8 ex-caminhoneiros famosos para ajudar na Crise dos Combustíveis do Brasil
— Não estou vendo nenhum livro por aqui […] dizem que a idade mental média para um adulto é dos quinze anos, já a de um caminhoneiro está na faixa dos onze aos treze. Talvez chegue aos quatorze, se tiver uma boa genética.
— Olha Mike, realmente é genial a gente dirigir ao lado de um intelectual como você, é uma benção. Responde ironicamente o motorista, que logo em seguida, coloca, ao melhor estilo pai do ano, a criança de 12 anos para dirigir o caminhão enquanto a ensina uma bela lição de vida.
É com este glorioso diálogo entre o garoto Mike e o pai, o caminhoneiro Lincoln, vivido por Sylvester Stallone em Falcão – O Campeão dos Campeões (1987), que entramos em um assunto que tem abalado as estruturas do nosso querido território tupiniquim: a Crise dos Combustíveis, organizada por uma das profissões mais nobres do país, os motoristas de caminhão.
Responsáveis por comandar um veículo que recheia o imaginário popular com as mais poderosas frases motivacionais em seus para-choques, estes personagens da vida real ganharam a boca do povo nos últimos dias. Contudo, sua notoriedade não é de agora. O heróis da estrada sempre tiveram sua jornada particular retratada em produções audiovisuais, como na série brasileira Carga Pesada, e em longas como, Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986), Encurralado (1971), e Estrada Alucinante (1998), estrelado pelo saudoso Patrick Swayze.
O curioso é que este ofício está carimbado na carteira de trabalho de artistas consagrados pelo público. Abaixo, veremos alguns nomes que pertencem à indústria do entretenimento internacional e contam com algo que os conecta: o passado atrás do volante.
1 – Elvis Presley
Enquanto terminava o ensino médio, o Rei do Rock ganhou uns trocados dirigindo o caminhão de uma companhia elétrica. Na época, o jovem Presley já apontava talento para o ramo artístico, e conta que durante este tempo, ouviu comentários que deveria continuar como caminhoneiro, pois nunca conseguiria tornar-se um cantor. Felizmente, ele não deu ouvidos, consagrando-se como um dos maiores artistas de todos os tempos,̶ ̶a̶l̶é̶m̶ ̶d̶e̶ ̶i̶m̶o̶r̶t̶a̶l̶i̶z̶a̶r̶ ̶o̶ ̶t̶o̶p̶e̶t̶e̶.
Em um universo paralelo onde estivesse na Greve dos Caminhoneiros, o Rei do Rock seria aquele responsável por trazer o apoio popular, que como ensinado pelo Professor em La Casa de Papel, é imprescindível.
2 – Sean Connery
Também conhecido como o melhor James Bond, seguiu os passos de seu pai como um herói das estradas após sair da marinha americana. No cinema, o veterano ator escocês representou a classe em Na Rota do Inferno (1957). Afinal, já dizia o poeta, a vida imita a arte, ou vice-versa.
Na contenda pelo preço do diesel, Connery agiria como uma das lideranças, pautando cada passo do movimento.
3 – Viggo Mortensen
Embora não pareça, Mortensen já conta com 59 verões. Como todo aventureiro, o eterno Aragorn de O Senhor dos Anéis, quando novo precisou de uma ocupação para conseguir dinheiro e ir viajar, foi aí que ele conheceu a profissão e depositou algum tempo à frente de um caminhão. Apenas realize o quão incrível seria ver o Rei dos humanos atropelando orcs com um Volvo N10.
Em momentos cruciais, Viggo Mortensen teria o papel de levantar a moral dos grevistas com um discurso motivador.
4 – James Cameron
Caso a façanha de ter sido diretor dos dois primeiros filmes que figuram no topo das maiores bilheteria de todos os tempos, Avatar (2009) e Titanic (1997), não seja o suficiente para respeitar Cameron, saiba que em seus tempos áureos o cineasta dirigia um caminhão para pagar as contas e cuidar da família. James Cameron dividia o tempo entre o volante e os estudos, pois já escrevia roteiros, além de tentar desvendar os segredos dos efeitos especiais. Após assistir ao primeiro Star Wars, de 1977, o diretor de O Exterminador do Futuro largou o volante e entrou de vez na área do cinema. Arrumar a casa e cuidar dos filhos é obrigação, isso é um homem para se respeitar!
Em terras tupiniquins, Cameron seria o responsável por dirigir os vídeos de WhatsApp.
5 – Liam Neeson
Mais conhecido por resgatar familiares de sequestradores por três vezes e até fazer um bico de Jedi, Neeson nasceu em um berço pobre no norte da Irlanda, e desde os quinze anos já botava a mão na massa para ajudar a família. Na época, o futuro ator trabalhava como operador de grua, ao mesmo tempo que tentava a sorte em sua carreira de pugilista amador. Aos 19, fez curso de professor em Belfast.
Para completar, no melhor estilo do estereótipo irlandês, Liam Neeson trabalhou para a cervejaria Guinness como caminhoneiro.
No atual cenário brasileiro, estaria na linha de frente, assim como também cuidaria das reivindicações, com inclusive, o mesmo celular usado em Busca Implacável.
6 – Charles Bronson
Um dos atores mais proeminentes do gênero ação e western, Bronson imprimiu seu nome na história por trabalhos em Era Uma Vez no Oeste (1968) e Sete Homens e Um Destino (1960). Contudo, seus talentos vão além de montar cavalos e manusear de armas, o astro estoico também tinha o o apreço pelo motor a óleo diesel. Antes de se estabelecer no mundo da sétima arte, exerceu função em diversas áreas, entre elas, como motorista de caminhão.
Ao lado de Neeson, o protagonista de Desejo de Matar (1974) não daria espaço para muita ladainha. A força nacional teria trabalho.
7 – Chevy Chase
Comediante americano, Chase associou seu nome a filmes de comédia, como no clássico da Sessão da Tarde (R.I.P antiga vinheta), Férias Frustradas (1983). No entanto, assim como os demais, ele não teve um começo de carreira fácil, tendo também se aventurado atrás em um veículo de dezoito rodas antes de sua primeira grande aparição, no Saturday Night Live.
Durante a Greve dos Caminhoneiros, Chevy Chase seria aquele que estrelaria os vídeos ~super engraçados~ que são compartilhados no grupo de WhatsApp da família e da firma.
8 – Robert Duvall
O veterano ator de Apocalypse Now (1979), O Poderoso Chefão (1972) e O Sol é Para Todos (1962) também já exerceu todo seu talento atrás de um volante antes de iniciar sua carreira.
Ao lado de Connery, Duvall lideraria a Greve dos Caminhoneiros, levantando a bandeira dos autônomos e rejeitando sindicatos.
Com um time desses de caminhoneiros famosos, com certeza a greve duraria por mais tempo. Quem imaginaria, hein? Ao passar por um bloqueio, como na rodovia Washington Luiz, poderíamos tentar alguns autógrafos.
Para acompanhar nossos próximos posts, não se esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter ou Youtube. 😉
Quais seriam os nossos famosos? Teríamos???
Valeu!!!