DARK | Qual é a relação entre Woller e a família Doppler? [Teorias!]

Dando continuidade às nossas análises sobre Dark, hoje nós vamos nos aprofundar sobre o Wöller. Para isso, vamos seguir temporalmente alguns “objetos” expostos na série: os barris amarelos, a arma de fogo e a casa dos Dopplers, para ligar as temporadas 1, 2 e 3. Especialmente porque eles não envelhecem como humanos e não vão confundir tanto nossos miolos quando precisarmos lembrar de sua posição na linha do tempo. 

 

Esse conteúdo contém glúten GLÚTEN spoilers das temporadas 1 e 2!

 

Aleksander e Woller em Dark

 

A farofa de hoje vai contar com ingredientes misteriosos: Bernd Doppler (diretora da usina nuclear 1950 a 1986), Aleksander Tiedemann (atual diretor da usina nuclear em 2019) e Wöller, o detetive na delegacia de Winden. Misturando tudo isso teremos para o prato principal uma relação entre Bernd, Aleksander e Wöller, e de sobremesa outra interessante teoria sobre o olho do Woller – que está virando uma peça divertida nesse quebra-cabeças. 

OBS: Nós vamos usar nas identificações das imagens as datas de 1921, 1953, 1986, 2019 e 2053, mesmo que já tenha havido a virada de ano. Se usarmos as variações anuais (1954, 1987 e assim por diante), além de todas as viagens no tempo, quem vai ficar variando dos parafusos somos nós.

 

Energia do futuro em Dark

Bernd Doppler e Egon em Dark

 

Vamos começar com Bernd Doppler. Ele é a força por trás da construção e manutenção da usina nuclear nos anos ’50. Ele vive com a esposa, Greta, em uma mansão majestosa. Eles têm um filho, Helge, que segundo próprio site de Dark, Bernd ama com todas as forças. Bernd apresenta-se com dificuldade para andar, usando uma bengala e um suporte de ferro na perna. Essa sua condição física não foi explicada, mas ela apresenta um quadro evolutivo ao longo da série.

A partir desse momento é importante ter em mente que Dark no explica que viajar no tempo deixa marcas físicas no corpo. Embora até agora só conheçamos marcas como cicatrizes de grande relevo na pele, outros tipos de ferimentos ou condições talvez devam ser considerados.

Ainda nesse cenários nós somos apresentados à casa dos Dopplers. Essa casa é um constante palco que circunda muitos acontecimentos. Dentre eles, estão o sumiço do Helge, as visitas de Noah ao menino, as conversas entre Claudia e Bernd, a hospedagem de Jonas mais velho e um dos destinos da Gangue de um homem só, que é mostrado no trailer da 3ª temporada.

A primeira vez que vimos a suntuosa residência foi quando Helge está pedalando para voltar para casa.

 

Helge criança chegando em casa em Dark

 

Depois disso vemos Helge, no fundo da casa, sendo encontrado por Ulrich, e na sequência, ela volta a aparecer quando Helge retorna para sua residência, em um dia de sol, com as árvores bem frondosas.

Alguns episódios depois, nós vamos ver novamente essa casa. Ela é o local de uma importante revelação que Bernd faz para Claudia: o acidente no verão, a descoberta da partícula de Deus e a importância dos barris com a matéria escura. 

 

O que sabemos é uma gota, o que não sabemos, um oceanoBernd e Claudia com a casa dos Doppler ao fundo em Dark

 

A esta altura vemos um Bernd bem mais debilitado, com o braço na tipóia e de cadeira de rodas. Sua condição da perna parece ter piorado e apareceu uma nova debilidade no braço. Ele conta para Claudia que não quer divulgar o assunto da Partícula de Deus para todos, mas que ela poderia fazer o que quisesse quando ele morresse.

Neste momento da trama, Claudia já havia descido na caverna que servia de esconderijo para os barris amarelos (que estão sempre juntinhos em tudo que é lugar e haja logística  desse episódio em diante para ficar movendo esses latões de lá pra cá).

 

Claudia observa os barris contendo lixo radioativo em Dark

Inclusive, a moça desceu DE SALTO por uma corda, viu? Poderosa a senhora.

 

Pois bem, depois de Claudia ter a conversa com Bernd, surge Aleksander jovem. Aleksander chegou correndo, ferido à bala e já sendo o príncipe encantado de Regina. Ele parece sério e confiante, mas esconde segredos sobre sua dupla identidade.

Ainda não sabemos de onde ele veio, mas percebemos que ele está ferido. Ele surge com uma arma que, dentre outras vezes, também aparece nas mãos de Noah (quando ele mata Claudia), de Agnes (quando mata Noah) e por fim, a vemos nas mãos de Adam (quando ele mata Martha). 

 

Aleksander aponta uma arma para Ulrich e Katharina em Dark

 

Esse Aleksander jovem acaba namorando com Regina e pede um emprego (com uma ousadia invejável) na usina. Claudia dá uma chance para o jovem e o emprega como soldador de uma porta, na caverna onde estão os barris amarelos. Depois que Claudia acaba sumindo, Aleksander se casa com Regina, vira diretor da usina e sempre demonstra grande empenho em manter o barris amarelos bem escondidos.

Mas o interessante vem agora: Aleksander envolveu na trama da usina um novo personagem com um novo ferimento estranho e permanente, o Wöller. Descobrimos que eles aparentam ser cúmplices nessa história de ficar escondendo os barris. Mas porque Aleksander não contratou para a tarefa qualquer outro funcionário da usina ou seguranças profissionais?

 

Aleksander e Wöller em Dark

 

Hoje sabemos que, por conta da investigação policial sobre o desaparecimento das crianças nos arredores da usina em 2019, Aleksander pediu ajuda de Wöller para transportar o barris amarelos das cavernas para o caminhão. Esse caminhão é vigiado por Benni, irmã de Woller. E depois Wöller leva os barris para que sejam cimentados por Aleksander na piscina de resfriamento da usina, em ainda 2019.

E outra coisa importante: toda essa história é apresentada sem que saibamos a origem do ferimento do policial… teria Wöller se machucado durante o transporte dos barris amarelos? Será que a radioatividade poderia ter afetado permanentemente Wöller?

 

 

A pulga atrás dá orelha é: por que Aleksander e Wöller se dispõem a fazer isso?

Se a pergunta lá agora não é mais “quando”, mas sim “em que mundo”, aqui a pergunta não será “por que?”, e sim, “para quem?”!

Será que Aleksander estaria recebendo ordens para continuar o trabalho de esconder os barris amarelos que Bernd Doppler havia começado?

A dedução natural seria que ele tivesse seguindo cegamente o exemplo de Claudia. Mas pelo que nos foi apresentado na 1ª e 2ª temporadas, Claudia sumiu de Winden sem deixar rastros, antes de Aleksander ficar mais velho e experiente. Sendo assim, antes também que ele entendesse o conteúdo daqueles barris. Como então Aleksander estaria tão empenhado em manter esse segredo?

Estaria ele AINDA sendo guiado por Claudia?

Em dois dos trailers da 3ª temporada, vimos Claudia de 1986, já com seu cabelo comprido e um palete atrás dela (cena da esquerda). Podemos observar também que há uma personagem muito semelhante à Claudia de 1986, em um recinto outro com palete, usando uma esfera dourada como a Martha do mundo alternativo usa (cena da direita).

 

Claudia nova e Claudia velha em cenas da 3ª temporada de Dark

 

Possivelmente ainda vamos ver mais sobre o período em que Claudia sumiu de Winden e estava aprendendo sobre as viagens no tempo – ou até viagem entre mundos! Isso porque ela revela para nós que já viu um mundo sem Jonas (e portanto, sem Adam). Então talvez ela ainda seja a responsável por guiar as atitudes de Aleksander, e consequentemente as de Wöller também. 

 

A família Doppler volta a ganhar força na 3ª temporada?

 

Desde sua conversa com Bernd Doppler, notamos nas entrelinhas o que Claudia sente por Bernd, e a admiração que Bernd tem por Claudia. Existe mais do que uma relação CLT com direito a plano de saúde ali. Existe uma possível amizade. 

Ao longo do tempo com Bernd, Claudia poderia ter compreendido muito mais coisas do que foram apresentadas até agora. Não apenas sobre aspecto físico e administrativo da usina, mas no aspecto pessoal, uma vez que Doppler se refere à usina como o seu legado para Winden e coloca o destino disso nas mãos de Claudia. 

Nos trailers da 3ª temporada de Dark, aparentemente, nós vamos conhecer um pouco mais dos acontecimentos que envolvem casa dos Doppler. Vimos a gangue de um homem só caminhando rumo à casa Doppler em 1986, e, posteriormente, na sala da família. 

 

As três versões do homem misterioso em Dark


A família Doppler seria fornecedora da Sic Mundus?

O início do apocalipse em Dark

 

Hoje sabemos que o líquido dentro do barris amarelos são uma espécie de combustível para a máquina do tempo de Jonas e Claudia, e que o relojoeiro/cientista Tannhaus, construiu. Seria também o material necessário para a criação daquela “esfera negra”, que foi supostamente criada em 2019, perdura até 2054 e que, segundo o próprio Adam, possui uma gêmea dela em 1921?

Desde que esses trailers foram lançados, uma das imagens mais marcantes foi a da Gangue de um homem só ateando fogo na sala onde Adam sempre está. Isso nos leva a supor que eles queimaram a Sic Mundos e seus registros. 

Mas porque eles vão na casa dos Dopplers? Quando eles surgem por lá, parecem estar machucando alguém. Será que eles teriam raiva dos Dopplers da mesma forma que parecem ter raiva da Sic Mundus? Seriam os Dopplers alguma espécie de fornecedores da Sic Mundus, sustentando as viagens no tempo? 

Se os Dopplers forem realmente algum tipo de fornecedor, então Aleksander e Wöller estariam preservando o material para que os viajantes sempre pudessem viajar?

 

Wöller teria sofrido um acidente radioativo

painéis de dentro da Sic Mundus em Dark

 

Se Wöller estiver do mesmo lado que os Doppler, isso significa que ele ajudou a manter os barris escondidos e, consequentemente, permitiu que eles fossem descobertos em 2019.

Mas existe uma pista na sala de Adam (no site oficial de Dark) na Sic Mundus. Lá, vemos uma pintura, A Queda dos Condenados, conhecida também como A Queda dos Anjos Rebeldes. Esta é uma pintura religiosa de Peter Paul Rubens que apresenta corpos de condenados, lançados no abismo pelo arcanjo Miguel e pelos anjos que o acompanham.

Na obra vemos ainda alguns personagens dá série, possivelmente pessoas que são chave para a trama. E Wöller aparece com os dois olhos saudáveis, ao lado de Miguel e dos anjos, com duas formas sinuosas em suas costas quem poderiam ser asas.

Partindo da premissa essencial de Dark, que O FIM É O COMEÇO, seria Wöller o guardião responsável por garantir o envio de todos em Winden para seus destinos? Depois do acidente com os barris amarelos, para onde teria ido Wöller?

Será que ele teve seus traços genéticos alterados pelo acidente radioativo? E será que ele poderia ir para alguma linha do tempo em que teria uma filha que acabaria herdando seus traços genéticos, digamos, a heterocromia?

Todos sabemos que Egon e Doris Tiedemann não eram um casal feliz. E mais tarde descobrimos que Doris tem um caso com Agnes. Será que Egon e Doris seriam os verdadeiros pais de Claudia? 

Por que colocariam Wöller nessa posição na pintura? Se ele esconde um acidente, uma heterocromia ou se ele seria, de alguma forma, parente de Claudia ou não, vamos descobrir muito em breve.

Assista também ao nosso vídeo sobre o que aconteceu com o olho de Wöller:

 

Gostou da nossa análise? Você pode também curtir nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscrever em nosso canal no Youtube😉

_________________________________
Quero deixar meus agradecimentos especiais ao grupo Darketes, que esteve balizando várias das impressões sobre o que escrevi aqui.

Renata Almenè

Em um universo alternativo minha versão escreve sobre startups e inovação em saúde depois de chegar do seu trabalho como diretora de Arte do seu próximo filme. Aqui eu escrevo sobre filmes. | UX designer entusiasta em Direção de Arte e Edição. | Me siga no Instagram ou no Twitter!

One thought on “DARK | Qual é a relação entre Woller e a família Doppler? [Teorias!]

  • 21 Julho, 2020 at 18:26
    Permalink

    Tentativa confusa do idealizador da série em unificar a teoria de buracos negros, universo paralelo, viagens no tempo e homenagear Nicola Tesla. Mas, sinceramente, um adolescente com vontade de gerar uma teoria sem pé nem cabeça, com idéias católicas e santos, que vai juntado intrigas e mistérios, personagens que aparecem e desaparecem, sem qualquer motivo ou integração, só para encher linguiça. Muito fraco.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *