5 animes imperdíveis no Netflix para quem quer conhecer o gênero
Começando a sua produção em massa depois da Segunda Guerra Mundial, os animes são as famosas animações japonesas que conquistaram o mundo. Apesar de começarem a ser exibidos a partir dos anos 60, foi só nos anos 90 que se popularizaram no Brasil com títulos como Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho e Sailor Moon. Quem nunca aguardou ansiosamente o próximo episódio de Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon na TV Manchete ou de Dragon Ball na TV Globinho?
Quem já é fã sabe bem que os animes podem ser extremamente viciantes, e para muitos marcaram toda uma geração. Porém para grande parte da população jovem este gênero ainda pode causar estranheza e torcer alguns narizes pelo modo peculiar de contar a história, cores estranhas e enredos fantásticos. No Japão os animes e os mangás (os quadrinhos que geralmente são origem aos animes) fazem parte da cultura popular e são consumidos por quase todas as faixas etárias.
Existe uma infinidade de tipos de anime para todos os gostos, passando desde slices of life (quando as histórias contam o dia-a dia de pessoas normais) até as histórias fantásticas de shoujos e shounens (respectivamente animes para meninas ou para meninos). Por motivos óbvios, não apoiamos este tipo de classificação entre shoujos e shounens, já que você não precisa ser uma menina para gostar de uma história mais sensível e certamente não precisa ser um menino para gostar de ação e luta. Tanto é que todos os animes apresentados neste post são shounens.
Para a alegria dos otakus (fãs de animes e da cultura japonesa em geral) de plantão, a Netflix tem um crescente número dessas animações nipônicas em seu portfólio. Separamos aqui 5 animes imperdíveis que achamos que vai agradar tanto o público fiel quantos os mais estranhos ao gênero:
5 – Naruto
Esse anime se passa em um universo ninja e conta a história de Naruto, um menino rejeitado e rebelde que sonha em ser hokage, o mais alto posto da Vila da Folha.
Os ninjas discretos da Vila da Folha que vestem laranja e têm o cabelo amarelo-ovo, parece verídico
Naruto foi uma verdadeira febre no Brasil há cerca de dez anos atrás (você certamente já viu crianças vestidas de Naruto portando kunais e shurikens na mão falando que queriam ser hokages por aí naquela época), e mesmo hoje é um dos animes mais populares de todos os tempos no país. É bem verdade que existem muitas críticas sobre Naruto, especialmente sobre terem prolongado a história e os mangas por mais tempo do que deveriam, mas fato é que a fase clássica (quando os personagens eram ainda crianças) é carismática e envolvente.
4 – Death Note
Death Note conta a história de um brilhante e arrogante estudante japonês Light Yagami (“Raito” para os íntimos), que um dia acha um misterioso caderno intitulado “Death Note”. Descobre que ao escrever o nome de uma pessoa no caderno, a mesma morria logo depois. Light se engaja então em uma missão de “limpar a sociedade” escrevendo no caderno o nome de todas as pessoas que julgava serem ruins. Não demora até a polícia perceber um padrão e intitular o serial killer de “Kira” (“killer” em japonês), e contrata o igualmente brilhante L para tentar descobrir e deter Kira.
Light e L atrás e a musa segurando o death note, Misa, que apesar de não fazer muita coisa além de encher o saco é gata pra baralho
Death Note foi um verdadeiro fenômeno, com mais de 30 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo e inclusive adaptações em formato live action. E é fácil entender por que: é recheado de reviravoltas inteligentes, e é ao mesmo tempo envolvente e angustiante. Ao mesmo tempo que você torce para Light ser pego, também torce para que ele consiga driblar os planos de L e da polícia. Apesar dos mangas serem melhores (o que recorrentemente acontece), uma maratona de Death Note é entretenimento garantido.
Muitos fãs novos de animes começam justamente por Death Note, pois apesar de misturar elementos fantásticos ainda assim possui uma trama policial e um jeito um pouco mais comercial. Se você nunca viu nenhum anime, recomendamos começar por esse.
3 – Castlevania
Castlevania se passa na época medieval e conta a saga de Trevor Belmonte, herdeiro da família Belmonte – uma família de caçadores de monstros – para derrotar o vampiro Vlad Drácula, que após a morte de sua mulher queimada na fogueira sob acusação de ser bruxa, se revoltou contra os humanos do condado de Valáquia.
Trevor Belmonte no centro e os outros dois protagonistas, a maga Sypha e o meio vampiro filho do Dracula, Alucard (casa comigo, Alucard)
O anime é baseado na série de jogos de videogame de mesmo nome (se você gosta de jogos certamente já deve ter jogado algum da franquia, que data desde 1986) e teve uma excelente recepção; e não é de se surpreender, uma vez que o anime foi belamente co-produzido pelo Netflix. No momento foram liberados 4 episódios: uma maratona curta que certamente você fará em uma tacada só, uma vez que os episódios são viciantes. A segunda temporada confirmada com 8 episódios foi confirmada e deve estrear ainda esse ano.
2 – One-Punch Man
One-Punch Man, ou apenas One Punch, se passa em volta de Saitama, um super-herói que depois de um treinamento perdeu todo o seu cabelo e ficou tão forte que acaba todas as suas lutas com apenas um soco. Por causa disso o herói é tomado pela apatia e tédio, pois nenhuma luta lhe é emocionante ou estimulante. O também super-herói Genos, um cyborgue, fica impressionado com a força de Saitama e pede para se tornar seu aprendiz. A história se desenvolve então em torno desses dois personagens salvando as cidades de monstros e alienígenas.
Saitama geralmente é representado com essa cara de quem não sabe o que tá fazendo com a vida (alguém se identificou?)
O anime se tornou um grande sucesso em pouquíssimo tempo, tendo 13 milhões de cópias impressas em 2017. Pode também ser interpretado como uma sátira aos protagonistas clássicos e perseverantes de shounen (“animes de luta”), talvez uma de suas fórmulas de sucesso. One Punch tem uma boa dose de humor e muitas cenas de luta onde não faltam cenas gore.
1 – Fullmetal Alchemist – Brotherhood
Não podia faltar nessa lista Fullmetal alchemist, um dos animes de maior sucesso de todos os tempos (e meu preferido pessoal). O desenho se passa em um universo steam punk inspirado na Alemanha, e gira em torno dos irmãos alquimistas Edward e Alphonse Elric. Os dois perderam a mãe por causa de uma doença, e com o objetivo de ressuscitá-la, fizeram uma tentativa de transmutação humana, proibida nesse universo. A tentativa dá errado e Ed, o irmão mais velho perde uma perna e um braço. Al, o mais novo perde o corpo inteiro, tendo sua alma fixada em uma armadura. Os dois então partem em uma missão para tentar resgatar seus corpos.
Os irmãos Elric sendo plenos
Fullmetal Alchemist Brotherhood estreou em 2009 e é baseado nos mangás “Hagane no Renkinjutsushi” (“alquimista de aço”) da mangaka Hiromu Arakawa, um dos mais vendidos de todos os tempos com mais de 67 milhões de cópias publicadas. É na verdade a segunda adaptação dos mangás no formato de animação; a primeira adaptação não é muito fiel aos quadrinhos, diferentemente de Brotherhood.
O anime possui personagens sensíveis e complexos, trama envolvente e cenas de luta instigantes. O destaque fica nos fortes personagens femininos (raridade em animes que talvez apenas uma criadora mulher conseguiria alcançar) e nos laços entre os irmãos Elric. Preparem seus lencinhos porque FMA – como é carinhosamente chamado pelos fãs – também possui uma boa pitada de deep shit que vai te deixar em posição fetal por dias.
Menção honrosa: “Avatar – a lenda de Aang”
Avatar entrou como menção honrosa pois apesar dos traços do desenho serem nipônicos, o desenho é na verdade uma produção da Nickelodeon, mas certamente não perde em qualidade dos outros itens da lista. O desenho se passa em um universo com inspirações chinesas e mistura magia com diferentes estilos de Kung-fu. Conta a história de Aang, o lendário Avatar, que consegue dominar todos os elementos e restaurar a paz no mundo, paz essa ameaçada pela pretensão da nação do fogo de dominar os outros países.
Aang e sua turminha do barulho, como diria Faustão
O desenho foi muito bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica na sua estréia em 2005, e foi um verdadeiro fenômeno. Os personagens são profundos apesar de muito jovens e o desenho é bastante autêntico, misturando elementos da cultura milenar chinesa com aspectos modernos, com destaque para personagens femininos fortes. Teve uma continuação em 2012 como “Avatar- a lenda de Korra”
Certamente estamos muito satisfeitos com a atenção do Netflix a esse nicho de espectadores e esperamos que o portfólio aumente ainda mais. E torcemos para que incluam alguns clássicos como Cavaleiros do zodíaco, Sailor Moon e One Piece!
Você não merece apenas palmas Netflix, merece o Tocantins inteiro! (Mas cadê Sailor Moon e One Piece?)
E você, qual anime acha que deveria ser incluído? Não se esqueça de comentar! 😉
Não esqueça também de nos seguir no Facebook , Twitter ou de se inscrever no nosso Canal no Youtube!
muito bom valeu
Cara eu amo o anime do Naruto shipudem na minha humilde opinião este desenho deveria ganhar um Oscar
Vou compartilhar com meus amigos!
Obrigado!
muito legal, gostei da postagem. curto muito animes