The OA | O que aconteceu no final da 2ª temporada e teorias para a próxima! [Explicação]
Além de Dark, se tem atualmente uma série que consegue ficar cada vez mais complicada ao longo das temporadas é The OA. Retornando ao Netflix com sua segunda temporada, o seriado acrescentou novas camadas na história interdimensional entre Prairie Johnson (Brit Marling) e o Dr. Hunter “Hap” Percy (Jason Isaacs).
Criada pela própria protagonista Brit Marling e Zal Batmanglij, The OA narra a história de Prairie, ou o “Original Angel” (“anjo original”, em português). Por meio de flashbacks, a jovem conta sua inacreditável trajetória para um grupo de amigos, tentando fazê-los acreditar em milagres, vida após a morte e viagens no tempo.
No final da primeira temporada, Prairie ensina os movimentos responsáveis por facilitar as viagens interdimensionais e ressuscitar os mortos para os amigos Steve (Patrick Gibson), Buck (Ian Alexander), Jesse (Brendan Meyer), French (Brandon Perea), Angie (Chloë Levine) e BBA (Phyllis Smith). Ao performar os movimentos em frente a um atirador durante o massacre em sua escola, os amigos distraem o assassino por tempo o suficiente para ele ser contido.
Entretanto, antes de ser preso ele dispara um tiro que acerta o coração de Prairie. A jovem termina então a 1ª temporada desacordada em uma ambulância, enquanto Steve corria atrás do veículo pedindo para ser levado junto com ela.
A segunda temporada explora a fundo o conceito de viagem entre as dimensões. No primeiro episódio, o detetive Karim Washington (Kingsley Ben-Adir) é contratado para solucionar o mistério do desaparecimento da jovem Michelle em São Francisco. E é exatamente nesta dimensão que Prairie aterriza no corpo de Nina Azarova, a versão que a jovem seria se tivesse sobrevivido ao acidente sem ter ficado cega.
É também neste momento que se inicia a confusão interdimensional de The OA. Muitas pessoas ficaram perdidas com tantas linhas temporais diferentes, interpretações de sonhos e mistérios. Se for o seu caso, não se preocupe. Analisaremos a seguir o significado do final da segunda temporada da série.
Atenção! Os próximos tópicos contêm spoilers da 2ª temporada de The OA! Prossiga com cuidado!
O que aconteceu no final da 2ª temporada de The OA?
No último episódio de The OA, Karim retorna à casa assombrada e consegue finalmente alcançar o quarto contendo a janela com o vitral de flores. Ao abri-la, se depara com Nina/OA em transe, iniciando o processo de viagem interdimensional ao flutuar em uma pose semelhante à imagem de Cristo crucificado. Entretanto, uma pomba branca atinge Nina, que se assusta e cai em queda livre.
Após o tombo de OA, Karim observa de maneira mais minuciosa o cenário para fora da janela. Trata-se de uma outra dimensão – no caso, aquela para a qual Hap transporta OA no final do episódio.
Esta dimensão tem um forte caráter metalinguístico. Nela, OA é conhecida como “Brit” e Hap se chama “Jason Isaacs”, sendo estes também os nomes reais dos atores que interpretam Hap e OA na série. Nesta dimensão, eles também são atores e parecem estar em uma cena de um seriado muito semelhante a The OA.
Karim percebe também que o cenário contém a Golden Gate ao fundo, ponte que é um dos cartões postais de San Francisco. Além disso, ele reconhece na cena sua própria casa, pois identifica um envelope que deixou para Mo (Zoe Chao) em cima de uma mesa. Seria ele apenas um personagem em uma história de ficção? Seria toda a sua vida uma mentira?
Para facilitar a compreensão dos próximos tópicos desta resenha, vamos identificar as diferentes dimensões expostas em The OA. Aquela na qual se passa a 1ª temporada e que possui Prairie como protagonista será adereçada como 1ª dimensão. Já aquela em que se situa boa parte da 2ª temporada e cuja protagonista é Nina será identificada como 2ª. Por fim, endereçaremos de 3ª aquela dimensão “meta” que tem como protagonista a própria atriz Brit Marling.
E é dentro desta dimensão “meta” que OA/Brit permanece desacordada ao cair na cena em que gravava a flutuação de sua personagem, fazendo uma referência à história da 2ª dimensão. Brit é casada com o ator Jason Isaacs, que segue com ela na ambulância para prestar socorro à sua esposa.
É importante relembrar que é a 3ª dimensão que Scott (Will Brill) conheceu em sua experiência de quase morte durante a 2ª temporada.
Em uma conversa com o Dr. Homer, Scott revela ao amigo que na dimensão de sua experiência de quase morte OA e Hap pareciam um casal e o médico a chamava em um sotaque britânico de “Brin” ou algo parecido. Eles estavam em um armazém com luzes muito fortes que o cegaram, e havia câmeras por todos os lugares.
Scott fazia alusão aos holofotes comuns em sets de filmagens e mostrados na cena entre Brit e Jason Isaacs. Jason falava com sotaque britânico porque o ator é inglês, e ele chamava Brit pelo seu nome.
O rapaz menciona ainda a Homer que uma mulher mais velha e corpulenta chegou por trás de Scott e disse que estava ali para lhe dar o “terceiro movimento”. Possivelmente, Scott estaria fazendo referência à BBA, indicando que ela também conseguiu viajar com Steve para a 3ª dimensão.
É também na meta dimensão que Buck ouve Karim chamá-lo por “Michelle”, e resolve investigar de onde surgia a voz. Entretanto, o ator que interpreta Buck se desequilibra e cai, fazendo com que neste momento Michelle acorde na 2ª dimensão.
Teorias e perguntas para a 3ª temporada de The OA
A introdução da 3ª dimensão levantou diversas perguntas para a próxima temporada de The OA. Vamos a elas!
1. Seria a 3ª dimensão uma representação da nossa realidade?
Por mais parecida que seja, a meta dimensão não é uma dramatização da realidade. Certamente é uma alegoria para o mundo real, mas não reproduz de forma verídica todos os fatos.
Apesar dos atores que interpretam OA e Hap se chamarem respectivamente Brit Marling e Jason Isaacs, na realidade eles não são casados. Enquanto Brit está atualmente solteira, Isaacs é casado com a produtora de documentários Emma Hewitt. Além disso, Marling possui cabelos longos, diferente de sua versão na meta dimensão, que usa cabelo curto.
2. Qual é a importância da cena do avião no episódio com o Velha Noite?
Na 2ª temporada de The OA, fomos apresentados ao Velha Noite, um polvo com poderes psíquicos que consegue se comunicar com OA graças à sua mediunidade. A criatura e Nina se apresentavam performando um ritual que consistia na morte da jovem, que voltava à vida instantes após sua manipulação por Velha Noite.
Entretanto, ao se deparar com OA, Velha Noite diz à jovem que eles não irão se apresentar como o de costume. Afinal, naquela noite o polvo tinha a oportunidade de se comunicar com um anjo. Velha Noite revela a OA seu verdadeiro nome: Azrael, conhecido como Anjo da Morte em algumas escrituras sagradas.
Após, a criatura avisa a OA que no futuro ela não vai mais se lembrar de sua origem: “Você se esquecerá de sua real natureza. Eu quero te enviar para o momento em que você pode revelar a si mesma quem você realmente é, e reacordá-la para sua missão“.
É então que Velha Noite transporta OA para o futuro. O anjo original acorda em um avião, e tem 37 segundos para entender o que está acontecendo. Ela está em um banheiro dentro da aeronave, e ao sair se depara com uma mulher loira de cabelos curtos.
Após a revelação do final da temporada, é seguro presumir que a mulher em questão é Brit, indicando que provavelmente veremos a sua versão dessa mesma cena na 3ª temporada de The OA.
Há uma outra possível conexão na série com este episódio do avião. Karim resolve um dos enigmas do jogo de Pierre Ruskin (Vincent Kartheiser) obtendo como resposta o voo “BA411”. Seria esse exatamente o mesmo voo retratado na visão de Velha Noite?
3. Karim é o irmão de OA?
Ainda durante o evento na boate Syzygy, Velha Noite informa a OA que para matá-la, ele precisaria de permissão de Karim, revelando que o detetive seria irmão da jovem. Quando Nina informa que não tem irmãos, o polvo responde de maneira enigmática que “em toda dimensão, ela manda ele para protegê-la”.
Provavelmente, “ela” seria Khatun, a guia espiritual das experiências de quase morte de OA. Khatun já fez a jovem engolir uma pomba branca, e curiosamente foi este animal que fez Brit cair na 3ª dimensão no final da 2ª temporada da série.
Já em outro episódio, o agente do FBI Elias Rahim (Riz Ahmed) relata que ele foi enviado para cuidar de OA na 1ª dimensão. Assim, ele seria o irmão de OA naquela realidade.
Como Steve conseguiu viajar para a 3ª dimensão com OA e Hap e considerando que ele tomou para si a missão de protegê-la, isso significaria que naquela realidade ele seria o irmão da jovem?
4. Qual é a verdadeira identidade de Elodie?
Ao conhecer Hap, Elodie (Irene Jacob) revela ao médico que também é uma viajante. Diferente de OA e de Hap, Elodie parace ter total segurança sobre os pulos interdimensionais e chama de “arcaico” o estilo de viagem do doutor, que requer a performance dos movimentos por um grupo de pessoas.
A misteriosa mulher também consegue identificar outros “viajantes”, já que pôde reconhecer Hap e OA. É possível que ela já tenha encontrado os dois em outra dimensão, e tenha os reconhecido na realidade em que se passa a 2ª temporada.
Há uma teoria de que Elodie seria a personificação de Khatun. Por esse motivo, ela conseguiria pular por entre as diferentes realidades sem matar sua hospedeira.
No conceito apresentado pela série até o momento, o transporte interdimensional mata o hospedeiro que o viajante possuía naquela realidade. Isso significa que após a cena em que Elodie viaja para exemplificar a utilização de robô para Hap, seu corpo deveria ter morrido na 2ª dimensão.
Entretanto, após o evento com Hap, Elodie aparece para OA/Nina em um bar e conversa com ela. Teria ela total liberdade de visitar todas as dimensões por ser Khatun?
5. Qual é o significado da piscina/jardim de corpos mantida pelo Dr. Harper?
No final da 2ª temporada de The OA, Nina/OA tem acesso à sala escondida de Hap, e encontra uma piscina contendo os corpos de French, Steve, Jesse e outros amigos da jovem.
O conceito de flores associadas às dimensões e à mente humana já havia sido introduzido na série quando o Dr. Harper descobre que nasce uma flor do ouvido da pessoa após o seu falecimento. Nina constata então que Hap fazia experimentos baseados nesta descoberta.
Em uma piscina contendo os corpos dos amigos de OA, as plantas que nasceram deles cresceram e se ramificaram. Hap informa que “toda mente humana contém um multiverso. Um jardim com catorze diferentes caminhos para uma alma, esperando apenas para serem fertilizados.”
Isso significaria que existem no total catorze dimensões para cada pessoa? A série pretende explorar cada uma delas? Teriam essas ramificações alguma relação com a árvore interconectada que apareceu no meio da 2ª temporada?
São muitas as perguntas para a terceira temporada de The OA, e a única certeza é que ela trará ainda mais questionamentos. E considerando que a Parte III se passará na nossa realidade, pode ser que qualquer acontecimento do mundo real interfira nos acontecimentos da série. Tome cuidado com suas escolhas.
Quais são as suas principais perguntas para a 3ª temporada de The OA? Deixe nos comentários!
E para acompanhar nossos próximos posts, não se esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter ou Youtube.
Extremamente esclarecedor seu texto. Terminei de assistir a série esta semana e suas impressões intensificaram ainda mais minha vontade de desvendar a série mais a fundo.
Sensacional o texto! Parabéns! Amo a série!
Muito obrigada, Lari! Ficamos feliz que tenha gostado da nossa análise! =)
Gostaria de saber quando vai chegar a 3 temporada no Netflix
Oi Clovis, ainda não há data confirmada para a estreia da 3ª temporada!
Texto excelente, muito esclarecedor! Obrigada!
Texto bem elaborado, porém gostaria de propor uma idéia diferente no que diz respeito a personagem Michelle/Buck no momento que sobe a escada em direção a janela de vitral, diferente do escrito aqui, ela não escorrega e cai, mas sim, ela volta pra dentro da casa e por consequencia retorna a aquela dimensão, acordando como Michelle na cama.
Entendi tudo, muito bom! Só achei q podia ter mais imagens pq me confundi um pouco com o nome dos personagens e dos acontecimentos
Entendi tudo, muito bom! Só achei que podia ter mais imagens pq me confundi um pouco com o nome dos personagens e dos acontecimentos
Que pena que cancelaram, jamais saberei