Fall Guys | 5 motivos responsáveis pelo sucesso do novo Battle Royale!

Fall Guys Ultimate Knockout foi desenvolvido pela Mediatonic e lançado no dia 04 de agosto de 2020 pela Devolver Digital. Quando foi anunciado pela primeira vez na E3, em 2019, já estava claro o potencial do jogo para se tornar uma verdadeira febre. E, de fato, Fall Guys se tornou um sucesso instantâneo. O jogo teve sua estreia para PCs através do Steam e nos consoles com o PlayStation 4. Fall Guys Ultimate Knockout ainda não possui versões para Xbox One ou Nintendo Switch, apesar do apelo dos fãs, mas com todo o sucesso, é certamente uma questão de tempo.

E Fall Guys foi realmente um sucesso estrondoso. Nas primeiras 24h após o lançamento, o game registrou nada mais nada menos que 1,5 milhões de jogadores. Em uma semana, mais de 2 milhões de cópias vendidas através do Steam. No Twitch, mais de 23 milhões de horas assistidas. E no PS4, o jogo está disponível durante agosto “gratuitamente” para os assinantes da PS Plus.

Para os ansiosos que já embarcaram no jogo da Mediatonic nos primeiros dias de estreia, caos e frustração. E não por ser empurrado por outros jogadores ou atrapalhado pelos obstáculos no mapa, mas pelos servidores lotados que impediam os jogadores de iniciar novos jogos. Bom, parece que o sucesso foi maior do que o estimado pelos produtores.

Mas o que poderia explicar o sucesso estrondoso de Fall Guys, esse jogo simples, colorido e caótico?

Fall Guys é um daqueles raros casos em que uma ideia é tão simples que quando nos confrontamos com ela, pensamos: meus deus, como isso não foi feito antes? O jogo se apoiou no sucesso do gênero Battle Royale, mas trazendo uma dinâmica muito mais casual e abrangente, atrativa para toda a família, com uma simplicidade ímpar. Sem longos tutoriais ou explicações, é basicamente é só sentar e jogar.

Mas não é só isso. A dinâmica de Fall Guys também se ancora em algumas conhecidas dinâmicas psicológicas, que ajudam a tornar o jogo realmente viciante. Estes fatores serão explorados nessa análise.

Se você preferir assistir o conteúdo em vídeo, é só colar no nosso canal!


 

Primeiro de tudo: o que é um Battle Royale?

battle royale filme japones

 

Battle Royale veio a se tornar um gênero de grande sucesso nos games, principalmente com título como Fortnite, PlayerUnknown’s Battlegrounds (ou PUBG), Free Fire, Apex Legends, entre outros. É um gênero de batalha/sobrevivência, onde dezenas ou centenas de jogadores entra em um mapa e lutam até que sobreviva apenas um vencedor.

O nome do gênero, Battle Royale, foi inspirado em um filme japonês de mesmo nome, de 2000. Battle Royale (2020), dirigido por Kinji Fukasaku, se passa em um futuro distópico no Japão, tomado por um governo totalitário. Nessa sociedade, a cada ano uma turma do ensino médio é selecionada, e seus estudantes são colocados em uma arena para se degladiarem até a morte, usando uma variedade de armas mortais. A história foi inspirada no romance Battle Royale, também japonês, publicado por Koushun Takami.

A obra influenciou fortemente a cultura pop. Tarantino declarou ser um dos seus filmes favoritos, e toda a série Jogos Vorazes (2012) foi fortemente inspirada em Battle Royale.

No caso de Fall Guys, no entanto, há uma pegada muito menos violenta, e muito mais caótica e divertida. Os 60 participantes que jogam simultaneamente a cada rodada são levados a participar de diversos jogos e desafios divertidos, até que apenas um jogador conquiste a coroa e se torne o grande vencedor. O jogo se inspirou também em programas de televisão como Takeshi’s Castle, Wipeout, Ninja Warrior e, por que não, Olimpíadas do Faustão.

Mas como falamos, existem alguns fatores responsáveis por tornar Fall Guys especialmente viciante, então acompanhe nossa lista:

 

1 – Fall Guys é simples e intuitivo

fall guys simples e intuitivo

 

Fall Guys é um ótimo exemplo de quando menos é mais. Com um design colorido, caricato e sobretudo, simples, atrai o interesse de todas as idades. Não é difícil de entender, não apresenta barreiras para a entrada dos jogadores. É simplesmente pegar o controle e sair correndo com o personagem.

Essa simplicidade acaba sendo um “contra-movimento” ao que tem sido uma forte fonte de críticas nos jogos atuais, que exigem um longo período de tutorial e explicações antes que o jogador possa começar. Neste ponto, Fall Guys lembra os games de antigamente, que simplesmente te jogavam em uma fase para você aprender sozinho. Era mais simples nos primeiros consoles, é claro, já que as possibilidades acabam sendo limitadas, inclusive, pelos joysticks que contavam com poucos botões. Fall Guys também segue essa lógica, apenas com os comandos de pular, mergulhar e segurar. Além de se movimentar, é claro.

Com essa simplicidade e facilidade de entrada, toda a família consegue se divertir junta, ainda que precisem revezar o controle, já que Fall Guys ainda não conta com um modo de split screen (tela dividida).

 

2 – Fall Guys é aleatório e imprevisível

fall guys aleatorio e imprevisivel

 

Para o terror dos coaches, em Fall Guys sua vitória não depende só de você. Existe uma série de fatores aleatórios no mapa, desafios imprevisíveis, e todo o caos provocado pelo empurra-empurra da grande quantidade de jogadores em espaços pequenos. Para “piorar” os personagens controlados pelos jogadores são extremamente desajeitados, nunca permitindo que sejam perfeitamente controláveis.

Com isso, Fall Guys subverte a lógica dos jogos, onde normalmente se você for melhorando suas habilidade você consegue chegar a vitória. Neste jogo, não é só sobre isso. Você pode ser extremamente habilidoso e ainda assim ser vítima de uma aleatoriedade do cenário ou dos erros e trollagens de outros jogadores. É um sistema caótico, que acaba demandando um mix entre sorte e habilidade.

Nessa dinâmica, portanto, nossas derrotas não pensam tanto. Afinal, nem sempre os jogadores perdem por sua própria culpa. Parece um fator simples, mas que carrega um grande viés psicológico. Martin Seligman, psicólogo e defensor da Psicologia Positiva, fez diversos estudos sobre a sensação de impotência, desamparo e depressão, e seus experimentos chegaram a conclusão de que pessoas que culpam fatores externos pelos seus fracassos tem menos chance de ficarem deprimidas do que pessoas que culpam a si mesmas. 

Por conta disso, é um jogo em que você perde 99,9% das vezes, mas não fica triste com isso. Afinal, não foi culpa sua. Existiam outros fatores incontroláveis para serem considerados. E isso nos leva ao terceiro ponto.

 

3 – Fall Guys é viciante

fall guys viciante

 

Podemos dizer que Fall Guys tem um alto nível de rejogabilidade. Por sempre achar que perdeu por uma aleatoriedade, ou por culpa de outra pessoa, o jogador fica fortemente impelido a tentar mais uma vez. Muitas vezes a derrota vem por um triz, um centímetro, um empurrão… o que sempre dá a ideia de que na próxima vez você pode conseguir.

É o mesmo motivo pelos quais jogos de azar como roleta e caça-níqueis são tão viciantes. A cada derrota, a sensação é de que foi por pouco, e que da próxima vez você pode conseguir a vitória. A cada vez que você roda a roleta, é uma nova chance de vencer. E existe sempre a sensação de que a vitória está perto de você, nas suas mãos, mesmo sendo extremamente improvável que você de fato venha a se tornar o vencedor.

Mas ainda assim, continuamos jogando, na esperança de uma vitória épica.

 

4 – Fall Guys nos traz a possibilidade de um “epic win”

fall guys epic win

 

É triste, mas a verdade é que a vida real não nos permite muitos “epic wins”. A menos que você seja um grande atleta, ou seu trabalho traga algum tipo de competição em doses diárias, é muito provável que a sua rotina seja chata e entediante. Aliás, este é um dos grandes motivos pelos quais as pessoas buscam jogos. Nos games, ela tem a chance de ter fortes emoções, e grandes vitórias a qualquer momento que resolva ligar o console.

Na vida real, no entanto, os momentos de “epic wins” e grandes conquistas são escassos. Talvez quando você passa no vestibular, ou quando recebe uma promoção no trabalho, por exemplo… mas não é todo dia que essas coisas acontecem.

A cada nova partida em Fall Guys, você sente que tem a possibilidade de um “epic win”. Você tem a chance de ser o melhor, dentre as 60 pessoas que estão disputando com você. E toda a aleatoriedade do jogo, faz com que muitas vezes você se classifique nas provas por um centímetro, ou por um segundo. Ou mesmo com outras pessoas te empurrando e atrapalhando. O estado de tensão é tão grande, por não se ter totalmente controle dos resultados, que cada classificação para uma nova prova é um alívio, é um momento especial que deve ser comemorado. E ser o grande vencedor, dentre os 60 outros jogadores, é um momento mágico, realmente uma vitória épica.

E quem não gostaria de uma vitória épica depois de um dia difícil de trabalho ou estudos?

 

5 – Fall Guys é tão divertido de jogar quanto de assistir

fall guys é divertido de assistir

 

Aqui entra um grande trunfo de Fall Guys, que é fruto do espírito de seu tempo. Em um mundo dominado pelo streaming de jogos, através de plataformas como Twitch, quanto mais divertido um jogo é de ser assistido, maior a chance de sucesso. Afinal de contas, basta cair na mão de alguns streamers e influenciadores famosos para garantir o sucesso de um título.

E Fall Guys é realmente muito divertido de assistir, pois sempre acontecem coisas inusitadas, além do design desajeitado dos personagens sempre provocar cenas engraçadas. Ademais, como dito no tópico anterior, é um jogo que faz você vibrar muito e passar por todo o espectro de emoções humanas possíveis. Empolgação, esperança, raiva, tristeza, depressão… é uma verdadeira catarse. E pode ser bastante engraçado ver outra pessoa passar por tudo isso.

Então desde assistir seu amigo ou alguém de sua família jogando ao seu lado, ou seu streamer favorito, existe a possibilidade de se divertir mesmo que você não esteja segurando o controle.

 

Diante destes aspectos, o sucesso de Fall Guys já é uma realidade, mas será apenas uma febre passageira? Bom, isto irá depender da velocidade e capacidade do jogo de se atualizar e reinventar. A simplicidade do jogo favorece que sejam criados novos mapas, cenários, itens e roupas para os personagens etc., e isso é um ponto a favor de um sucesso mais duradouro para Fall Guys. Campeonatos oficiais com premiações também podem ajudar a manter a comunidade engajada.

Enfim, existem diversas possibilidades para que Fall Guys se mantenha relevante no longo prazo e se torna uma verdadeira referência na cultura pop, vai depender apenas dos produtores em manterem a apaixonada comunidade do jogo engajada, e continuar garantindo toda a catarse que o jogo oferece.

 

Gostou da nossa análise? Não se esqueça de nos seguir no Twitter  e Instagram, e se inscrever em nosso canal no Youtube😉. Assim você fica por dentro das novidades e nossos novos posts (além de nos deixar muito felizes)! 😉

Marcos Malagris

Publicitário, professor de marketing digital e Psicólogo, gasta seu escasso tempo livre navegando na Interwebz, consumindo nerdices e contemplando a efemeridade da existência. Me siga no Twitter ou no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *