Como funciona a votação no OSCAR? [Explicação]

Que o Oscar é a maior premiação da indústria cinematográfica todo mundo sabe. Mas você sabe como funciona o processo de votação para o Oscar de Melhor Filme?

Para todas as demais categorias, a contagem de votos no Oscar é muito simples. Ganha aquele que alcançar o maior número absoluto de votos. Por exemplo, dentre os cinco indicados a Melhor Roteiro, ganha quem for mais votado pelos membros da Academia.

Infelizmente, a votação para Melhor Filme não segue o mesmo padrão.

Para você assistir à premiação entendendo como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolhe seu grande vencedor da noite, fizemos esse guia que vai te explicar passo a passo como é feita a escolha do Oscar de Melhor Filme!

 

Quem vota no Oscar?

membros da Academia em volta da estatueta do Oscar

 

Os votantes para o Oscar de Melhor Filme são os mesmos de todas as outras categorias: os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Embora a lista seja sigilosa, atualmente existem cerca de 9.000 membros na Academia.

A cada ano, novos membros são convidados. Dentre eles, todos aqueles que foram indicados ao Oscar no ano anterior.

Em um primeiro momento, para selecionar a lista de indicados, somente os profissionais dentro de cada uma das 24 categorias votam. Por exemplo, apenas os diretores votam na categoria de Melhor Diretor, os editores na de Melhor Edição, e assim sucessivamente.

A exceção está no Oscar de Melhor Filme. Nesta categoria, todos os votantes ajudam a selecionar os longas que farão parte da lista de cinco a dez indicados daquele ano.

 

Como é a votação no Oscar de Melhor Filme?

Produtor de La La Land mostra que Moonlight ganhou o Oscar de Melhor Filme

 

Com a lista de indicados, é chegada a hora da votação.

No caso da estatueta de Melhor Filme, a votação se dá pelo sistema de voto preferencial, ou prefential ballots. Em vez de votar apenas no melhor filme, cada membro da Academia preenche uma lista com sua ordem preferencial de todos os concorrentes, do mais merecedor ao menos visado à estatueta.

Após o período de votação, a PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa de auditoria contratada pelo Oscar, faz a apuração de todos os votos. Nesse primeiro momento, se algum filme alcançar 50% + 1 dos votos (ou seja, a maioria), ele já será consagrado com a estatueta.

No entanto, se nenhum filme tiver a maioria dos votos, é dado início ao processo de eliminação e remanejamento dos votos. Nesse cenário, o filme menos votado para 1ª colocação é eliminado da corrida, e todos os participantes que votaram nele terão seus votos remanejados automaticamente para o longa que ocupava a 2ª posição de sua lista.

Para facilitar a compreensão, vamos exemplificar com os filmes indicados ao Oscar em 2020. Neste ano, nove longas fazem parte da disputa: Ford v Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de Um Casamento, 1917, Era Uma Vez Em…Hollywood e Parasita.

 

Se você quer saber mais sobre todos os competidores ao Oscar de Melhor Filme em 2020, veja nosso vídeo!

 

Vamos supor que a lista do votante Carlinhos em 2020 foi preenchida da seguinte forma:

1º) Ford v Ferrari

2º) Jojo Rabbit

3º) Adoráveis Mulheres

4º) Coringa

5º) Parasita

6º) História de Um Casamento

7º) 1917

8º) O Irlandês

9º) Era Uma Vez em Hollywood

 

Neste cenário hipotético, nenhum filme obteve a maioria inicial dos votos.

Agora, imaginemos que dentre todos os concorrentes, aquele que menos figurou no primeiro lugar dos votantes foi Ford v Ferrari. Como essa era a primeira opção do voto de Carlinhos, agora seu voto computado será para Jojo Rabbit, sua segunda colocação.

Depois dessa primeira rodada, a PwC computa os votos remanejados e verifica novamente se algum longa atingiu 50% +1 dos votos. Se ainda assim nenhum longa alcançar a maioria, ocorrerá uma nova rodada de eliminação e remanejamento e assim sucessivamente, até que algum filme seja o grande vencedor.

Caso tenha achado a explicação confusa, não se preocupe. Temos um vídeo no qual detalhamos melhor o assunto:

 

Perfil dos votantes do Oscar

membros do Oscar sentados em volta da estatueta

 

Apesar dos Oscars serem uma cerimônia excitante de acompanhar, temos que ter em mente que o longa apontado como Melhor Filme remete ao perfil dos membros da Academia.

De acordo com dados do The New York Times, a Academia era composta em dezembro de 2019 por 9.537 membros, dos quais 68% são homens e 84% são brancos. Além disso, a média de idade dos votantes é de 62 anos.

Por esse motivo e em meio a críticas, nos últimos anos há um esforço maior da Academia de diversificar seu corpo votante, para que uma maior gama de filmes seja contemplada.

Além disso, é bom lembrar que os votantes não são obrigados a assistir a todos os filmes que estão na disputa. Na verdade, caso não queiram, eles não precisam assistir a nenhum deles.

Um outro fator importante é que os membros da Academia também não são obrigados a votar nos Oscars. Caso decidam se abster, eles não precisam sequer justificar a atitude.

 

Agora que você já sabe como funciona a votação, acredita que esse é o melhor sistema? Deixe nos comentários!

 

E caso queira mais informações sobre o Oscar 2020, temos outros vídeos no nosso canal sobre os indicados a Melhor Atriz e Melhor Ator:

 

Gostou da nossa análise? Você pode também curtir nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscrever em nosso canal no Youtube!! 😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *