8 filmes imperdíveis para assistir na quarentena!
Estamos vivendo com o novo coronavírus um evento de escala global, que certamente entrará para os livros de história moderna como mais um exemplo de governos não dando ouvidos para a ciência. Mas não estamos aqui para lhe preocupar ainda mais, longe disso!
Pensando nesse momento tão difícil, elaboramos uma lista de oito filmes para alegrar sua quarentena (sim, isso é possível)! Chega mais!
*Esta lista não está em ordem de preferência
1. Django Livre (2012)
Django Livre foi o primeiro filme de Velho Oeste de Quentin Tarantino. Claro que todos os seus filmes são carregados de elementos do faroeste, mas foi aqui onde ele teve a liberdade de recriar esse gênero que ele tanto reverencia.
Django Livre possui uma trama centrada em seu protagonista de mesmo nome, um escravo liberto que está atrás de sua esposa. Para encontrá-la, ele se junta a um dentista alemão que… bem, digamos que não faz jus à sua profissão.
O filme possui incontáveis cenas memoráveis, diálogos incríveis que te convidam a gravar cada palavra e muito, muito sangue. Mais do que o normal quando nos lembramos de outros filmes do diretor. Sim, Kill Bill, estamos falando de você.
Onde você pode assistir: Django Livre está disponível no Globoplay.
2. O Poderoso Chefão (1972)
Quando falamos do gênero de filmes sobre a máfia, o primeiro longa que nos vem à mente é O Poderoso Chefão. Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme enfrentou diversos problemas em sua produção.
O estúdio passou a interferir na liberdade criativa de Coppola, o que deixou o cineasta extremamente insatisfeito. Como consequência, iniciou-se uma guerra entre diretor e estúdio, com rumores de sabotagens nos sets para que Coppola não conseguisse terminar o longa.
Ainda assim, superando todas as adversidades, ao final Coppola entregou uma verdadeira obra-prima do cinema.
O Poderoso Chefão é um filme que abrange diversos temas: perda, violência, resiliência…mas mais do que tudo, é um longa centrado na família, e na noção de legado que a cerca. Apesar de problemático e com uma moral duvidosa, a jornada de Michael Corleone (ou seria Andolini?) vai marcar sua vida como cinéfilo para sempre.
Onde você pode assistir: O Poderoso Chefão está disponível na Netflix.
3. À espera de um milagre (1999)
Ok, provavelmente você já assistiu a esse filme. Mas considerando a estreia de Milagre na Cela 7 na Netflix, não há hora melhor para revisitar esse clássico do cinema.
À Espera de Um Milagre é mais uma adaptação da obra do grandioso Stephen King, um dos maiores escritores de todos os tempos. O filme narra o dia-a-dia do trabalho de Paul Edgecomb (Tom Hanks), um carcereiro da ala dos prisioneiros condenados à pena de morte. Era apenas mais um dia como outro qualquer, até Paul conhece John Coffey, um prisioneiro negro condenado à morte pelo assassinato e estupro de uma criança.
O filme traz um olhar crítico sobre a relação entre os carcereiros e os presos e faz uma provocação à discussão acerca da pena de morte. Seria ela justa? Todos os prisioneiros condenados merecem morrer?
Uma obra que certamente irá arrancar lágrimas do espectador, À Espera de Um Milagre nos faz questionar se todas as pessoas merecem o destino que lhes foi dado.
Onde você pode assistir: O longa está disponível na Netflix.
4. Magnólia (1999)
Chegou a hora da indicação que faz o público questionar sua sanidade. Magnólia é uma experiência cinematográfica idealizada pelo diretor Paul Thomas Anderson, e conta simultaneamente a história de diversos protagonistas. Aos poucos, as vidas se entrelaçam e as histórias narradas se conectam.
Magnólia é um filme com diversas camadas que deixa boa parte da trama aberta à interpretação do espectador – incluindo uma das chuvas mais inusitadas da história do cinema.
Com o longa, não há espaço para um meio termo. Ou se tornará um de seus filmes favoritos, ou se demonstrará um grande desapontamento.
Onde você pode assistir: O longa está disponível na HBO Go.
5. Qualquer animação dos estúdios Ghibli
O estúdio Ghibli é conhecido por suas animações fora do padrão, contando histórias de forma inovadora e criativa. A principal característica do estúdio é seu esmero e zelo artístico, que se mostra impecável desde o realismo das comidas até o movimento dos cabelos ao vento.
A princípio, por ser um tipo de linguagem com a qual não estamos acostumados, as animações do estúdio podem causar certa estranheza. Mas certamente, seus traços únicos e personagens cativantes irão lhe prender do início ao fim.
Onde você pode assistir: Todas as animações do estúdio Ghibli estão disponíveis na Netflix.
6. Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)
O segundo filme de Quentin Tarantino é lembrado até hoje como uma das melhores obras de todos os tempos. Com uma cronologia completamente desconexa, somos introduzidos aos poucos aos protagonistas. Como em um quebra-cabeças, todas as peças apresentadas se encaixam no final.
Com linhas de diálogos maravilhosas e cenas bem filmadas e coreografadas, Pulp Fiction consegue viajar entre muitos estilos e épocas diferentes, e ainda assim fazer sentido no final.
Desafio para quem já viu: você sabe como se chama “Quarteirão com queijo” em Paris?
Onde você pode assistir: Pulp Fiction está disponível na Netflix.
7. Meu nome é Dolemite (2019)
O primeiro longa estrelado pelo Eddie Murphy na plataforma Netflix é baseado na vida de Rudy Ray Moore, um comediante expert em Black Exploitation, gênero que exagerava todos os elementos da cultura afro americana com a intenção de gerar humor. Este gênero era bem famoso nos anos 60 e 70, e teve como um de seus expoentes o personagem Dolemite.
Dirigido pelo desconhecido Craige Brewer, o longa navega entre o humor e o drama, e explora bem o cenário do show business americano da época. A excelente trilha sonora também dita o tom do filme, e imprime ritmo às cenas.
Meu Nome é Dolemite tem tudo para ser a volta triunfal de Eddie Murphy aos cinemas.
Onde você pode assistir: Meu Nome é Dolemite está no catálogo da Netflix.
8. O Irlandês (2019)
O Irlandês é a mais nova obra-prima do cineasta Martin Scorcese. Inspirada em fatos reais, o longa conta a vida de Frank “O irlandês” Sheeran (Robert DeNiro), um membro da máfia que dominava os Estados Unidos nos anos 60 e 70. Se os filmes anteriores de Scorcese mostravam a máfia com certo glamour, O Irlandês é mais realista e pé no chão, demonstrando o quão solitária e vazia pode se tornar a vida de um mafioso.
O Irlandês é um filme sobre culpa, solidão e a falta de moralidade dos chefões do crime, que fazem de tudo para se manterem no poder.
Você pode assistir à resenha do Bunker Contemplativo aqui e do Farofa Geek aqui.
Onde você pode assistir: O Irlandês está disponível na Netflix.
Você já assistiu a algum desses filmes? Qual é o seu favorito? Deixe nos comentários!
Gostou da nossa análise? Você pode também curtir nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscrever em nosso canal no Youtube!