Milagre na Cela 7 (Netflix) | 5 curiosidades e teorias sobre o filme! [Explicação]

Durante essa quarentena, é comum que as pessoas busquem razões para sorrir. Curiosamente, há um filme na Netflix que causa o efeito oposto e que está fazendo o maior sucesso no serviço de streaming. Quem já assistiu, sabe que Milagre na Cela 7 é de fato um filme para chorar.

Dirigido por Mehmet Ada Öztekin, Milagre na Cela 7 é um longa turco que retrata a história de Memo (Aras Bulut Iynemli), pai amoroso da pequena Ova (Nisa Sofiya Aksongur), e que possui uma deficiência mental. A vida corria normalmente para a família de Memo, até que ele é injustamente acusado de assassinar Seda, colega de Ova e filha de um oficial do Exército turco.

Com sua popularidade crescendo pelo boca a boca, Milagre na Cela 7 se tornou um hit da Netflix e alcançou a 1ª posição no Top 10 do serviço de streaming. Como muitas pessoas se questionaram sobre o final do filme e ficaram ávidas para descobrir mais informações sobre o longa, elaboramos essa análise com cinco curiosidades e teorias sobre Milagre na Cela 7! Vamos a elas!

 

Atenção! Essa resenha contém spoilers sobre Milagre na Cela 7! Prossiga com cuidado!

 

1. Milagre na Cela 7 é inspirado em fatos reais?

milagre na cela 7 é baseado em fatos reais?

 

Por mais envolvente que a história pareça, Milagre na Cela 7 não é baseado em fatos reais. Na verdade, o longa é uma adaptação do filme homônimo sul-coreano de 2013. No original, a garota assassinada também foi violentada. Há ainda uma outra diferença entre as duas obras, mas se quiser saber sobre ela basta assistir à nossa análise com spoilers do filme.

Além da versão turca, o original sul-coreano ainda ganhou remakes da Índia, Filipinas e Indonésia.

 

2. O que significa Lingo Lingo em Milagre na Cela 7?

Ova grita para seu pai "Lingo Lingo" na cadeia em Milagre na Cela 7

 

Ao longo do filme, Ova e Memo possuem uma brincadeira inusitada. Enquanto um deles fala “Lingo Lingo”, o outro deve responder “Garrafas!”. Mas o que isso significa?

“Lingo Lingo Shisheler” é uma música tradicional turca utilizada na dança do ventre. “Lingo Lingo” não possui nenhuma tradução específica, porque é utilizado como uma interjeição, equivalente ao nosso “lalala”. Já “Shisheler” realmente significa “garrafas”!

Assista aqui o videoclip no qual o ator que interpreta o Memo dança ao som da música:

 

3. A última pena de morte executada na Turquia em Milagre na Cela 7

Yusuf em Milagre na Cela 7

 

No início do filme, acompanhamos Ova em 2004 vestida para casar escutando as notícias da televisão. O repórter então fala em inglês que a pena de morte finalmente foi abolida na Turquia, e menciona que a última pessoa condenada à morte foi executada em 1984.

Acreditamos que a última pessoa a morrer na Turquia durante a vigência da pena de morte tenha sido Yusuf, que se sacrificou no lugar de Memo. Como o flashback é contado a partir de 1983, é possível que até Memo ser preso, condenado e executado, já tenha se passado um ano.

Dessa forma, Yusuf teria morrido no lugar de Memo já em 1984.

 

4. Memo estava vivo em 2004?

 

Não há como se ter certeza desta resposta. O que sabemos é que em 1984 Memo não foi executado e teve uma chance de recomeçar sua vida com Ova. Entretanto, podemos fazer algumas suposições.

Apesar de não ter sido especificada no filme, o que sabemos é que Memo é portador de deficiência mental. Por este motivo, sua expectativa de vida é reduzida se comparada à longevidade do resto da população nas mesmas condições.

Considerando que as cenas com Ova adulta se passam 21 anos após os acontecimentos de 1983, e que apesar de Ova estar vestida para casar, não vemos o Memo, talvez este já tivesse morrido em 2004.

 

5. Qual foi o crime de Yusuf em Milagre na Cela 7?

 

Yusuf é o personagem central para a grande reviravolta do filme. É ele que morre no lugar de Memo, permitindo seu reencontro com a pequena Ova. Mas Yusuf também é o motivo de um dos maiores mistérios de Milagre na Cela 7.

Afinal de contas, qual foi o crime de Yusuf? Por que ele está preso?

Temos poucas pistas sobre o ocorrido. Ao visitar Memo na prisão, Ova percebe que a mancha para a qual Yusuf olha o dia inteiro representa uma árvore. E quando é questionado pela garota sobre o motivo dele estar encarcerado, Yusuf responde que seu erro foi acreditar em quem mentia para ele, e balbucia “minha filha em idade de se casar…”.

Há ainda uma outra cena em que vemos um véu colorido em uma árvore, e gritos de “Papai!”. Na sequência, Yusuf diz que foi naquela árvore que ele enterrou sua filha.

Há uma teoria de que na verdade Yusuf seria o avô materno de Ova. Ele teria assassinado a própria filha ao descobrir que ela teria praticado sexo antes do casamento, e por essa razão não houve festa para celebrar a união entre ela e Memo.

Mas não acreditamos nessa hipótese. Primeiramente, se Yusuf fosse avô de Ova, ele teria reconhecido Memo quando ele surgiu em sua cela, e vice-versa. Considerando que para essa linha Memo seria o responsável por fazer Yusuf matar a própria filha, não seria leviano supor que Yusuf deveria sentir um ódio mortal por Memo.

Outro motivo para desconsiderarmos essa teoria é que fica demonstrado que por mais que os guardas tentem esconder, os prisioneiros sempre encontram uma forma de descobrir o crime cometido pelos novos presos.

Vemos também há um código de conduta na prisão, e que os demais detentos não toleram presos que cometem crimes contra crianças. Considerando que Yusuf diz com pesar que sua filha estava em idade para casar, é válido supor que apesar de ser uma pré-adolescente, sua filha já tinha menstruado, o que a tornaria apta para o casamento naquela época.

Assim, se Yusuf tivesse realmente assassinado a própria filha, por que os outros presos o tratavam com carinho? Por que não batiam nele diariamente, como fizeram com Memo quando achavam que ele tinha assassinado uma criança?

Por essas razões, acreditamos que não havia qualquer relação familiar entre Yusuf, Memo ou Ova.

 

Apostamos em uma outra teoria para o crime de Yusuf. Quer saber qual é? Veja nosso vídeo no Youtube com as curiosidades sobre Milagre na Cela 7!

 

Gostou da nossa análise? Você pode também curtir nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscrever em nosso canal no Youtube😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

4 thoughts on “Milagre na Cela 7 (Netflix) | 5 curiosidades e teorias sobre o filme! [Explicação]

  • 28 Julho, 2020 at 10:04
    Permalink

    Acho que Yusuf é pai da professora,pois ela menciona uma irmã e ela não aparece em momento algum,como se ela estivesse ausente para sempre.Ainda fala que o pai não é uma pessoa ruim,apenas queria se mostrar para as outras pessoas como durão.

    Reply
    • 19 Outubro, 2020 at 21:23
      Permalink

      Nossa faz total sentido a professora ser filha de Yusuf, pois a cena dela falando com o pai, pareceu totalmente desnecessária para a trama, mas agora fez todo o sentido.

      Reply
      • 19 Outubro, 2020 at 21:24
        Permalink

        *falando sobre o pai

        Reply
      • 6 Dezembro, 2020 at 0:42
        Permalink

        Eu acho que o Yusuf cometeu crime de honra contra a filha.
        E quando ele diz q acreditou em quem mentia pra ele, foi porque ele descobriu que a filha era inocente na verdade.
        Ele deve ter acreditado em alguma mentira quanto a virgindade da filha e para ‘limpar a honra da família executou a própria filha.
        Infelizmente esse tipo de coisa ainda acontece nessa região. E pra mim é o q faz mais sentido.

        Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *