La Casa de Papel | 5 filmes com assaltos fantásticos para os órfãos da série

Após o sucesso de Dark, foi a vez de La Casa de Papel tomar os holofotes do Netflix. A produção espanhola não é original do serviço de streaming, e sua primeira parte chegou no catálogo no Natal de 2017 sem muito alarde. No entanto, na base do boca a boca, foi conquistando fãs até se tornar um fenômeno.

 

Enquanto isso, no carnaval carioca…

 

A trama gira em torno do Professor (Álvaro Morte), um personagem com um passado misterioso e que é a mente que orquestra o assalto mirabolante à Casa da Moeda de Madrid. Para isso, recruta um time de ladrões experientes: Tóquio (Úrsula Corberó), Rio (Miguel Herrán), Nairóbi (Alba Flores), Moscou (Paco Tous), Denver (Jaime Lorente), Berlim (Pedro Alonso), Helsinque (Darko Peric) e Oslo (Roberto García). Cada membro da gang possui uma especialidade diferente (por exemplo, Rio é o hacker do grupo), e juntos formam o time ideal para executar o plano.

Parte do sucesso da trama está na identificação do público com os ladrões. Eles não estão roubando pessoas, e sim usando o maquinário da Casa da Moeda para fabricar seu próprio dinheiro. Na própria trama, o Professor quer conquistar a empatia da população com a ideia de que os ladrões seriam Robin Hood, os injustiçados e marginalizados que roubam dos mais ricos sem prejudicar os inocentes. Por esse motivo, o uso de armas para fins letais é repudiado pelo Professor, que quer concretizar seu plano sem machucar nenhum refém ou policial.

 

 

Outro fator do sucesso da série está em seu formato, já que de início os detalhes do plano não são entregues ao telespectador. Somente por meio de flashbacks que a plateia passa a entender melhor a motivação dos personagens e a história por trás do Professor. Assim, La Casa de Papel consegue manter o público instigado ao longo dos 13 episódios, pois em cada capítulo a série entrega um informação nova sobre algum de seus personagens.

No entanto, o enredo acaba pecando pelo excesso de drama desnecessário, e o formato dos episódios se torna repetitivo. Isso não chega a atrapalhar a experiência do telespectador, mas rendeu à série o estigma de novela sofisticada.

Algo que também pode incomodar os mais exigentes é que considerando que o Professor recrutou os ladrões mais notórios e experientes de Madrid, eles nem sempre fazem as escolhas mais inteligentes ao longo da série.

 

Ladrão dá o dedo do meio em La Casa de Papel

 

La Casa de Papel deixou alguns fãs órfãos, já que a segunda parte de sua (até então) única temporada vai entrar no catálogo do Netflix somente em 06 de abril. Pensando nisso, fizemos um post com 5 sugestões de filmes com a temática sobre assaltos para assistir enquanto a segunda parte da série não estreia no Netflix:

 

1 – Cães de Aluguel (1992)

Cães de Aluguel como sugestão para assistir após La Casa de Papel

 

Em Cães de Aluguel, assaltantes planejam um roubo a uma joalheria, e para não serem identificados utilizam cores como codinomes. Percebeu alguma semelhança?

No entanto, o assalto dá errado uma vez que a polícia já estava aguardando os bandidos no lugar do crime. Os assaltantes começam a desconfiar de que há um infiltrado entre eles, passando então a tentar descobrir quem é ele.

Este longa foi a primeira grande obra de Quentin Tarantino, e virou um clássico cult instantâneo. Dois anos depois, Tarantino faria Pulp Fiction, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, solidificando-se como um dos maiores nomes do cinema na atualidade.

Muito provavelmente você já assistiu a Cães de Aluguel, mas a lista não estaria completa sem esta obra, que merece ser revista.

 

2 – Vida Bandida (2001)

Vida Bandida como sugestão para assistir após La Casa de Papel

 

Dirigido por Barry Levinson, vencedor do Oscar de Melhor Diretor por Rain Man, Vida Bandida acompanha a trajetória dos bandidos Joe (Bruce Willis) e Terry (Billy Bob Thornton), que assaltam bancos sequestrando o gerente na noite anterior e conduzindo-o na manhã seguinte ao estabelecimento para sacar o dinheiro.

No entanto, a sorte dos bandidos muda quando conhecem Kate (Cate Blanchett) durante um assalto, que quer fugir com eles para escapar da monotonia de sua vida.

O filme é narrado em forma de documentário, no qual Joe e Terry dão entrevistas sobre suas vidas. A maior semelhança do longa com La Casa de Papel está em seu teor dramático. Assim como na série, não há muitas cenas de ação em Vida Bandida, de modo que o filme é mais centrado na construção de seus personagens.

 

3 – Onze Homens e Um Segredo (2001)

Onze Homens e um Segredo como sugestão para assistir após La Casa de Papel

 

Em Onze Homens e um Segredo, Danny Ocean (George Clooney) é um ladrão que quer orquestrar o maior roubo a cassinos da história. Para isso, recruta uma trupe de assaltantes das mais diversas especializações. No entanto, Ocean tem um código de honra e pretende executar o roubo sem machucar ninguém, nem roubar nada de quem não mereça. Reconheceu de algum lugar?

Dirigido por Steven Soderbergh, vencedor do Oscar de Melhor Diretor por Traffic, o filme ganhará uma versão com protagonistas femininas neste ano, intitulada Oito Mulheres e um Segredo. Nele, Debbie Ocean (Sandra Bullock) sai da prisão e recruta uma equipe de mulheres para roubar um colar milionário em um evento de gala em Nova York.

 

4 – A Qualquer Custo (2016)

A Qualquer Custo como sugestão para assistir após La Casa de Papel

 

A Qualquer Custo é a representação da máxima “a ocasião faz o ladrão”. Nele, dois irmãos, o ex-presidiário Tanner (Ben Foster) e o pai divorciado Toby (Chris Pine) estão perdendo a fazenda da família por não terem condições de pagar as dívidas adquiridas com determinado banco. Desesperado, Toby recruta seu irmão para juntos assaltarem agências deste mesmo banco até conseguirem o valor suficiente para quitar as dívidas de sua mãe e com isso retomarem a fazenda.

Dirigido por David Mackenzie (Encarcerado), A Qualquer Custo concorreu a quatro Oscars em 2017, incluindo Melhor Filme.

Paira durante todo o longa um sentimento de injustiça com relação à atitude egoísta perpetrada pela instituição financeira, que obriga um pai de família e “homem de bem” a se tornar ladrão para conseguir recuperar sua moradia e fonte de renda. É esse mesmo sentimento que o Professor de La Casa de Papel quer que a população tenha com relação ao assalto à Casa da Moeda, o que garantiria o apoio popular ao crime cometido.

Por essa mesma razão, Toby tem em A Qualquer Custo o mesmo código de honra que o Professor: ele não quer machucar ninguém e repudia o uso das armas. Seu desejo é apenas roubar o dinheiro do banco e ir embora. Para Toby, ele está fazendo justiça, já que o banco que endividou sua mãe teria agido de má fé ao lhe conceder empréstimos com juros tão altos que os tornariam impossíveis de pagar. Tão síndrome de Robin Hood quanto La Casa de Papel.

 

5 – Lucky Logan (2017)

 

Em Logan Lucky, Jimmy Logan (Channing Tatum) é demitido de seu trabalho, e convence seu irmão Clyde (Adam Driver) a realizar um assalto durante uma corrida de automóveis da NASCAR. Para tanto, precisam da ajuda de Joe Bang (Daniel Craig), um especialista em explosivos que está preso.

Este é o segundo longa da lista dirigido por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo), e se assemelha à La Casa de Papel pelas inúmeras reviravoltas presentes na trama. Além disso, está presente neste filme o mesmo sentimento de injustiça de A Qualquer Custo, já que Jimmy teria enveredado para vida do crime após perder seu emprego.

 

Estas foram as nossas sugestões sobre os assaltos mais fantásticos da história do cinema e que mais se assemelham à temática de La Casa de Papel! Qual é o seu filme favorito sobre este tema? Não se esqueça de comentar! 😉

Não esqueça também de nos seguir no Facebook Twitter ou de se inscrever no nosso Canal no Youtube!

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

2 thoughts on “La Casa de Papel | 5 filmes com assaltos fantásticos para os órfãos da série

  • 12 Abril, 2018 at 13:58
    Permalink

    faltou um filme essencial nesta lista e que contém muitas semelhanças com La Casa de Papel, como o fato dos assaltantes vestirem os reféns com as mesmas roupas.
    É O Plano Perfeito, de 2006, com Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster.
    Excelente filme.

    Reply
    • 14 Abril, 2018 at 11:45
      Permalink

      Bem lembrado!!!!!!!!! Abs!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *