Já imaginou ganhar a vida sendo Mestre de Dungeons & Dragons?

Quem já jogou RPG de mesa reconhece como a narrativa, a preparação e a habilidade de improvisar de um Mestre podem ser os elementos mais importante para uma boa sessão. É pensando nisso que John Dempsey resolveu oferecer seus serviços como Mestre profissional em Toronto, chegando a ganhar 120 dólares por sessões de 4 horas de Dungeons & Dragons.

Antes de conseguir transformar um de seus maiores hobbies em sua atual profissão, Dempsey já havia tentando muitas outras carreiras: professor de artes marciais, shiatsuterapeuta, instrutor de reanimação cardiorespiratória, consultor de negócios, designer de currículos e carregador de móveis em mudanças, entre outras empreitadas.

Em julho de 2016, Dempsey resolveu seguir seu coração e transformar sua relação com o RPG de mesa em mais do que um hobby. Sua relação com o Dungeons & Dragons tem mais de 30 anos, começando em sua época de colégio, quando um de seus professores o apresentou a primeira versão (lançada em 1974).

 

john dempsey mestre profissional de D&DDempsey trabalha vestido a caráter e usa materiais de suporte como música ambiente e esculturas 3D

 

Por que contratar um Mestre profissional?

Segundo Dempsey, existem inúmeras vantagens em se contratar um Mestre profissional para suas aventuras, entre elas a de que você não precisa gastar dinheiro com os livros, o que faz total sentido, já que os manuais de D&D custam caro, na faixa de 150 reais cada. No entanto, seus serviços não custam barato. O Mestre cobra 20 dólares por pessoa em uma sessão de 4 horas com 4-6 jogadores.

 

 

Dungeons & Dragons para crianças

Após ter sido contratado por um pai para mestrar uma sessão de RPG para seu filho e amigos, Dempsey percebeu uma oportunidade de negócio: mestrar para grupos de crianças. Segundo o Mestre, o interesse dos mais jovens pelo RPG de mesa se intensificou após o fenômeno de Stranger Things, quando muitas crianças (que até então apenas jogavam em seus celulares) descobriram pela primeira a existência do D&D.

Dempsey recomenda a prática para crianças acima de 10 anos e defende os benefícios do RPG de mesa para seu desenvolvimento, como a resolução de problemas, o uso da imaginação, as aplicações básicas da matemática e da escrita, o trabalho em equipe para atingir um objetivo único, a confiança e autoestima, entre outras importantes habilidades para o crescimento pessoal.

 

dungeons e dragons em stranger thingsMike, Lucas, Will e Dustin em uma acalorada partida de Dungeons & Dragons

 

Inspiração

Dempsey não só encontrou seu trabalho dos sonhos, transformando seu principal hobby em uma fonte estável de renda, como se tornou um grande exemplo para sua filha, Xena Dempsey. A menina já sonha em seguir os passos do pai e herdar seu negócio: “Acho que gostaria de ser uma Mestre de RPG, como meu pai” (tradução livre).

 

john dempsey e sua filha Xena DempseyJohn e sua filha, Xena Dempsey – Crédito: Pete Morey (CBC)

Ficou curioso em conhecer mais sobre John Dempsey? Acesse seu site, o DM for Hire.

 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, ou nos seguir no Twitter! 😉

Marcos Malagris

Publicitário, professor de marketing digital e Psicólogo, gasta seu escasso tempo livre navegando na Interwebz, consumindo nerdices e contemplando a efemeridade da existência. Me siga no Twitter ou no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *