Game of Thrones | Quem vai sentar no Trono de Ferro? (e outras teorias!)

Após oito anos, o inverno finalmente chegou para Game of Thrones, maior fenômeno da cultura pop da atualidade.

Inspirada na incompleta série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, Game of Thrones foi adaptada para a HBO pelos showrunners David Benioff e D. B. Weiss. Desde 2011, o seriado quebra recordes para a HBO, e ostenta atualmente a posição de série mais cara da história.

Não tardou para Game of Thrones transcender o público geek que havia lido os livros de Martin e cair nas graças do povo. Com isso, a série atualizou o significado de spoiler e transformou a experiência de assistir aos episódios em verdadeiros eventos sociais tão relevantes quanto as finais de campeonatos de futebol.

Desde que a série ultrapassou os livros, não há mais nenhuma informação privilegiada que os ávidos leitores possam usar contra o “público em geral”. Agora, estão todos às escuras.

 

Quem vai ficar com o Trono de Ferro em Game of Thrones?

Daenerys na frente com Tyrion Jon Davos Missandei e Varys ao fundo em Game of Thrones

 

São muitas as teorias para a última temporada de Game of Thrones. Esse post focará nas chances dos principais jogadores de Westeros em ocupar o Trono de Ferro.

Vamos a eles.

 

Os próximos tópicos contêm spoilers de todas as outras temporadas de Game of Thrones!

 

Cersei Lannister

Cersei sentada no Trono de Ferro em Game of Thrones

 

Por todo o histórico de Game of Thrones e pela mitologia que serviu de inspiração para os livros, não há chances de Cersei (Lena Headey) terminar no Trono de Ferro. Principalmente se considerarmos a profecia revelada na 5ª temporada da série.

Nela, a vidente Maggy prevê o futuro da então jovem Lannister. Cersei se casaria com o Rei (Robert Baratheon), e não o Príncipe (Rhaegar). Ela seria Rainha por um tempo, mas seria substituída por outra, mais jovem e mais bonita. Esta parte do prenúncio poderia indicar a perda do Trono para a Rainha Margaery (Natalie Dormer), que se casou com seu filho Tommen (Dean-Charles Chapman), ou uma possível vitória de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) no final da série.

Cersei teria ainda três filhos, e todos morreriam. Isso também se provou ser verdade quando Joffrey (Jack Gleeson) e Myrcella (Aimee Richardson) foram envenenados respectivamente por Lady Olenna Tyrell (Diana Rigg) e Ellaria Sand (Indira Varma), e Tommen cometeu suicídio após a morte de sua esposa Margaery.

Vale dizer que tal previsão vai de encontro com a revelação feita na última temporada de que Cersei estaria grávida novamente de seu irmão Jaime. Este é um indício de que ou ela sofrerá um aborto espontâneo, ou ela fingiu estar grávida para manter seu irmão sob influência.

Mas é outra parte da profecia que pode selar o destino de Cersei. A vidente encerra informando Cersei que seu Valonqar irá matá-la por estrangulamento.

Valonqar significa “irmão menor” em Valiriano. E por este motivo, Cersei sempre temeu Tyrion (Peter Dinklage), pois acreditava que ele seria o responsável por sua morte. Entretanto, apesar de gêmeos, se Cersei veio ao mundo primeiro, a profecia também poderia indicar que seu amado Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) a trairia e seria seu algoz.

De toda sorte, fato é que Cersei não poderá sair viva de Game of Thrones. A atual Rainha já perdeu tudo o que mais amava pelo Trono. Então, se continuar viva, ela sempre terá uma forte motivação para se rebelar novamente contra o Rei/Rainha.

Apesar de certa, sua morte deverá ocorrer apenas nos últimos episódios da série, já que sua presença conecta diversos núcleos, sendo uma personagem essencial para o desenrolar da trama.

 

Jaime Lannister

Jaime com o uniforme da Guarda Real em Game of Thrones

 

Tampouco o Trono de Ferro poderia ficar com o Regicida. O arco de Jaime nunca foi a busca pelo trono. A principal motivação de Jaime sempre foi sua redenção.

Aos 15 anos, Jaime foi nomeado para a Guarda Real do Rei Louco Aerys II Targaryen, se tornando o membro mais jovem da ordem na história. Entretanto, após a rebelião liderada por Robert Baratheon (Mark Addy), Jaime traiu seu Rei e o matou. Desde então, é pejorativamente apelidado de Regicida.

Jaime rejeita essa fama, já que a seu ver, ele foi um herói que sacrificou sua honra por um bem maior.

No início de Game of Thrones, Jaime agia exclusivamente por amor a Cersei. Assim, não viu problemas morais em se desonrar novamente ao atirar uma criança pela janela, já que isso garantiria que a relação dos gêmeos permaneceria em segredo.

Entretanto, ao longo da série observa-se que Jaime se afasta cada vez mais da influência negativa que Cersei tem sobre ele. O Regicida então passa a ter como principal motivação tentar provar seu valor, e assim recuperar sua honra.

Neste cenário, uma improvável ascendência ao Trono seria incompatível com a construção de seu personagem.

Mais provável que a função de Jaime no final de Game of Thrones seja assassinar sua irmã Cersei, pondo um fim ao seu reinado de crueldade.

 

Tyrion Lannister

Tyrion com o emblema de Mão do Rei olha de perfil em Game of Thrones

 

Apesar de ser um dos personagens favoritos do público, há poucas chances reais de Tyrion Lannister assumir o trono. Todo o arco do personagem nunca foi sobre perseguir o poder, mas sobre ser aceito e encontrar seu lugar no mundo.

Tyrion sempre lutou pelo reconhecimento de sua família. Quando isto não foi mais possível e após lutar por sua sobrevivência, o sábio Lannister buscou se aliar com aqueles que partilhavam dos mesmos ideais que ele. Tal pensamento o levou até Daenerys e após, Jon Snow (Kit Harington).

Em uma eventual vitória de Daenerys, Tyrion permaneceria em seu atual papel de Mão da Rainha. Entretanto, há uma teoria de que Tyrion trairia Daenerys, mas acreditamos que ela seria extremamente improvável de se provar verdadeira.

Contudo, há uma forma em que o Trono de Ferro ficaria com Tyrion. Essa teoria será abordada mais adiante.

 

Bran Stark

Bran com uma adaga na mão em Game of Thrones

 

Há apenas uma possibilidade de Bran (Isaac Hempstead Wright) assumir o Trono de Ferro. Há uma teoria de que o Corvo de Três Olhos seria também o Rei da Noite.

Ao voltar no tempo para prevenir o ataque do Rei da Noite, Bran ficaria preso em seu corpo, não conseguindo mais retornar ao presente. Assim, para esta hipótese, se o Rei da Noite vencer a batalha e a Longa Noite chegar, Bran estaria sentando no Trono de Ferro.

Parece improvável que tal teoria se concretize, uma vez que Bran já é um personagem muito complexo simplesmente por ser o Corvo de Três Olhos. É mais realista prever que a conexão entre os personagens se dê pelo fato de o Corvo e o Rei da Noite serem inimigos, sendo um o guardião “invisível” da ordem de Westeros, e o outro, mensageiro do caos.

 

Arya Stark

Arya cega em Game of Thrones

 

É extremamente improvável que o Trono de Ferro seja ocupado por Arya (Maisie Williams). Assim como Jaime Lannister, a Arya nunca esteve interessada no trono. Pelo contrário, ela costumava caçoar do sonho de Sansa (Sophie Turner) em ser uma rainha.

A motivação de Arya sempre foi a vingança. Desta forma, sua principal vontade nesta última temporada de Game of Thrones reside em matar Cersei, riscando mais um nome de sua lista.

A resolução desta tarefa poderá levar a mais uma teoria sobre a morte de Cersei. Há uma maneira de a profecia sobre a morte da inescrupulosa da rainha se concretizar ao mesmo tempo em que Arya consegue sua vingança.

Para esta hipótese, Arya mataria Jaime e utilizaria seu rosto para se passar por ele perante Cersei. Assim, a rainha Lannister morreria acreditando que fora assassinada por seu irmão gêmeo, quando na verdade foi morta por Arya, usando o rosto de Jaime.

Na melhor das hipóteses, o destino de Arya em Game of Thrones está em se tornar um Homem Sem Rosto. Isso porque considerando sua motivação pouco nobre e o fato de ser improvável que todos os Starks remanescentes sobrevivam, as chances de Arya sair viva do final da série são baixas.

Sansa Stark

Sansa com um olhar austero em Game of Thrones

 

É seguro dizer que o Trono de Ferro não ficará com Sansa. Se inicialmente o sonho da jovem Stark era ser uma princesa, agora Sansa possui apenas uma motivação clara: sobreviver.

De toda a série, Sansa foi a personagem que mais apresentou evolução. Se antes ela se mostrava uma frágil donzela, com o passar dos anos a jovem sonhadora foi dando lugar a uma mulher forte e pé no chão, que luta com as ferramentas que possui para se livrar da opressão – nem que a única coisa possível a se fazer seja simplesmente resistir.

Por toda a sua jornada, é razoável presumir que a personagem sobreviverá o final de Game of Thrones, e passará o resto de seus dias como a Senhora de Winterfell e Guardiã do Norte.

 

Jon Snow e Daenerys Targaryen

Daeneys e Jon olham o horizonte em Game of Thrones

 

Devemos ter em mente de que George R. R. Martin prometeu que o final de Game of Thrones seria “agridoce”. Dessa forma, não há possibilidade de que ambos do recém-casal  Jon Snow e Daenerys Targaryen sobrevivam, nem é possível acreditar que eles dividiriam o trono e governariam felizes para sempre.

Em se tratando de Game of Thrones, apenas um conseguiria reinar, enquanto o outro provavelmente se sacrificaria por amor. Neste sentido, Jon Snow sai na frente no pleito, já que ele é a personificação das crônicas de Gelo e Fogo, sendo fruto do relacionamento de Lyanna Stark (gelo) e Rhaegar Targaryen (fogo). Além disso, Jon é mais justo e estável, enquanto Daenerys já se mostrou impulsiva em diversos momentos da série.

Mas há uma forma de o final de Game of Thrones ser ainda mais agridoce. E se o Trono de Ferro não ficasse nem com Jon, e nem com a Daenerys?

Existe a possibilidade de isso acontecer se o herdeiro do trono for o fruto do casal Jonarys, sendo ele a verdadeira união de Gelo (Jon Snow) e Fogo (Daenerys Targeryen). Nesta hipótese, Jon Snow teria uma morte honrada, provavelmente como um sacrifício para a vitória de Daenerys. Já a jovem Targeryen morreria no parto após o nascimento do filho deles, repetindo a história de morte de Lyanna, mãe de Jon.

Há uma aparente barreira para esta teoria: a profecia da praticante de magia negra Mirri Maz Duur na 1ª temporada de Game of Thrones. A feiticeira que deliberadamente “ressuscitou” Khal Drogo (Jason Momoa) para um estado vegetativo previu que o dothraki retornaria para Daenerys apenas “quando o sol nascesse no oeste, e se pusesse no leste. Quando os oceanos secassem. Quando as montanhas se desfizessem no vento como folhas. Quando seu ventre gerar uma criança. Somente aí ele retornará, e não antes.”

Por esta maldição, Daenerys acreditou por toda a sua vida que nunca mais teria filhos. No entanto, a profecia pode não ser verdade. Ou ainda que seja, ela pode ser interpretada como o fato de Daenrys nunca mais ver o nascimento de um filho seu. Dessa maneira, a morte da Khaleesi no parto cumpriria a profecia ao mesmo tempo em que permitiria o nascimento com vida de seu filho e do Jon.

A melhor parte dessa hipótese é que por ser um bebê, o herdeiro do trono necessitaria de um guardião. E é neste contexto que entra Tyrion Lannister. O mais justo dos Lannisters pode assumir o Trono de Ferro como tutor do jovem Stark-Targaryen até que ele seja maior de idade.

Este final cumpriria todos os requisitos: é agridoce, consistente, agrada aos fãs ao colocar Tyrion no trono, e passa a noção do fechamento de um ciclo ao implicar que uma Westeros mais segura e livre de ameaças externas será deixada para as futuras gerações.

 

Sem nenhuma outra grande obra para substituí-la, Game of Thrones se despede em sua oitava temporada da mesma forma agridoce que seu prometido final. O inverno chegou, e só nos resta esperar que ele não tenha chegado para ficar!

 

Quem você acha que vai ficar com o Trono de Ferro? Deixe nos comentários!

 

Gostou deste texto? Veja também o vídeo sobre discussão e não se esqueça de se inscrever no nosso canal!

E para acompanhar nossos próximos posts, não se esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter ou Youtube😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

One thought on “Game of Thrones | Quem vai sentar no Trono de Ferro? (e outras teorias!)

  • 11 Maio, 2019 at 22:23
    Permalink

    Acho que o Tyrion vai sentar no trono… não por ser tutor de um suposto filho de Jon e Dany… mas analisem… o rei loco pegava e estuprava geraaal… acho que ele coitou com a mãe do tyrion… sim , acho que o tyrion é um targarey… somado aos fato de que a alguns dias ele postou no seu insta uma foto com a Dany com a #targareys… fica a dica!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *