Björn, Ivar, Ubbe… qual filho de Ragnar melhor representa seu legado em Vikings?
Os produtores da série Vikings acabaram a quarta temporada da série com um grande pepino desafio em sua mãos: como manter o público engajado com a série mesmo após a morte de seu personagem principal, Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel)?
Seria a trajetória dos filhos de Ragnar interessante o suficiente para carregar a série?
Até o momento, a narrativa havia sido centrada na figura do carismático guerreiro/conquistador, cuja fama extrapolou o universo Viking e o tornou um dos homens mais conhecidos também no Reino Unido e Europa como um todo. No entanto, após sua trágica e emblemática morte pelas mãos do Rei Aella de Nortúmbria (Ivan Kaye), ficamos com poucos personagens densos o suficiente para segurar o andamento da série. Principalmente considerando que Rollo (Clive Standen) e Floki (Gustaf Skarsgård) seguiram caminhos independentes e se afastaram dos núcleos principais.
Com isso, os roteiristas parecem ter entendido que a única forma da série sobreviver ao fim da quarta temporada seria continuar o legado de Ragnar Lothbrok por meio de seus filhos.
Um simbolismo presente em Vikings que parece indicar que Ragnar tinha sido de fato escolhido pelos deuses para prosperar e que seu legado seria passado a seus filhos está presente no momento em que, já próximo da morte, Ragnar tem uma visão com o deus Odin. Logo após, Odin aparece também para todos os filhos de Ragnar em uma emocionante sequência, indicando que agora, após a execução do pai, seus filhos tomariam a posição de liderança do povo nórdico que antes pertenceu a Ragnar.
Dentre seus filhos, qual será que melhor reflete o legado deixado por Ragnar? Veja abaixo as principais características de cada um:
Björn Ironside
Na mitologia nórdica Björn Ironside (Alexander Ludwig) era na verdade filho de Ragnar e Aslaug (Alyssa Sutherland). Após a morte de seu pai, Björn fundou sua própria dinastia, tendo se tornado grande explorador do Mediterrâneo e o Rei da Suécia. Sua dinastia durou até o Rei Edmund, que morreu em 1060.
Na mitologia, foi de Björn a tática usada em Vikings por Ragnar para a invasão da França. Bjorn a utilizou para invadir a cidade italiana de Luna. Acreditando estar em Roma, Björn enviou uma mensagem para o bispo da cidade dizendo que estava em seu leito de morte e gostaria de ser convertido ao cristianismo. Inocente, o bispo acredita na história e permite que um guarda entre na cidade com o supostamente moribundo Björn em uma maca, que levanta em um ataque surpresa e consegue abrir os portões para a passagem dos demais guerreiros.
Na série, Björn puxa seu pai não apenas por ser um grande guerreiro, mas principalmente por ser um explorador. Björn não possui grandes aspirações à coroa, e para ele a fama virá de forma incidental às suas ações. Ele tem a mesma curiosidade que seu pai de desbravar outros mundos, sendo igualmente destemido. Sua maior vontade é descobrir novos horizontes, velejando para novas terras.
Ivar, the Boneless
Ivar, o Desossado (Alex Høgh Andersen), ou o Sem Ossos, foi o terceiro filho de Ragnar. De acordo com a mitologia nórdica, ele era mais velho que Bjorn, e foi um importante comandante, tendo liderado o Grande Exército Viking.
Ele era um grande e destemido guerreiro viking do tipo berserker, que entrava em um trance de fúria quando lutava. Há historiadores que acreditam que o termo berserker entrou para a língua inglesa devido a este fato.
Sobre o epíteto “desossado” há controvérsias. Para alguns historiadores, o termo significava que Ivar era um guerreiro muito flexível, de modo que parecia não ter ossos. Para outros, significava que Ivar era impotente, motivo pelo qual ele nunca se casou ou teve filhos.
No entanto, a maioria parece concordar com a versão da série de que ele possuía alguma deformidade em suas pernas, o que dificultava sua locomoção. Na mitologia, a má formação de suas pernas foi prevista por Aslaug, que disse a Ragnar para esperarem três dias para consumarem seu casamento. Do contrário, seu filho nasceria com algum tipo de condição especial. Diferente da série, não há registros de que Ivar tenha entrado em um embate com Lagertha (Katheryn Winnick), já que na mitologia ela não assassinou sua mãe Aslaug.
O próximo parágrafo fala da relação de Ivar com o Bispo Heahmund (Johathan Rhys Meyers), de modo que se você não está em dia com a 5ª temporada de Vikings, sugerimos que pule para o próximo tópico.
A 5ª temporada de Vikings traz um novo personagem de destaque, o Bispo Heahmund, que, assim como tantos outros, também é baseado em um personagem histórico real. No entanto, ao contrário da série, é improvável que Ivar e Heahmund tenham lutado entre si. Heahmund liderou o exército britânico na batalha de Marton contra o império viking, que estava sob o comando de Halfdan Ragnarsson (veja o tópico sobre Hvitserk), outro filho de Ragnar que na série é retratado como amigo de Bjorn e irmão de Harald (Peter Franzén), que quer usurpar Kattegat de Lagertha.
Pelos registros históricos, foi Bjorn que quis vingar a morte de Ragnar, morto pelo Rei Aelle (Ivan Kaye). Ivar, por sua vez, pediu para que o Rei lhe desse uma porção de terra, o que foi concedido por Aelle, que acreditou que Ivar seria inofensivo. No entanto, o vilarejo criado por Ivar prosperou, e muitos acreditam que foi ele o responsável por fundar a cidade de York. Já outros acreditam que a cidade já existia, e Ivar apenas a tomou dos ingleses.
A característica de Ivar que mais lembra seu pai é sua inteligência. Pelos registros históricos, é o filho mais sábio de Ragnar, sendo um excelente estrategista.
Ubbe
Ubbe (Jordan Patrick Smith) foi o primeiro filho de Ragnar e Aslaug, e lembrava fisicamente seu pai quando ele era jovem. Na história nórdica, Ubbe foi um dos comandantes do Grande Exército Viking responsável por invadir a Inglaterra após a morte de Ragnar. Ubbe também aparece em alguns registros como um dos vikings por trás da morte do rei Edmund, após o monarca se recusar a negar sua fé cristã.
Em Vikings, Ubbe parece ter herdado a calma, paciência e meticulosidade de seu pai. Calculista, Ubbe não age por impulso ou se deixa levar por suas emoções. Tanto é que, pelas circunstâncias, acabou escolhendo aliar-se à Lagertha, assassina de sua mãe.
Hvitserk
Hvitserk (Marco Ilsø) foi um dos filhos de Ragnar e Aslaug. Para muitos historiadores, ele e Halfdan Ragnarsson são a mesma pessoa, já que esses dois nomes nunca são vistos ao mesmo tempo nos mesmos registros.
Hvitserk participou da vingança pela morte do seu pai junto de Bjorn Ironside, ajudando na execução do Rei Aelle. O guerreiro viking também fez parte do Grande Exército Viking, após vingar a morte de seu pai.
Além de ser destemido e um grande guerreiro, na série Vikings Hvitserk não parece ter herdado as características mais marcantes de Ragnar, já que ele escolheu acompanhar seu irmão Ivar e ser liderado por ele, enquanto seu pai sempre assumiu a posição de liderança.
Sigurd
Sigurd (David Lindström) foi um dos filhos de Ragnar e Aslaug, que nasceu com uma marca de ouroboros em seu olho esquerdo, advinda de uma profecia feita por Aslaug.
Após vingar a morte de seu pai ao lado de seus irmãos, Sigurd acabou se casando com a filha do Rei Aelle, Blaeja, tendo com ela quatro filhos. Seus descendentes se espalharam pela Europa e governaram diferentes regiões de acordo com a mitologia nórdica.
Na série, como Sigurd foi assassinado por seu irmão muito cedo, não houve tempo o suficiente para a construção do personagem, de modo que é difícil dizer qual característica sua foi herdada de seu pai. No entanto, enquanto vivo, Sigurd parecia ser o mais inocente dos filhos de Ragnar, carregando a ingenuidade e a simplicidade que Ragnar tinha na primeira temporada de Vikings.
Analisando isoladamente cada um dos filhos de Ragnar Lothbrok, vemos que suas características parecem ter sido divididas entre a sua prole. Na narrativa de Vikings, no entanto, fica claro que os eleitos para carregar seu legado e ter mais protagonismo seriam Björn e Ivar, que ora assumem papéis e características opostas, ora acabam confluindo, ao denotar o ímpeto explorador e conquistador de Ragnar. Apesar de Ubbe também demonstrar um forte potencial para feitos grandiosos como os do pai, até o momento tem tido um papel mais coadjuvante, sem uma jornada de herói própria. Esperamos que na sexta temporada de Vikings, este personagem seja melhor explorado.
Queremos ouvir a sua opinião: qual dos filhos de Ragnar Lothbrok carrega de forma mais expressiva o seu legado?
A nossa opinião você pode encontrar no nosso canal do Youtube! Veja abaixo:
E se você está buscando um resumo da 5º temporada, para relembrar os principais acontecimentos antes de começar a assistir a 6ª e última temporada de Vikings, assista nosso vídeo abaixo:
Você também pode nos seguir no Facebook e no Twitter!
Texto muito bom! Eu acho que o Ivar é o grande sucessor do Ragnar, e acho até que ele tem o que o Ragnar não tinha. É uma obsessão meio louca, mas que se parar pra analisar no sentido de conquista viking, vai levar ele bem mais além do que levou o Ragnar. Bjorn, por outro lado, é comedido de uma forma que o Ivar nunca vai ser, só que no âmbito da série, creio que ele vai acabar sendo alguém que vai fazer o próprio nome, com seus próprios objetivos, enquanto Ivar vai querer ser de fato o grande sucessor de Ragnar. O Ubbe, coitado, é realmente o que mais parece fisicamente com o Ragnar, mas não é um lider :/
Pois é! Parece que o Bjorn pegou o lado bom do Ragnar e desenvolveu, enquanto o Ivar pegou o pior e partiu dali rs.
Ivar e Bjorn são os melhores
Ragnar tinha muitas virtudes. De fazendeiro ingenuo e pai de família sem grandes ambições, mudou radicalmente sua vida após as visões… A população escandinava crescia muito e necessitava de novas terras para cultivar. Para suprir tais necessidades torna-se um aventureiro ambicioso, destemido, estrategista e obstinado. Queria conquistar novos mundos custasse o que custasse. Além disso tudo tinha muito jeito com as mulheres. Com o tempo, principalmente após o extermínio dos assentamentos nórdicos na Inglaterra, colonizar novas terras deixou de ser prioridade… Penso que nenhum de seus filhos herdou todas as características de Ragnar juntas. Ivar, estrategista e cruel (influenciado por Floki) e Bjorn, destemido e aventureiro herdaram características marcantes.
Ivar sem dúvida.
Vou dizer uma coisa Ivar e o grande sussesor de Ragnar lodbrok pois ele é inteligente e tão forte e tem liderança todas essas qualidades que Ragnar lodbrok tinha em perfeitas condições o fato dele ser sem ossos não o impede de ser o grande sucessor de Ragnar .
Acho que Björn ironside vai ser sim lembrado como um grande guerreiro e explorador mais ele não tem oque e mais importante ambições e liderança com inteligência como ivar lidera o grande exército
Gostei da análise. Penso praticamente da mesma forma que foi imposta neste texto, com ressalvas que Ubbe ultimamente está mais parecido com Ragnar, de forma estrategista mental, frieza para saber esperar os momentos certos para agir. Acredito que este personagem terá ascensão maior na quinta temporada.
Björn Ironside
ele se parece mais completo…..
Eu acho que o autor vai escolher Bjorn até mesmo por uma visão romântica da coisa, já que é o filho mais velho e em uma das cenas com o vidente Ragnar pergunta sobre a fama dos filhos e o vidente faz referência a Bjorn e não aos outros. Eu não gosto do Ivar acho ele muito demoníaco. Espero que não seja ele. Vamos aguardar
Sigurd é o que melhpr representa ele, pois ele herdou a parte morta do pai.
CONTÉM SPOILERS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FUI LER O TEXTO E ME DEPAREI COM A TRISTE NOTICIA DE QUE RAGNAR MORRERÁ. NÃÃÃÃO!!!
Ubbe além de se parecer mais fisicamente, as pessoas irão se surpreender.
Ele é muito frio, como o texto ressalta se aliou a lagherta mesmo sendo a mesma que tenha matado sua mãe, contudo nada impede uma reviravolta e foi ele junto com bjorn que conseguiu as tão sonhadas terras prometidas a Ragnar na inglaterra, coisa que nem o próprio Ragnar conseguiu… sim teve ajuda de bjorn mas teve ajuda de lagherta provando que foi melhor nao tê-la matado como ivar queria…~
e tem de se levar em conta que em combate tambem se destaca… Ubbe também como bjorn é muito respeitado por todos os guerreiros vikings e em uma comparação com bjorn falando em calculista (frio) ele é muito mais, bjorn é mais coração. valeu pessoal boa noite
Um pouco de história, um pouco de ficção.
Fato é que todos esses são filhos de Ragnar Lothbrok, talvez exceto Bjorn, pois na série não ficou muito claro se é ou não filho de Rollo, mas como o próprio disse, não iria ficar uma vida inteira em conflito pessoal, sem saber se é ou não filho de Ragnar Lothbrok. Por ter passado mais tempo durante a infância e depois já um guerreiro, vivenciou e aprendeu muito com Ragnar absorvendo diversas características.
Já o Ubbe além de parece fisicamente com Ragnar, é talvez um dos únicos que buscou o que Ragnar realmente buscava. Passou pelo mesmo conflito de crenças que Ragnar passou e acabou voltando as origens igual a Ragnar em seu fim.
Hvitserk historicamente é importante, juntamente a Ivar, mas na série não apresentou grandes façanhas, sempre na sombra de algum irmão, porém sempre estava lá, assim como Rollo na sombra de Ragnar. Porém, diferentemente do tio ele é bem fiel aos irmãos, apesar disso incomoda-lo quando ele revela ao Ivar que não gosta da forma que Ubbe o trata, como se fosse um cãozinho fiel.
Sigurd, não apresentou grandes feitos e o auge de sua participação foi quando Ivar o mata.
Ivar, nas palavras de Halfdan não tem muito o que dizer, simplesmente TUDO, tanto historicamente como na ficção, o cara é o terror, palmas para o escritor que deu vida ao personagem. Ele é herói e vilão ao mesmo tempo. O grande estrategista ultrapassando até mesmo Ragnar, foi preciso a união dos irmãos e mais algumas conspirações para pode deter o cara. O que faltou nos episódios em que ele aparecia eram os sacrifícios com ele no comando, acho que só houve o da falsa Lagertha. Mas assim como nos episódios em que ele aparecia como um deus, também seriam imagens chocantes ao ver ele fazendo os sacrifícios.
Na série é bem expressivo que cada irmão tem sua opinião, personalidade, pensamentos próprios e afins. Muitas vezes ligados aos laços de sangue, é uma das poucas coisas que não fazem entrar em combate entre si.
Agora respondendo a pergunta.
Não dá pra decidir por um só pois Bjorn, Ivar e Ubbe tem várias coisas que representam o legado de Ragnar.
Agora se a pergunta fosse qual personagem mais marcante, então minha resposta seria o Ivar, pois depois de Ragnar, ele veio pra marcar e fazer história.
mas quando lagherta transou com hollo
Não gosto do Ivar!! Acho ele demoníaco. Queria que o Bjorn matasse ele.
Acredito que todos os filhos de Ragnar tenham papeis importantes e carregam seu legado, mesmo que em formas mais sutis. Fiz uma analise mais aprofundada e inclui dois filhos do Ragnar que não estão na lista (são apenas suposições, coisas que eu observei na serie e presumi)
Gyda
– Filha de Lagherta
– Única filha mulher
– Morreu ainda criança
– Ragnar disse que a amava como a um filho homem, mesmo sendo ensinado que os filhos homens devem ser mais amados, e que a havia guardado em seu coração, amando-a para sempre
– Gyda representa então uma coisa muito importante, o laço eterno de Ragnar com todos os seus filhos, sendo ela a única a ter uma verdadeira declaração de amor feita por Ragnar. O amor pelos outros filhos se mostra de maneira mais subjetiva, mesmo sendo o mesmo amor.
Bjorn
– Filho de Lagherta
– Filho mais velho de Ragnar
– Estava sempre em conflito com Ragnar, questionando-o e desafiando-o (precisou ir numa quest ficar sozinho por um tempão no frio pra se provar pro Ragnar). Isso não impediu que Bjorn o admirasse e o amasse, sendo a relação dos dois muito forte. Ragnar reconhece a força de Bjorn, dita pelo vidente, e se orgulha (como se já soubesse o tempo todo)
– Quando Lagherta vai embora por ser traída por Ragnar, Bjorn decide por um momento que vai ficar com o pai, mas não aguenta ver a mãe indo embora e vai com ela. Isso foi importante pois Bjorn sabia que precisava proteger a mãe e só partiu quando sabia que ela estava segura (matou o marido e se tornou jarl) – Bjorn possui uma característica muito forte que puxou da mãe, que é ser impetuoso, ir com tudo em tudo o que faz (acredito que essa característica venha da Lagherta pois por mais inteligente e forte que ela seja, ela se joga e não volta nem olha pra atrás (foi embora sem olhar pra tras, tomou kattegat na força bruta (matando a rainha inclusive sem dó), teve um romance com um bispo sem pestanejar, enfim))
– Bjorn possuía os mesmos valores que os de Ragnar (faz sentido, foi o único filho realmente criado por ele), por isso sabia quando ser misericordioso e era “respeitoso” as mulheres e outros que não eram de sua religião, e sabia quando matar, o fazendo um ótimo guerreiro e explorador assim como seu pai, além de curioso
– Sempre teve jeito com as mulheres, e assim como seu pai não demonstrou afeto a nenhuma a não ser Lagherta (e assim como teve vários filhos com a Torvi e a abandonou, Ragnar teve vários filhos com a Auslag e fez o mesmo) – agr ele casou com uma guerreira, mas a relação deles ainda não foi muito desenvolvida.
– Assim como seu pai, é muito famoso e tem o dom natural da liderança, mesmo a rejeitando varias vezes.
Ivar
– Filho de Auslag
– Nasceu com uma deformação, por isso Ragnar iria rejeitá-lo, mas não conseguiu (assim como não conseguiu amar Gyda menos que a seus filhos homens), demonstrando mais uma vez a força dos laços com os filhos
– Cresceu mimado e protegido pela mãe, que também não era flor que se cheire. Floki também passava um pano pra ele, apesar de sempre tentar mostrar a beleza nas coisas a Ivar
– Com toda certeza puxou a ira pura de Ragnar (aquela concedida pelos deuses), mas o ódio e a frieza acredito que venham da mãe, que assim como o filho se sentia abandonada e impotente, odiando a todos ao seu redor (deixando inclusive uma filha de Bjorn morrer pois não era sua e não se importava na verdade)
– Assim como Ragnar, é muito inteligente e estrategista, ganhando batalhas com pouco esforço
– Acredito que ele seja “tocado” pelos deuses e que tenha um papel muito importante assim como Ragnar. Mas assim como Ragnar, Ivar também se encontra perdido, ainda não sabe seu propósito e para onde ir, expressando isso na sua tirania e autodeclaração de deus (Ragnar expressou que estava perdido também, vagando entre o mundo cristão e nórdico, não sabia mais se lutava, se reinava, acabou se isolando e descobrindo seu propósito em seu leito de morte). Acredito que Ivar também descobrirá seu propósito em seu leito de morte, e que todas as suas ações, assim como as de Ragnar, o levará a isso
– Quando seu filho nasceu deformado, ele resolveu abandoná-lo assim como Ragnar iria fazer com ele, mas rompeu com o pai ao questionar o poq de te-lo deixado viver e sofrer daquele jeito e acabou abandoando o filho para morrer para que não passasse pelo mesmo (acredito que oq ele disse/fez foi genuíno pois estava sozinho)
– Sofre de umas ondas de loucura, como quando sacrificou uma mulher alegando ser a Lagherta, ou quando se declarou deus, ou quando queimou um monte de gente viva por achar que elas iam se tornar contra ele (sendo que eram pessoas de bem, que apenas o temiam), matou o vidente, a margrhete, enfim, tudo na loucura achando que o mundo ta contra ele (Ragnar também sofria de umas loucuras, resultando em atos não tão cruéis, mas já foi viciado em droga que uma escrava de guerra tinha que fornecer pra ele, torturou seu melhor amigo Floki, quase desistiu de sua fé para encontrar Athelstan no céu, e assim como Ivar, essas loucuras eram desencadeadas por medo)
– Posso afirmar então que o legado do Ragnar perpetuado por Ivar são coisas contraditórias, fazendo com que Ivar, assim como Ragnar, esteja sempre em um conflito interno: a ira e o medo
Hvitserk
– Filho de Auslag
– Parece ter puxado a beleza delicada da mãe, mas ainda sim é um ótimo guerreiro
– Parte com Ivar contra o irmão Ubbe, mesmo que inquieto, pois sabe que seu destino está lá (assim como Ragnar Hvitserk possui uma sensibilidade, e é guiado por ela)
– Parece ter uma visão adiantada do todo e segue seus instintos, assim como Ragnar (por isso foi ao rei Olaf e fez o que fez). Ele nunca explica oq faz e poq faz, mas no final faz sentido (Ragnar era também misterioso e traçava caminhos que muitos não entendiam na hora) – ele segue o que acredita ser o seu destino
– Um grande legado de Ragnar perpetuado por Hvitserk é a sua espiritualidade. Hvitserk se ofende ao ver o irmão se declarando um deus, é aberto as ideias de buda e acha sentido nas coisas aparentemente insignificantes, tendo uma mente mais aberta para as possibilidades (Ragnar teve sua espiritualidade testada varias vezes, se apaixonou puramente por um cristão e se tornou grande amigo de um rei também cristão, mesmo sabendo que este tinha matado seu povo, chegou a rezar a deus para que Athelstan o pudesse ve-lo quando ele morresse, usou muita medicina chinesa daquela escrava e aceitou o poder místico que ela tinha sobre ele)
Ubbe
– Filho de Auslag
– É o mais semelhante fisicamente a Ragnar, podemos vê-lo em seu olhar
– Existe um paralelo muito forte entre Bjorn e Ubbe e Ragnar e Rollo. Quando Ragnar ganha as terras do rei Ecbert, Rollo precisa se converter a fé cristã e está ao lado do irmão, que não aceita ser convertido. O mesmo ocorre com Bjorn e Ubbe, mas o rei agora é Alfred e Ubbe aceita ser o batizado, garantindo assim o sonho de seu pai, e Bjorn é que não aceita a conversão.
– O jeito como Ubbe é diplomático lembra seu pai, que também tinha um grande poder de diálogo, o que faz com que ambos sejam bons lideres (Bjorn representa então a parte divina de governar e Ubbe a parte burocrática, ambas presentes em Ragnar)
– Assim como Ragnar, Ubbe quer o melhor para o seu povo, não gosta de lutar guerras desnecessárias e faz alianças, mas também sabe escolher suas batalhas (Ragnar partia desse princípio). Usa também o artificio do combate a dois, assim como Ragnar, para evitar derramamento de sangue desnecessário
– Se torna necessário que Ubbe seja batizado, pois o legado de Ragnar perpetuado por ele é a parte de Ragnar que pertence ao mundo cristão, fazendo com que este filho de Ragnar seja a ponte entre a relação de Ragnar com Athelstan e Ecbert, relações essas significativas e que devem ser perpetuadas, pois fazem parte de quem Ragnar é
Sigurd
– Filho de Auslag
– Morreu assassinado pelo irmão Ivar em um momento de raiva, pois o estava questionando
– Não se sabe muito sobre Sigurd devido a sua morte prematura, podendo isso indicar que ele representa a parte morta de Ragnar, que também morreu prematuramente (em idade, pois sabia que era sua hora e que seu propósito estava cumprido). Talvez o propósito de Sigurd tenha sido esse (morrer) e foi cumprido assim como o propósito de Ragnar, pois revelou a verdadeira face do irmão, o que acabou causando indiretamente a separação entre eles, oq fez com que cada irmão procurasse o seu modo de perpetuar o legado de Ragnar
– Sigurd parace também ser muito inocente, prevalecendo essa característica em Ragnar quando era apenas um fazendeiro e não sabia sobre as coisas do mundo (boas e principalmente ruins). Ragnar perdeu essa inocência com o decorrer do tempo, e por um lado bom Sigurd nunca se desfez dessa inocência, perpetuando aí essa parte de Ragnar que tinha ficado para trás mas que permanecia com ele (como se ele sentisse falta desses tempos mais simples, mas sabia que não podia voltar)
Linus
– Filho de Kwenthrith
– O filho perdido de Ragnar
– Quando Linus aparece, Bjorn é o único que acredita nele (era o único filho de Ragnar que existia na época) e o leva consigo para atacar Ivar
– Linus passou a vida escondido e sobre a fé cristã, mas sabia de quem era filho e que havia algo faltando
– Quando Linus se reconhece como viking é como quando Ragnar reganha sua fé após perder Athelstan, é como se encontrar (os dois se encontraram)
– É perceptível que Linus vira viking quase ao mesmo tempo que Ubbe vira cristão, como se fosse uma questão de equilíbrio (como se alguma parte de Ragnar realmente devesse permanecer cristã, e assim foi)
– Era bastante amigo de Alfred assim como Ragnar era de Athelstan, porem a relação dos dois foi interrompida pela expulsão de Linus de Wessex. Não se sabe muito mais sobre ele ou seu destino, pois é um personagem que acabou de aparecer.
Bejor nao é filho de Aslug e sim de Larggeta, Ivar nao é o 3º filho de Ragner e sim o quinto filho homem, o caçula de Ragnar com a rainha Aslug. No total Ragnar teve 6 filhos, dois com Largetta, um casal, que a garota veio a morrer quando adolescente, um feto perdido com Largeta e 4 filhos homens com Aslug!!!