Rick and Morty | Teorias para a 4ª temporada!

Após 2 anos de espera, Rick and Morty, animação da Adult Swim criada por Justin Roiland e Dan Harmon, estreará sua aguardada 4a temporada. A série é considerada por muitos a animação de comédia de maior sucesso da atualidade, e acompanha as aventuras de Rick Sanchez, um cientista alcoólatra e niilista e seu neto Morty, um ingênuo e inseguro adolescente de 14 anos. Rick and Morty é recheada de referências sci-fi e regada a um humor bastante controverso, sendo um prato cheio para fãs de animação e da cultura pop.

Por se passar em um multiverso com infinitas possibilidades de narrativa, existem diversas teorias e especulações em torno de Rick and Morty. Separamos algumas das mais instigantes e que podem ser relevantes na quarta temporada.

 

Atenção! Os tópicos a seguir contêm spoilers da 3ª temporada de Rick and Morty! Prossiga com cuidado!

 

Os Ricks e Mortys alternativos

Citadela criada por Ricks em Rick and Morty

 

A partir do episódio 9 da 1ª temporada (“Rick Potion”) aprendemos que existem diversas linhas de tempo com infinitas possibilidades de narrativas. A dimensão em que o Rick C-137 se encontra seria a dimensão original em que ele acabou transformando todos os humanos em monstros. Por conta disso, avô e neto dessa realidade tiveram que abandonar seu mundo inicial para uma dimensão em que Rick conseguiu consertar a tragédia genética de monstros.

Porém, é possível que a série não acompanhe apenas o Rick e o Morty C-137. Para essa hipótese, os episódios são apenas recortes aleatórios de diferentes linhas temporais.

Uma possível evidência para isso é a abertura de cada temporada. Podemos perceber que aparecem flashes de situações que de fato acontecem nos episódios, enquanto outras nunca chegam a aparecer. Isso nos leva a crer que assistimos apenas a um recorte dos infinitos mundos, todos com realidades paralelas.

Apesar dessa teoria, temos evidências de que pelo menos parte da série se passa em torno do Rick e do Morty C-137, como podemos observar nas referências de Morty no 1º episódio da 3ª temporada, em que ele mesmo se autointitula aos Ricks invasores como Morty C-137.

 

Rick sabe que é um desenho?

Rick cantando para a audiência em Rick and Morty

 

Em algumas séries de TV, como os Simpsons ou South Park, os personagens fazem piada como se soubessem que estão em um seriado. Em Rick and Morty também podemos observar essas referências.

No final da 1ª temporada Rick se despede da audiência logo antes dos créditos. Existem fãs que especulam que o ato não seria apenas uma piada aos espectadores. Na verdade, Rick saberia que o seu multiverso é apenas uma animação de TV.

Segundo essa teoria, esse seria o verdadeiro motivo pelo niilismo de Rick. Se ele é apenas um personagem de um desenho, ele não tem livre arbítrio e suas ações não possuem qualquer significado ou importância real.

Outra evidência a favor desta hipótese são as aparições de Mr Poopybutthole nos finais de alguns episódios assistindo também à Rick and Morty, como se fosse tão espectador da série quanto o resto de nós.

 

Beth é um clone?

Beth se olhando no espelho em Rick and Morty

 

Em diversos momentos ao longo de Rick and Morty Beth se demonstra frustrada com a sua vida, achando que está desperdiçando tempo em uma vida ordinária em vez de realizar feitos mais grandiosos. No penúltimo episódio da 3ª temporada, Beth questiona Rick sobre a falta de sentido que ela vê na vida, e Rick sugere que ela abandone a família para viajar o mundo em busca de novas experiências.

Para que ninguém sinta sua falta, o cientista diz que colocaria um clone com suas memórias em seu lugar. A cena é cortada e desde então podemos observar uma Beth mais alegre e receptiva, o que é até motivo de questionamento por parte de Summer. Seria a Beth do final da 3ª temporada um clone?

Supondo não ser uma pessoa real, ela liga para Rick, que a tranquiliza. Entretanto, o cientista acrescenta que se ela de fato fosse um clone e não acreditasse nele, Rick precisaria matá-la e colocar outra no lugar. Beth então entra em crise, acreditando que é um clone e que Rick está querendo assassiná-la.

Apesar de a resposta ambígua de Rick deixar em aberto as duas possibilidades, é de fato plausível que Beth, sempre insatisfeita com a sua vida, tenha abandonado a sua família. Se essa teoria for confirmada, é possível que a verdadeira Beth retorne ao seu universo, e que haja conflitos com o seu clone.

Se este for o caso, poderia a Beth verdadeira se tornar uma vilã para retomar seu lugar na família?

O Rick C-137 está em seu universo original?

Os dois Ricks conversando em Rick and Morty

 

O que sabemos do background do Rick em Rick and Morty é que ele abandonou sua filha Beth ainda criança. Apenas recentemente o cientista reapareceu em sua vida, não tendo portanto acompanhado o nascimento e a infância de Morty e Summer.

Porém, no 10º episódio da 1ª temporada (Close Rick-counters of the Rick Kind) vemos memórias do Rick em que aparece um Morty bebê. Se o Rick de fato abandonou Beth ainda criança, isso não seria possível nesse universo que ele se encontra. Assim, chegamos à conclusão de que o Rick C-137 na verdade não é o Rick original desse universo.

O verdadeiro Rick poderia ter sido morto, e o Rick C-137 teria então tomado o seu lugar. Nesse caso, o Morty que acompanhamos na linha do tempo principal também não é o Morty C-137 de verdade.

Mas então quem seria o verdadeiro Morty C-137?

 

Quem é o Evil Morty em Rick and Morty?

Evil Morty dando um discurso em Rick and Morty

 

O Evil Morty, ou Morty do mal, é talvez o personagem mais misterioso de Rick and Morty. Sua primeira aparição foi no final da primeira temporada. Depois de vários Ricks aparecerem assassinados através do multiverso, o conselho de Ricks manda prender o Rick C-137.

No desenrolar do episódio vemos que tudo na verdade era um plano do Rick do mal para incriminar o C-137. Mas na reviravolta final do episódio, é revelado que o Rick do mal era apenas uma marionete controlada por ninguém menos que o Morty do Mal.

A versão malévola do adolescente também foi vista no 7º episódio da 3ª temporada (Tales from the Citadel), quando vemos um Morty confiante ganhar a eleição de presidente da Cidadela e matar a antiga elite de Ricks que controlava a cidade.

Mas quem é o Morty do Mal e quais são suas motivações?

Existem diversas teorias sobre sua identidade. Abordaremos a mais famosa a seguir.

Sabemos que no mínimo o Evil Morty quis incriminar o Rick C-137, o que nos induz a pensar que talvez exista alguma questão entre os dois que o fez procurar por vingança. Já falamos no tópico passado que provavelmente o Rick C-137 está em um mundo que não é o seu mundo original. Como consequência, é provável que o seu Morty não seja o original.

Seria possível que o seu Morty inicial, o C-137, fosse o Morty do Mal? Se isso fosse verdade, algo no passado que ainda não nos foi apresentado teria feito com que o Rick abandonasse seu universo e que seu Morty se voltasse contra ele. Uma evidência a favor dessa teoria é que no episódio Close Rick-counters of the Rick kind, Rick fala para Morty que “um Morty cheio de si poderia causar problemas para todo mundo”, e que ele explicaria isso melhor quando o adolescente fosse mais velho.

O único Morty seguro de si de todo desenho é justamente a versão maléfica do adolescente.

Se essa teoria se confirmar, podemos esperar que o Morty que acompanhamos ao longo da série se torne um vilão nas próximas temporadas.

 

Talvez uma das maiores ironias de Rick and Morty é que por se tratar de infinitos universos, em algum deles essas teorias podem todas serem verdades.

 

E você? Tem alguma outra teoria para a 4ª temporada de Rick and Morty? Deixe nos comentários!

 

Rick falando Wubba Lubba dub dub.

 

Gostou dessa análise? Curta nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscreva em nosso canal no Youtube!

 

Bia Mesquita

Bióloga de formação e nerd nas horas vagas. Gosta de passar o tempo comendo coisas gordas, bebendo cerveja com os amigos e vendo Netflix. Colaboradora no Farofa Geek principalmente nas áreas de cartoons, animes, e na área de divulgação científica. Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *