Dark | Resumo completo da 2ª temporada [Tudo que você precisa saber!]
Com a liberação do trailer da terceira e última temporada de Dark a 33 dias de seu lançamento, muitas pessoas devem ter percebido que não se lembram de mais nada do que aconteceu na 2ª temporada!
Pensando nisso, fizemos um resumo episódio a episódio da 2ª temporada de Dark! Apesar de se passar em diversas épocas diferentes, naõ fizemos um resumo em ordem cronológica porque como sabemos, em Dark não há cronologia, todas as épocas estão acontecendo ao mesmo tempo!
Vamos a ele!
OBS: Também temos uma versão em vídeo desse resumo para quem preferir:
1º episódio da 2ª temporada de Dark: Começos e Fins
1921:
Jovem Noah está com quem aparenta ser o Bartosz adulto, e els estão cavando os túneis que existem nas cavernas de Winden e que vão possibilitar no futuro a viagem no tempo. Eles conversam sobre Adam e Noah acusa o homem de ter perdido a sua fé. O homem misterioso acusa Adam de manipular Noah, e Noah o mata.
21/06/20 – 06 dias para o Apocalipse
Há no total seis desaparecidos em Winden em 2020: Erik e Yasin (cujos corpos foram parar em 1953), Mikkel (que foi para 1986 e se tornou Michael), Helge idoso (que foi para 1986 confrontar seu antigo “eu” e morreu em um acidente de carro tentando freá-lo), Ulrich (que foi para 1953 e está preso pelo desaparecimento de Helge) e Jonas (que viajou no tempo para 2052). Clausen se torna o novo designado para a Comissão Especial para cuidar desses desaparecimentos.
Regina está com câncer no estado terminal. Katharina começa a investigar as cavernas de Winden. Martha e Bartosz terminam. Aleksander informa em um discurso que a usina será fechada em 06 dias (mesmo dia do Apocalipse). Jonas Andarilho aparece para Hanna no momento em que ela pensava em se matar e revela que o Jonas de 2019 está no futuro em 2052.
Clausen conversa com Charlotte e descobrimos que o avô de criação dela era Tannhaus. Elisabeth encontra uma foto antiga nas coisas de seu bisavô (Tannhaus) e reconhece Noah na imagem. É revelado que a prostituta que atendia Peter é Bernadette, irmã de Wöller.
2052
Jonas está em 2052 em um cenário pós apocalíptico, proveniente de um desastre nuclear. Ele vai ao antigo bunker de Helge e escuta fitas gravadas por Claudia, em que relata ser uma das poucas sobreviventes do Apocalipse de 27/06/20.
Elisabeth é a líder dos sobreviventes e criou uma seita que pune com a forca quem tenta adentrar o que se conhece por Zona de Morte. Jonas decide ser teimoso e vai até a Zona de Morte. Lá, se depara com a matéria escura, fonte que permitiria as viagens no tempo.
Jonas vai ao cemitério e vê o túmulo de Martha (demonstrando que ela não sobreviveu ao apocalipse).
Episódio 2: Matéria Escura
1987:
Egon visita Regina e desconfia que a cadela em sua posse seja Gretchen, a cadela desaparecida de 1953. Mikkel ia fugir para as cavernas mas é interceptado por Noah, que o assusta, se certificando de que o garoto não vai tentar voltar.
Depois do acidente de carro sofrido com seu “eu” do futuro, Helge está numa clínica psiquiátrica. Egon o visita e finalmente pergunta para Helge porque ao voltar para casa no dia do desaparecimento de Mads ele pegou a estrada rural, em vez de ir pela floresta. Helge conta para Egon sobre o Diabo Branco, e o policial se lembra que ele já tinha falado isso em 1953.
A Claudia mais velha mostra para a sua versão de 1987 a máquina do tempo e revela que sua missão é impedir o sucesso de Adam. A Claudia idosa entrega para a nova as páginas que estão faltando do caderno de Noah, e que Adam está procurando.
Egon busca informações sobre o que aconteceu com o homem preso em 1953 (Ulrich) e descobre que ele ainda está no mesmo lugar. Ele decide então visitá-lo, e Ulrich conta para Egon que o policial morrerá em breve, e Egon fica confuso.
Claudia desenterra de seu quintal a máquina do tempo que a Claudia velha havia enterrado em 1953 para que ela própria a encontrasse 33 anos depois.
22/06/20 – 05 dias para o Apocalipse
Clausen desconfia sobre o porque de Aleksander usar o sobrenome da esposa (Tiedemann), e quer interrogar Regina.
Jonas Andarilho mostra para Hannah a máquina do tempo e eles viajam para 1987. Hannah vê Mikkel.
Regina é interrogada e entrega a caixa com as coisas que o Jonas Andarilho deixou em seu hotel em 2019. Charlotte reconhece entre elas cópias do livro escrito por seu avô “Uma Jornada Através do Tempo”.
2052:
Com a ajuda das fitas de Claudia Jonas compreende o funcionamento da matéria escuta, mas percebe que a reação está sem combustível. Ao tentar roubar de um dos caminhões, é pego e condenado à forca. No último minuto, Elisabeth muda de ideia e o liberta, e é assim que Jonas fica com uma cicatriz em seu pescoço. Silja fica intrigada pelo fato de Elisabeth não ter matado Jonas e pede que ele mostre pra ela o que há na Zona de Morte. Jonas atravessa o portal.
Episódio 3: Fantasmas
1954:
Agnes e Doris estão tendo um caso. Noah envia Helge criança que estava em 1986 para 1954. Agnes vai ao bunker e encontra Claudia, que a avisa que a Sic Mundus está se preparando para um novo ataque em 04 dias. Egon visita Ulrich na prisão e pergunta se seu cúmplice teria libertado Helge.
Greta confidencia a Noah que acha que Helge está possuído pelo demônio. Mas Helge reconhece Noah e o abraça.
Agnes trai Claudia porque quer voltar para a Sic Mundus e diz para Noah que as páginas que faltam de seu caderno estão com a Claudia.
Claudia velha visita Egon e diz que sente muito. Ao chegar em casa, Egon fica pensativo quando sua filha repete algo que tinha acabado de ouvir da senhora estranha que o visitou.
Claudia visita Tannhaus e passa para ele o conhecimento que ele precisava adquirir para escrever seu livro e terminar a máquina do tempo. Ela diz ao inventor que morrerá em breve.
Noah confronta Claudia sobre ela ter tirado dele tudo que era importante em sua vida e a mata. Ao ler as páginas faltantes do caderno, fica atordoado e mente para Adam dizendo que não as encontrou.
1987:
Claudia se lembra do livro de Tannhaus que ganhou de presente de Helge e vai conversar com ele na clínica. Helge a alerta de que nunca deve confiar em Noah.
Egon visita novamente Ulrich e o questiona sobre a letra da música que ele já conhecia antes de o álbum ter sido lançado. Egon encontra o depoimento de Michael Kahnwald, que acredita que seu pai é Ulrich Nielsen (que na época era um adolescente) e fica intrigado.
Claudia visita Tannhaus e ele diz que a Claudia velha havia contado para ele que ele teria que ensiná-la a usar a máquina do tempo. Egon interroga Ines, que mente sobre Mikkel (agora Michael) nunca ter falado sobre seu passado e entrega para ele uma foto do garoto. Egon leva essa foto para Ulrich, que quando olha seu filho fica atordoado.
Claudia viaja no tempo para 2020. Ao ver que Regina está morrendo, chora.
Episódio 4: Os viajantes
1921:
Jonas chega em 1921 e encontra Agnes e Noah jovens. Ele tenta usar os túneis para voltar para 2019 mas naquela época eles ainda não tinham sido construídos. O jovem Noah fala para Jonas sobre a Sic Mundus e Jonas encontra Adam, que revela que é a versão mais velha de Jonas.
24/06/2020 – 03 dias para o Apocalipse
Charlotte encontra nos alfarrapos de seu avô plantas com os protótipos da máquina do tempo. Magnus, Franziska, Martha e Elisabeth vão investigar as cavernas de Winden. Lá, encontram Bartosz, o prendem e roubam dele a máquina do tempo que ele havia ganhado de Noah.
Clausen interroga Aleksander, que revela que seu nome de solteiro é Köhler e que chegou em Winden em 1986 semanas após o desaparecimento de Mads. Ao irem embora, Wöller quase revela o que aconteceu com seu olho, mas na hora que começa a contar o fato que teria ocorrido no verão passado, ele e Clausen quase atropelam a Claudia de 1987, que está atordoada na estrada.
Hannah conta para Charlotte sobre o Jonas Andarilho, e ele explica sobre a organização Sic Mundus e os viajantes do tempo. Jonas ainda explica que retornou a 2020 porque quer impedir o início do 3º ciclo. Ele revela que Claudia inicialmente também queria isso, mas acabou se tornando no percurso aquilo que queria evitar. Peter mostra o caderno que Claudia deixou com ele, mas as páginas finais estão faltando (porque agora estão com Noah).
Claudia de 1987 faz buscas na biblioteca e encontra a notícia de que seu pai foi encontrado morto em 26/06/87.
Hannah toma a única decisão correta na série e conta para Katharina sobre Mikkel e Michael, mas ela não acredita. Katharina decide buscar nos arquivos da escola a turma de 1986 e encontra nos registros uma foto da turma. Ao reconhecer Mikkel, se desespera.
2052:
Silja questiona Elisabeth sobre o motivo de ter escondido a matéria escura de todos do futuro, e Elisabeth revela que aquela é a partícula de Deus.
Episódio 05: Achados e Perdidos
1921:
Adam conta para Jonas que a Sic Mundus não é uma religião, e que eles travam uma guerra contra Deus, que em sua percepção é o próprio tempo. Adam revela que existe uma matéria escura também em 1921. Diferente daquela em 2052 que surgiu com o Apocalipse, essa foi fabricada pela Sic Mundus e permite que o a pessoa viaje para qualquer data específica, quebrando o ciclo de 33 anos.
Adam manipula Jonas dizendo que se ele alterar a fonte do 1º ciclo, Mikkel não voltará no tempo para se tornar Michael e Jonas não terá nascido, mas que este sacrifício salvará todo o resto da humanidade. Jonas chega à conclusão de que o início de tudo foi o suicídio de Michael e viaja no tempo para impedi-lo.
1987:
Claudia está novamente em sua época de origem e quer impedir que seu pai morra. Para isso, o chama para morar com ela.
Ulrich foge do hospício e visita Mikkel, que o reconhece. Os dois correm para as cavernas de Winden para retornarem a 2019, mas são interceptados pela polícia. Ulrich é preso novamente e Mikkel retorna aos cuidados de Ines. É revelado que a enfermeira droga Mikkel, e por isso ele aparentou estar sem reação com a prisão de seu pai.
Bernd Doppler (pai de Helge) revela para Claudia o mistério sobre a usina nuclear e que eles encontraram a partícula de Deus, que dá origem a toda e qualquer matéria.
25/06/20 – 02 dias para o Apocalipse
Jonas Andarilho deixa o colar com o pingente de São Cristóvão na cama de Martha. Clausen chega à casa de Hannah para interrogá-la e lá encontra Katharina. As duas mentem para o inspetor sobre não reconhecer que o homem da imagem é Jonas Andarilho. Clausen suspeita que Hannah esteja escondendo algum segredo de Aleksander.
Magnus, Martha, Franziska e Elisabeth voltam para a caverna, soltam Bartosz e ele explica que o aparelho da maleta é uma máquina do tempo. Eles viajam com ela para 1987. Nesse momento, Ulrich está sendo preso e se desespera ao ver seus filhos de relance. Quando o grupo retorna para 2020, Martha encontra o colar em sua cama.
Jonas Andarilho visita Charlotte e diz que Claudia usou Tannhaus, Peter e ele próprio. Noah surge para Charlotte e revela que é seu pai. Ele diz que tudo o que ele fez foi para que a Charlotte não fosse roubada dele de novo, assim como a mãe dela também o foi. Noah está com raiva de Adam porque o líder da Sic Mundus sempre soube que Elisabeth era sua filha.
Episódio 06: Ciclo sem Fim
20/06/19
Este episódio é um flashback do dia 20/06/19, o dia anterior ao suicídio de Michael. Há dois “Jonas” jovens nele. Para diferenciá-los, chamaremos um de Jonas 2019, e o outro de Jonas 2020.
Michael acorda feliz, mas aos poucos se lembra que aquele será o dia em que encontrará Mikkel, seu “eu” do passado, e fica atordoado. Jonas 2019 vai para o lago curtir um dia de verão com seus amigos.
Aleksander olha o um jornal cuja manchete é “Assassinato em Marburg não resolvido 33 anos depois – busca pelos dois fugitivos continua“.
É o dia de aniversário de casamento de 25 anos de Katharina e Ulrich, e por este motivo os Nielsen darão uma festa em sua casa. Mikkel acorda com rubéola e os Nielsen o levam ao médico. No caminho, se deparam com Jonas 2020 e Mikkel interage com ele.
Jonas 2019 encontra o pingente de São Cristóvão enterrado na areia, flerta com Martha e vai embora. Jonas 2020 toma o seu lugar e fala sobre eles serem um par perfeito, e para Martha nunca duvidar disso. Essa é uma frase que Martha fala para o Jonas 2019 na 1ª temporada da série. Jonas 2020 e Martha se beijam.
Michael observa pela janela Hannah conversando com Katharina e Ulrich, que vieram buscar copos para a festa mais tarde. Mikkel pede para usar o banheiro, e Michael e Mikkel se encontram, para o desespero de Michael.
Jonas 2020 vai até sua casa impedir o suicídio de seu pai. Ele conta para Michael que sabe que ele é o Mikkel. Michael revela que foi o próprio Jonas que o levou para as cavernas no dia de seu desaparecimento. Claudia surge e conta para Jonas 2020 que ele está sendo manipulado por Adam, e que ele não o trouxe até este dia para impedir o suicídio de Michael, mas para garantir que ele aconteceria.
Jonas diz que aceita o sacrifício de nunca ter nascido mas Claudia revela que já viu um mundo sem Jonas, e que não era como o jovem imaginava.
Michael decide se matar para garantir o nascimento de Jonas. Jonas 2020 percebe então que é ele quem guia Mikkel pelas cavernas para 1987.
Na festa de aniversário de Ulrich e Katharina, Martha dá o colar a Jonas 2019, e eles transam. É revelado que o caso de Ulrich e Hannah começa nesta noite. Peter vai ao trailer e transa com Bernadette, e Franziska descobre o caso do pai.
1921
Adam olha para o colar com o pingente de São Cristóvão. Magnus e Franziska surgem pela 1ª vez em suas versões adultas como membros da Sic Mundus. Magnus questiona Adam sobre ter mentido para Jonas 2020.
Episódio 07: Diabo Branco
26/06/20 – 01 dia para o Apocalipse
Martha suspeita que Jonas tenha voltado porque encontrou o colar em sua cama. Martha encontra o Jonas Andarilho, mas Katharina leva a filha embora porque explica quem realmente é Michael e que Martha é a tia de Jonas.
Clausen prende Aleksander por falsidade ideológica, já que ele não o verdadeiro Aleksander Köhler. Clausen revela que Boris estava se passando pelo seu próprio irmão, que desapareceu sem deixar vestígios em 1986. O detetive diz que recebeu uma carta anônima o mandando para Winden, porque as pistas sobre o caso de seu irmão estariam lá.
Hannah viaja no tempo para 1954.
1954:
Egon reconhece o corpo da senhora misteriosa como a mulher que o visitou na delegacia dias antes. Egon então mostra uma foto da senhora para Helge, que diz que o Diabo Branco havia mencionado essa mulher para ele.
Hannah chega em 1954 e vai até a delegacia. Ela mente para Egon dizendo que seu nome é Katharina Nielsen, e diz que acredita que o louco preso possa ser seu marido. Hannah encontra Ulrich no hospício e pergunta quem ele escolheria entre ela e Katharina. Ulrich, desesperado, diz que ama e que vai deixar Katharina. Hannah não acredita nele e diz para Egon que se confundiu, que aquele não é seu marido. Hannah fala seus planos de permanecer em Winden e ela e Egon flertam.
1987:
Egon admite para Claudia que acredita em viagem no tempo e começa a desconfiar do envolvimento de sua filha nisso. Ao tentar ligar para a polícia, Claudia o impede porque quer proteger a descoberta científica da partícula de Deus. Claudia e Egon brigam pelo telefone, e Egon cai, bate a cabeça e fica gravemente ferido. Claudia percebe que ele precisa morrer para que Regina possa viver, e Egon morre dizendo que Claudia é o Diabo Branco.
Jonas 2020 surge para Claudia dizendo que eles precisam ir embora, e que a Claudia idosa assegurou que eles podem mudar a ordem das coisas para que Egon não morra da próxima vez.
Episódio 08: Fins e Começos
2052:
Elisabeth pega uma caixa de lembranças e descobrimos pelas fotos que ela que é a esposa de Noah. Além de ser filha de Charlotte, Elisabeth é também sua mãe.
1921:
Noah confronta Adam sobre a verdade. Ele tenta matar Adam, mas a arma falha. Agnes mata o próprio irmão. Com a ajuda de Magnus e Franziska, Adam viaja para um época não revelada.
1987:
Jonas 2020 revela para Claudia que passou os últimos 12 meses aprendendo com a Claudia idosa. Ele confessa que demorou muito tempo para aceitar que deveria fazer parte daquilo que gostaria de evitar. Jonas 2020 e Claudia viajam para o dia do apocalipse.
27/06/20 – Dia do Apocalipse
Clausen consegue um mandado de busca e apreensão para a usina nuclear. Aleksander, que está preso, fica desesperado e implora a Wöller que não deixe Clausen entrar na usina.
Jonas Andarilho revela para Martha que o apocalipse vai começar em algumas horas, e em uma tentativa desesperada de salvá-la, faz a Martha de refém no bunker.
Wöller confessa para Charlotte que ajudou Aleksander a esconder lixo radioativo na usina, e Charlotte percebe que é a abertura desse lixo que dará início ao apocalipse. Ela e Wöller correm para impedir Clausen.
Peter leva Elisabeth para o bunker porque se lembra que apenas as pessoas dentro dele sobreviverão.
Katharina pede ajuda de Jonas Andarilho para trazer Mikkel de volta, mas ele revela que Mikkel não pode mais voltar porque Jonas já existe. Katharina decide então correr para as cavernas para salvar Mikkel sozinha.
Jonas e Claudia chegam em 2020 e ele diz que Claudia precisa ir com a máquina do tempo para o bunker. Antes de ir, Claudia resgata Regina e a leva para o bunker também.
O jovem Noah surge para o Jonas Andarilho e entrega uma carta escrita por Martha. Ele diz que a missão de Jonas Andarilho é salvar Franziska, Magnus e Bartosz, e depois ele próprio e sua irmã Agnes.
Martha encontra Jonas 2020 e eles se beijam. Adam surge e mata Martha. O jovem Noah chega no bunker.
Charlotte não consegue impedir Clausen de abrir os barris, e o lixo radioativo inicia o apocalipse. Pela fenda no tempo criada Elisabeth e Charlotte se conectam. Katharina viaja no tempo pelas cavernas.
Martha de outro universo surge com um aparato moderno de viajar no tempo para salvar Jonas.
E lembre-se: o último ciclo começa (e termina!) em 27/06/20:
Gostou do nosso resumo? Você pode também curtir nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscrever em nosso canal no Youtube!