The Vow [HBO] | Entenda TODA a história da seita que escravizava mulheres! [Análise COM spoilers]

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar de The Vow é bem possível que você conheça a sua história. A seita exibida no novo documentário de true crime da HBO ficou famosa quando em 2018 a atriz Allison Mack, que fazia a personagem Chloe na série Smallville, foi presa como a líder da irmandade que escravizava e marcava as mulheres com ferro quente.

A série documental possui nove episódios e conta a trajetória da empresa NIXVM e de seu líder Keith Raniere,  da sua ascensão como guru espiritual, à sua queda em 2018, acusado de extorsão, tráfico de mulheres e outros crimes.

Como The Vow é mais focada em denunciar os crimes de Keith e derrubar a NIXVM, a série levanta muitos questionamentos que permanecem sem respostas. Pensando nisso, fizemos uma análise completa de toda a história real sobre a seita que escravizava as mulheres!

 

Atenção! Os próximos tópicos podem possuir conteúdo sensível sobre abuso e violência contra mulheres!

 

Como surgiu a ideia de filmar The Vow

diretora e documentarista egípcia Jehane Noujaim

 

Jehane Noujaim é uma diretora e produtora egípcia que foi indicada ao Oscar pelo filme Al Midan (The Square – 2013). Em 2006, ela tinha acabado de se tornar a 1ª mulher e a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Ted por seu filme Control Room (2004), mas ela sentia que tinha alguma coisa faltando na sua vida.

Então, em um retiro relacionado à premiação Ted na ilha do empresário Richard Branson, ela foi apresentada ao NIXVM por Sarah Bronfman, empresária famosa nos EUA e herdeira da empresa de licor Seagram. No entanto, em decorrência de sua agenda ocupada, não deu atenção à NIXVM na época.

Já em 2008, Jehane conheceu o Mark Vicente, cineasta e coach na NIXVM, conhecido por ser o braço direito de Keith Raniere. Mark persuadiu a Jehane a fazer um workshop de cinco dias para cuidar do seu desenvolvimento pessoal na sede da NIXVM, na cidade de Albany, NY. Dessa vez, Jehane até começou o curso, mas o interrompeu por conflitos de agenda.

Até que em 2017, Jehane se reencontrou com o Mark Vicente e ele a convenceu de terminar o curso que começara há quase uma década atrás. E ela finalmente o fez.

Mas Jehane estranhou quando Mark, que tanto a incentivou a concluir o curso, não compareceu à festa de encerramento que Jehane deu em sua casa. Mais estranho que isso, Mark não respondia mais suas mensagens e estava irrastreável!

Semanas depois, Mark reapareceu e explicou o motivo de seu sumiço. Ele havia descoberto as reais intenções por trás da criação da NIXVM, e elas não eram boas.

 

O que era a NIXVM em The Vow?

Bonnie como membro da NIXVM em The Vow

 

A NIXVM era inicialmente um programa de desenvolvimento pessoal encabeçado pelo filantropo Keith Raniere e a terapeuta Nancy Salzman. Era um grupo de autoajuda focado no crescimento e amadurecimento das pessoas.

O que atraía as pessoas para a organização é que muito de seus ensinamentos eram de fato eficazes. Em The Vow, vemos como Nancy e Keith obtiveram grandes avanços ao tratar pessoas com a síndrome de Tourette, distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores e vocais, sendo estes frequentemente palavrões.

A busca pelo autoconhecimento atraiu muitos famosos e ricos para a organização. Dentre elas: Allison Mack, a atriz e herdeira Catharine Oxenberg, Nicki Clyne (Battlestar Gallactica), Kristen Kreuk (Lana, de Smallville), e Bonnie Piesse (Star Wars III – A Vingança dos Sith).

Uma vez que a pessoa estivesse totalmente imersa na organização, começava a manipulação de Keith. O guru sabia como trabalhar as inseguranças de cada um. Os mecanismos de sobrevivência, como o medo, se tornavam fraquezas. Havia uma cultura na NIXVM de que se vitimizar era um ato de violência contra si próprio, uma vez que nós somos nossos maiores inimigos. E aos nos vitimizar, transferimos a nossa culpa pelo fracasso a fatores externos.

Apesar de aparentar trazer reflexões interessantes, na prática Keith manipulava as pessoas a não questionarem sua autoridade ou os métodos escusos utilizados na NIVXM. Afinal, o seu medo é uma representação da sua covardia, e apenas quando você se libertar de todas as amarras do medo e da vitimização você triunfará em sua vida.

Dessa forma, Keith podia ordenar os maiores absurdos e se certificar de que seus seguidores iriam cumpri-los sem questionar, já que o medo é visto como algo negativo. Mas na verdade, o nosso medo é um importante instrumento de defesa do nosso corpo. Em algumas situações extremas, temos que escolher entre a abordagem flight or flee (lutar ou fugir). E de vez quando, fugir é um ato de sabedoria, e não de covardia.

No último episódio, Bonnie diz que Raniere ordenou que ela corresse em direção a uma árvore em uma de suas caminhadas durante a madrugada. Ela obedeceu, mas antes de bater com a cara na árvore, Bonnie parou. Keith então disse: “Interessante. Vc tem uma postura muito protetiva com o seu corpo“.

Este tipo de manipulação faz a pessoa se questionar de que ela fez a escolha errada ao se proteger e evitar que se machucasse. Se ela fosse obediente e “livre”, teria escolhido se ferir.

 

Quem era Keith Raniere?

Keith Raniere - líder da seita DOS em The Vow

 

Keith Allen Raniere nasceu em 26/08/60 no Brooklyn, em Nova York. Ele era filho do publicitário James e da instrutora de dança Vera Oschypko. Keith disse em uma entrevista que o seu ambiente familiar foi o que fez ele ter vontade de criar a NIXVM anos mais tarde.

A mãe de Keith tinha problemas cardíacos e vivia deitada, e ela e seu pai brigavam constantemente. Não há relatos de que ele tenha sofrido abusos ou maus tratos por sua mãe, ou qualquer outra atitude que justificaria sua misoginia na vida adulta.

Quando era criança, uma colega de classe de colégio se lembra que um dia Keith escutou uma conversa em que ela contava uma informação comprometedora da sua irmã. E Keith, então com 10 anos, disse pra ela: “Sabe, é como e eu tivesse essa garrafinha de veneno e poderia segurá-la em cima da sua cabeça…Não acho que seus pais e sua irmã ficariam muito felizes se eu contasse pra eles.”

Quando Keith tinha 8 anos, seus pais se divorciaram. Por ser filho único, ele conta que acreditava ser o único guardião de sua mãe, que morreu quando Keith tinha 18 anos.

Keith sempre se referenciou como um dos maiores QI’s do mundo, e realizador de grandes feitos. São eles: Keith falava frases inteiras quando tinha apenas 1 ano de idade, e aprendeu toda a matemática do ensino médio aos 12 anos. Ele também foi autodidata no piano e conseguia performar no que ele chamava de “nível de concerto”.

O guru também conta que leu aos 12 anos o livro do escritor americano Isaac Asimov sobre controle da mente chamado “Segunda Fundação”. Mais tarde, os ensinamentos desse livro o teriam influenciado a criar a NIXVM. Ele cursou o Instituto Politécnico Rensselaer em Troy, NY e quando tinha 16 anos se formou numa graduação tripla em biologia, matemática e física.

Em 1984, quando Keith tinha 24 anos, se relacionou com duas adolescentes de 15 anos. A 2ª adolescente, Gina Hutchinson, contou para a irmã que Keith havia dito que Gina era uma deusa buda que era predestinada a ficar com ele.

O relacionamento terminou, mas em 2002 Keith e Gina se reaproximaram e ela entrou para a NIXVM. Meses depois, Gina cometeu suicídio.

No início da década de 90, Keith foi o fundador de uma empresa que o deixou milionário em pouco tempo chamada Consumer’s Buyline Inc. A empresa oferecia descontos em lojas e mercados para consumidores que fossem seus afiliados. No entanto, em meados dos anos 90 a companhia foi denunciada por ser um grande esquema da pirâmide que ganhava dinheiro pelo recrutamento de novos afiliados, e não pela venda de produtos ou serviços. E para não sofrer uma investigação tributária, Keith concordou em fechar a empresa.

Foi quando Keith conheceu Nancy Salzman, que era uma terapeuta especialista em neurolinguística, e ficou fascinado com a ideia de que ele poderia ser capaz de convencer pessoas a fazerem qualquer coisa. Juntos, criaram a NIXVM.

 

DOS e a escravidão de mulheres

a marca com as iniciais de Keith Raniere e Allison Mack em The Vow

 

A denúncia de que havia uma irmandade dentro da NIXVM que escravizava mulheres surgiu em um artigo publicado pelo NY Times em outubro de 2017. Nele, a empresária Sarah Edmondson, que tinha com Mark Vicente um centro da NIXVM em Vancouver, contava como entrou na sororidade DOS, e terminou com uma queimadura no formato das iniciais de Keith Raniere e Allison Mack perto de sua virilha.

A DOS era uma sigla para a frase no latim “Dominus Obsequious Sororium”, que poderia ser traduzida como “mestre das companheiras femininas obedientes”. Ela era vendida como uma sociedade secreta dentro da NIXVM que ajudava as mulheres a alcançarem o empoderamento feminimo.

A DOS servia para ajudar as mulheres a superarem suas fraquezas, e a serem mais humildes e comprometidas com sua evolução pessoal. E para despi-las de suas falhas, a receita era simples.

Keith e Allison Mack criaram um conceito de mestra e escrava. A grã-mestre das escravas era a própria atriz de Smallville, e o mestre de todas, Keith Raniere. Cada mestra deveria recrutar seis escravas. Com o tempo, cada escrava se tornaria mestra de seis novas escravas, e assim sucessivamente.

A iniciação do grupo de escravas acontecia na casa de Allison Mack. Nela, as mulheres eram vendadas, despidas, e marcadas com ferro quente com as iniciais de Allison Mack (AM) e Keith Raniere (KR). Apesar disso, o grupo falava que o símbolo representava elementos da natureza e era um vínculo entre todas as mulheres marcadas.

Para alguma mulher participar desse grupo, ela devia dar algo em garantia. Poderia ser fotos nuas, vídeos comprometedores, ou até mesmo a escritura de sua casa (como no caso de Allison Mack, que deu sua escritura ao Keith).

Na dinâmica de mestre e escrava, quando a mestra mandava uma “?” no Whataspp, a escrava tinha 60 segundos para respondê-la. Se não respondesse no tempo previsto, sofreria punições. Estas variavam entre privação de comida, privação de sono, ficar por horas na mesma posição, se autodepreciar no espelho, dentre outras tarefas.

As escravas também precisavam pedir permissão para comer, dormir, beber água, e fazer qualquer outra atividade. A ingestão calórica diária de uma escrava não podia ultrapassar 700 calorias (um adulto deve ingerir em média 2.000 calorias/dia).

Em uma entrevista, Allison explicou que as mestras ajudavam suas escravas a contar calorias como forma de salvá-las da armadilha de usar a comida como conforto emocional. Elas também comandavam atos de autonegação, para as escravas se despirem de suas arrogâncias e serem mais humildes. Em contrapartida, as escravas deveriam performar “atos de cuidado” pras suas mestras, pra aprender a agradar o outro e não pensar tanto em si mesma.

Algumas escravas também eram obrigadas a fazer sexo, às vezes em grupo, com Keith Raniere.

 

As prisões e o julgamento

Allison Mack presa em The Vow

 

Em março de 2018, Keith Raniere foi preso no México e extraditado para os EUA. O seu julgamento começou em maio de 2019 no Brooklyn e durou seis semanas. Ele foi declarado culpado de várias acusações, incluindo extorsão, tráfico de mulheres, conspiração para a execução de trabalhos forçados e fraude eletrônica. A condenação de extorsão incluiria roubo de identidade e a posse de pornografia infantil, considerando que uma das escravas que havia lhe entregado fotos nuas como garantia era menor de idade.

No último dia 27/10/20, Keith foi sentenciado a 120 anos de prisão.

Como vimos, no último episódio de The Vow, Keith contatou os documentaristas da série da prisão. Isso indica que a 2ª temporada de The Vow, que já foi confirmada para 2021, irá abordar o julgamento de Keith Raniere.

Existe uma petição entregue à Promotoria do Brooklyn em setembro de 2020 que busca o reconhecimento de que juízes e promotores envolvidos no caso manipularam provas e testemunhas pra conseguir a condenação de Keith Reniere. Essa petição foi elaborada por fãs que ainda acreditam em sua inocência. Dentre eles, estão a atriz Nicki Clyne, esposa de Allison Mack, e Amanda Knox, uma americana que foi acusada e condenada na Itália de ter matado a amiga em um ritual sexual.

Já a atriz Allison Mack foi presa em abril de 2018. Mack se declarou culpada dos crimes de extorsão, conspiração para alcançar extorsão e conspiração para conduzir trabalhos forçados, e pode encarar uma pena de 15 anos à prisão perpétua.

Allison pagou uma fiança de US$ 5 milhões para responder o processo em liberdade e está aguardando a sentença, que foi adiada devido à pandemia. Como uma das condições de sua fiança era que Mack não tivesse contato com nenhum outro membro da NIXVM, ela está desde sua prisão sem ver a própria esposa.

Mack também assumiu a responsabilidade pela ideia de marcar as mulheres com cauterização com uma mistura das iniciais dela própria e do Keith.

No julgamento, Allison pediu desculpas às vítimas: “Peço desculpas a todos que eu machuquei sob a minha adesão errônea aos ensinamentos de Keith Reniere.”

Recentemente quando participou de um podcast, Sarah Edmondson, uma das vítimas de Allison, disse que não quer mais trazer sofrimento à atriz. Ela só queria que Allison acordasse e fosse uma pessoa melhor.

A terapeuta e líder da NIXVM Nancy Salzman foi a 1ª do alto escalão a se declarar culpada de extorsão em março de 2019. Ela admitiu roubar a senha de inimigos da NIXVM e de ter forjado vídeos em que dava aula pra fazerem parte de um processo contra Rick Ross, um expert em seitas. Nancy pagou uma fiança de US$ 5 milhões para responder as acusações em liberdade e está aguardando a sentença, que também foi adiada em decorrência da pandemia (estava inicialmente agendada para julho de 2020).

Nancy pediu desculpas às suas vítimas no julgamento: “Sinto muito pela minha má tomada de decisões que resultou no sofrimento de outros, e não somente das vítimas desse caso, mas de centenas de membros de nossa comunidade e suas famílias e amigos.”

Por fim, Lauren Salzman, filha de Nancy e a mestra de Sarah que a iniciou na DOS, se declarou culpada em 2019 pelos crimes de extorsão e conspiração para extorsão e foi colocada em prisão domiciliar enquanto aguarda sua sentença. Durante seu julgamento, Lauren admitiu manter uma de suas escravas presa em um quarto por dois anos.

 

A 2ª temporada de The Vow já foi confirmada para 2021 e possivelmente abordará os julgamentos de Keith, Allison, Nancy e Lauren.

O que vocês acharam da história de The Vow? Para você, Allison Mack é mais uma vítima ou também merece a cadeia? Deixe nos comentários!

 

Ah! E gostou da nossa análise? Não se esqueça de nos seguir no Twitter  e Instagram, e se inscrever em nosso canal no Youtube😉. Assim você fica por dentro das novidades e dos nossos novos posts (além de nos deixar muito felizes)! 😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *