Dark | A origem de Bartosz e a teoria sobre Adam e Claudia!

 

A terceira e última temporada de Dark está chegando com várias promessas de encaixe no quebra-cabeças criado pela série. Sabemos que o aparecimento de um universo paralelo vai trazer uma grande justificativa para várias ações, mas ele também pode ser o motivo de vários desses fatos.

Vamos ligar algumas peças do “futuro” ao “passado” e tentar entender a origem das famílias em Winden, e motivo de todas elas estarem tão correlatas. Nesta análise traremos também algumas hipóteses sobre o conflito latente entre Adam e Claudia. 


Atenção! Esse artigo contém spoilers das temporadas 1 e 2 de Dark! 

O fim é o começo (e o começo pode ser BARTOSZ)

comparação entre Bartosz e o homem misterioso

Vamos fazer uma pequena retrospectiva importante: 

Já comentamos por aqui que na 1ª temporada de Dark, Agnes chega em Winden em 1953 com seu filho Tronte e conta que seu falecido marido era um pastor que perdeu sua fé, e que não era uma boa pessoa. Também já sabemos que o jovem Noah é apresentado construindo os túneis que desembocam na porta da Sic Mundus ao lado de um homem mais velho. Este comparsa não identificado é acusado por Noah de ter perdido sua fé.

 

Hoje podemos reforçar que seja realmente possível que o homem assassinado pelo jovem Noah fosse também o marido de Agnes, e que ambos fossem Bartosz. Por fim, analisando semelhança física entre os dois atores, a teoria de que Bartosz é o homem misterioso assassinado por Noah ganha mais força.

 

Entre o começo e o fim, o meio pode ser CLAUDIA

Claudia e Tronte parecem ter um caso em Dark em 1986mãos de Claudia e Tronte se tocam em Dark

 

Agora que já relembramos a teoria sobre Bartosz, podemos partir para uma pequena cena de 1986 – curta, mas significativa. Nela, Tronte está esperando para supostamente fazer uma entrevista com Claudia, mas o diálogo nos revela que há uma relação mais íntima entre ambos. No final, Tronte pede para encontrar com Claudia, mas ela se mostra resistente a isso. Não podemos esquecer que, após essa cena da T1:Ep3, vemos que eles se conhecem há muito tempo e que já rolou um clima entre eles desde quando eram jovens (conforme visto na T1:Ep8). 

Apesar de ainda não ser certo porque Tronte decide se casar com Jana, sabemos que na T1:Ep3, ele conta para Claudia que Jana está o deixando louco. Tronte dá a entender que não está tão feliz com ela, e que sente falta de Claudia.

 

 

Isso nos permite fazer uma suposição sobre Tronte ser o pai desconhecido de Regina, filha de Claudia. E já que Regina é mãe de Bartosz, possivelmente Bartosz é neto de Tronte, sobrinho de Ulrich e primo de Mikkel. E, supondo que ele seja realmente o reverendo que Agnes menciona, Bartosz é também marido de Agnes e pai de Tronte.

Isso uniria as famílias Nilsen e Tiedman em uma raiz apenas – além de fazer com que Tronte seja ao mesmo tempo avô e filho de Bartosz.

árvore genealógica de Dark explicando que Bartosz é pai de Tronte

 

“Em Winden há um câncer…” – e em Regina também…

Regina chora em 2020 ao ver sua mãe Claudia em Dark

 

Essa frase se torna recorrente em Dark quando os personagens mais adultos começam a notar a gama de segredos e acontecimentos estranhos ligados à famílias de Winden. Principalmente quando o inspetor Clausen conclui que todos, de alguma forma, são ligados por algum segredo (apesar de uns terem consciência disso e outros não). 

Vemos então mais de um personagem odiar Winden afirmando que na cidade há um câncer. E se levarmos em conta que no roteiro de Dark tudo vem sempre amarrado e toda sua direção de arte costuma ter um significado, essa alusão ao câncer pode ser uma metáfora que nos dará algumas pistas.

Sabemos que “cânceres têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, sendo incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.” E isso é exatamente o que ocorre com a histórias entrelaçadas das vidas dos personagens de Winden

Tendo em vista que Agnes e Noah são supostamentes filhos de Franziska e Magnus, podemos supor que todas as famílias de Dark tenham vindo de apenas uma origem: os Nielsen.

Se a origem está nos Nielsen, o suposto fim estaria em Adam, que diz ser Jonas e que pode ser comparado a Adão, de acordo com os trailers da terceira temporada de Dark.  

 

árvore genealógica de Dark demonstrando que todas as famílias possuem uma mesma origem

 

É importante ressaltar uma curiosidade. A metáfora do câncer também é ilustrada na figura de Regina, que aparece com câncer de mama, e vai piorando bastante ao longo da segunda temporada de Dark. Quanto mais complicada vai ficando a história em Winden, mais difícil se torna a situação de Regina. Embora isso possa parecer apenas um recurso ilustrativo e metafórico, pode também ser um caminho para entender porque Claudia e Adam parecem estar de lados opostos.

 

 

Existem dois lados em Dark?

Claudia idosa como viajante no tempo em Dark

 

Com todas as famílias ligadas e se desdobrando em outras famílias, ainda não ficou claro se Adam gostaria mesmo de acabar com tudo ou se ele está apenas garantido a ordem do destino de Winden.

Ainda é uma incógnita se Adam teve ou não uma parceria com a Claudia, pois nota-se que Claudia de cabelos brancos guia Jonas adolescente por diversas vezes. Talvez Claudia e Adam já tenham defendido uma mesma causa, e em algum momento discordaram e se separaram.

E talvez essa separação envolva o propósito da SIC MUNDUS, desembocando diretamente no pai de Regina e no sofrimento que a personagem sempre teve, em forma de doenças como o câncer ou sequelas como automutilação. Seria Regina mais umas das pessoas usadas pela Sic Mundus?

 

A jovem Regina aparece com os pulsos cortados em Dark

 

E por fim, se todas as família estão ligadas em Dark, e vieram de apenas uma, isso é algo que parece se perpetuar em um ciclo infinito. O mundo paralelo teria sido trazido para quebrar esse ciclo e curar esse câncer? Ou apareceu apenas para terminar de cumprir o destino?

Como Dark tem um roteiro sempre amarrado na ciência, acreditamos e esperamos que a explicação do mundo paralelo seja bem convincente. Nosso palpite é que essa explicação possa trazer ainda mais forte Ciência e Religião para o centro das teorias que impulsionam a série, dividindo a noção de mundo sempre nesse dualismo, de forma a não anular nem um dos dois mundos. 

Caso você queria saber outras teorias para 3ª e última temporada de Dark, assista ao nosso vídeo!

 

Gostou da nossa teoria? Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook , e nos seguir no Twitter  e Instagram. Assim você fica por dentro das novidades e nossos novos posts (além de nos deixar muito felizes)! 😉

Renata Almenè

Em um universo alternativo minha versão escreve sobre startups e inovação em saúde depois de chegar do seu trabalho como diretora de Arte do seu próximo filme. Aqui eu escrevo sobre filmes. | UX designer entusiasta em Direção de Arte e Edição. | Me siga no Instagram ou no Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *