cocriou Seinfeld com Jerry.

É impossível assistir aos episódios sem esboçar um sorriso no rosto, ao acompanhar as conversas rápidas e astutas, as histórias de suas carreiras e a forma não-convencional de interpretar desde a realidade trivial do dia a dia a assuntos sérios como vida e morte.

E acima de tudo, Comedians in Cars Getting Coffee é uma série que nos ajuda a a entender um pouco melhor como funciona a mente de um humorista.

 

A mente de um humorista

livro de seinfeld - seinlanguage

 

Este é meu livro, mas você pode lê-lo“, diz a contra-capa do livro Seinlanguage, de Jerry Seinfeld.

Em uma simples frase, o autor já nos mostra que vê a realidade um pouco além do óbvio. Mas ver o mundo de forma diferente não é uma qualidade exclusiva de Seinfeld. Apesar de ser especialmente talentoso nisso, esta visão atípica do que é normal é algo que os comediantes costumam partilhar.

Nós também somos capazes de fazer isso, especialmente quando somos crianças e estamos aprendendo sobre o mundo e absorvendo as coisas pela primeira vez. Basta ficar atento à criatividade por trás das perguntas de uma criança para entender que não existe apenas uma forma de ver o mundo e que muitas vezes ela não se dará por satisfeita com uma resposta do tipo “porque é assim que as coisas são”.

Ainda que inocentes, as perguntas de uma criança nos mostram que boa parte de tudo o que fazemos não passa de hábitos e convenções sociais. Conforme crescemos, passamos cada vez mais a aceitar o mundo à nossa volta sem questionamentos, mas a verdade é que é tudo muito estranho.

E nos esquecemos disso o tempo todo.

 

jim carrey e jerry seinfeld em comedians in cars getting coffee

 

Até mesmo hábitos como ir a praia ou ir ao cinema podem ser extremamente esquisitos. Consideramos normal tirar a roupa e cozinhar no sol com o objetivo de mudar um pouco a tonalidade da nossa pele, ou sentar no escuro em uma sala cheia de estranhos para observar, todos  juntos, imagens de outros estranhos fingindo que são pessoas que eles não são de verdade.

Mas os comediantes não conseguem deixar de ver esse lado esquisito do mundo. Eles estão o tempo todo reparando e questionando essas idiossincrasias. E sob essa perspectiva, comediantes são como filósofos.

A célebre frase “penso, logo existo“, que simboliza o cogito cartesiano, de René Descartes, traz a ideia de que para entender a essência das coisas precisamos nos desvencilhar de todo o conhecimento e hábitos que adquirimos. Precisamos nos desapegar das ideias preconcebidas e explorar o mundo através de nossos sentidos, para entender como as coisas realmente são.

É o que Seinfeld faz na anedota sobre um alien acreditando que cachorros seriam nossos donos. Por um segundo ele tenta interpretar o passeio de um cão e seu dono se desapegando de seu conhecimento prévio sobre cachorros serem nossos animais de estimação há milhares de anos.

Não à toa, muitas vezes o pensamento filosófico é comparado ao pensamento de uma criança. É a tentativa de ver o mundo com os olhos inocentes, sempre como se fosse a primeira vez. Afinal, a criança nada mais é do que um alien. Um estrangeiro neste mundo que ainda está se adaptando e aprendendo os costumes até virar um local.

Ainda que pareça, esta não é uma habilidade restrita aos comediantes. É simplesmente uma característica que a maior parte deles desenvolveu ao longo de sua vida.

Nós também podemos desenvolver esta forma de ver a nossa realidade. Afinal, a mentalidade de um humorista pode ser especialmente valiosa para sermos mais criativos e encontrarmos soluções além do óbvio para problemas de nossa vida profissional e até mesmo pessoal, já que muitas vezes a melhor resolução pode estar na nossa frente, mas não conseguimos vê-la porque nosso olhar já está “viciado”, moldado pelo hábito.

E convenhamos, pode ser especialmente divertido ver o mundo com os olhos de uma criança.

 

Novos episódios de Comedians in Cars Getting Coffee

jerry seinfeld em comedians in cars getting coffee

 

Apesar da série ter começada a ser produzida pela Crackle em 2012,  foi comprada pela Netflix, que disponibilizou as atuais quatro temporadas em sua plataforma. A quinta temporada de Comedians in Cars Getting Coffee, com 12 episódios inéditos já tem data para estrear (6 de julho) e seus convidados já foram anunciados: Jerry Lewis, Dana Carvey, Kate McKinnon, Alec Baldwin, Brian Regan, Ellen DeGeneres, Zach Galifianakis, John Mulaney, Dave Chappelle, Neal Brennan, Tracy Morgan, e Hasan Minhaj.

A nova temporada de Comedians in Cars Getting Coffee é parte do contrato assinado entre Jerry Seinfeld e Netflix no ano passado, que inclui dois stand-ups especiais do humorista, e a produção de um total de 9 temporadas da série.

Haja café.

 

Para acompanhar nossos próximos posts, não se esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter ou Youtube. 😉

Marcos Malagris

Publicitário, professor de marketing digital e Psicólogo, gasta seu escasso tempo livre navegando na Interwebz, consumindo nerdices e contemplando a efemeridade da existência. Me siga no Twitter ou no Facebook!

2 thoughts on “Comedians in Cars Getting Coffee | A mente dos humoristas

  • 14 Junho, 2018 at 5:36
    Permalink

    Interessante… quero assistir os episódios.
    Boa recomendação, turma do Farofa!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *