Stranger Things 3 | 10 referências e easter eggs de filmes dos anos 80

Apesar de a 3ª temporada de Stranger Things não ter agradado boa parte dos fãs, houve algo que indubitavelmente permaneceu cativando o público.

Afinal, não existe Stranger Things sem referências aos anos 80 e a outros ícones da cultura pop!

Os irmãos Duffer, showrunners da série, mais uma vez fazem um excelente trabalho de pesquisa e exibem mais uma temporada repleta de homenagens que apelam para o saudosismo dos fãs.

Se você deixou de notar algum easter egg, não se preocupe. Listamos abaixo as 10 principais referências de Stranger Things 3 às obras dos anos 80!

 

Atenção! Essa análise contém spoilers da 3ª temporada de Stranger Things! Prossiga com cuidado!

1. Dia dos Mortos (1985)

Max entra na sala de cinema que está passando Dia dos Mortos

 

Depois de visitar a Eleven (Millie Bobby Brown) e ficar um pouco com ela, Mike (Finn Wolfhard) vai com Max (Sadie Sink), Lucas (Caleb McLaughlin) e Will (Noah Schnapp) para o shopping Starcourt. Lá, eles entram em uma sala de cinema na qual está passando o filme Dia dos Mortos (1985), dirigido por George A. Romero.

Mas esta não é única referência ao ícone do terror.

De acordo com Romero, o longa de 1985 é “uma tragédia sobre como a falta de comunicação entre os humanos causa o caos e pode colapsar até mesmo um pequeno fragmento da sociedade.

Curiosamente, a 3ª temporada de Stranger Things passa a mesma mensagem. Afinal, há diversos núcleos na história, e aos poucos todos descobrem uma conspiração russa para abrir o portal e liberar o Mundo Invertido – Upside Down.

Mas nenhum núcleo se comunica entre si, e essa falta de diálogo pode por em risco todas as operações que ocorrem simultaneamente para salvar Hawkins.

 

2. Picardias Estudantis (1982)

Steve deixa cair o cartaz em papelão de Phoebe Cates em Picardias Estudantis em Stranger Things 3

 

Esta é uma referência recorrente durante toda a terceira temporada de Stranger Things. Na primeira cena de Billy (Dacre Montgomery), vemos ele ser cobiçado pelas mulheres ao surgir na área da piscina com um short vermelho ao som de “Moving in Stereo”, da banda The Cars.

Esta é a reprodução inversa da mesma cena de Picardias Estudantis. Nela, é Linda Barrett (Phoebe Cates) que emerge da piscina em um biquíni vermelho, também ao som de “Moving in Stereo”.

Além disso, o uniforme de Steve (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke) na sorveteria Scoops Ahoy foi inspirado no traje que Brad Hamilton (Judge Reinhold) utiliza em seu trabalho em Picardias Estudantis.

O filme também é referenciado em Stranger Things na figura de Phoebe Cates. Dustin (Gaten Matarazzo) insiste em falar ao longo da temporada que sua namorada do acampamento Know Where é mais gata que Phoebe Cates, que interpreta Linda Barrett no besteirol dos anos 80.

Por fim, no último episódio da série, Steve derruba um poster de papelão em tamanho real de Linda, com seu biquíni vermelho, durante uma entrevista de emprego na locadora Family Video.

 

3. A Mosca (1986)

pessoa morta pelo Devorador de Mentes lembrando A Mosca em Stranger Things 3

 

Em A Mosca, um experimento científico dá errado quando uma mosca entra em uma cúpula junto com o Dr. Seth Brundles (Jeff Goldblum). Devido à mistura de DNA’s, pouco a pouco Seth se vai se transformando no animal.

O processo de transformação dos ratos e dos hospedeiros humanos do Mind Flayer (Devorador de Mentes) em Stranger Things 3 se assemelha muito à metamorfose de Seth no longa de 1986. Além disso, a enojante cena em que Eleven retira parte do hospedeiro de sua perna também referencia o terror gore de A Mosca.

 

4. A franquia de Uma Noite Alucinante

Nancy e Jonathan se arrumam no quarto com o poster de A Morte do Demônio em Stranger Things 3

 

Na primeira cena de Nancy (Natalia Dyer), a jovem acorda atrasada na casa de Jonathan (Charlie Heaton) para seu estágio no Hawkins Gazette. No quarto do jovem, podemos ver o pôster de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981).

Ainda no 1º episódio, a sequência de Billy ao final é uma referência ao terceiro filme da franquia, de 1993. Em Stranger Things, Billy é arrastado pelo Devorador de Mentes para dentro de uma oficina, até se segurar desesperadamente nas beiradas de uma porta. Entretanto, seus esforços são em vão e Billy é sugado aos gritos para a escuridão.

Essa cena é uma homenagem à Uma Noite Alucinante 3 (1993), quando Ash (Bruce Campbell) também é sugado pelo portal e desparece no escuro.

Além disso, a sequência na cabana de Hopper (David Harbour) no final da temporada de Stranger Things é uma referência a Uma Noite Alucinante 2. Na cena, o Devorador de Mentes ataca a cabana e Lucas corta um de seus tentáculos com um machado. Em seguida, parte do corpo do Devorador de Mentes se prende à perna de Eleven.

Este momento do episódio se assemelha ao instante do longa em que Ash luta contra sua mão possuída no filme de 1993.

 

5. Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984)

Eleven olha um poster de Karatê Kid em Stranger Things 3

 

No terceiro episódio de Stranger Things 3, Eleven está lendo com Max um exemplar da revista SuperTeen em que figura o astro Ralph Macchio, ninguém menos que o protagonista de Karatê Kid.

Ademais, outra referência ao blockbuster de 1984 é a bandana utilizada por Lucas em seus momentos de ação, que muito se assemelha às de Daniel-san em Karatê Kid.

 

6. Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Erica come sorvete e faz referência a Indiana Jones em Stranger Things 3

 

Esta referência aparece no quarto episódio de Stranger Things 3. Quando Erica se prepara para rastejar pelos dutos de ar do shopping Starcourt para abrir a porta para a trupe dos Scoops, ela demonstra preocupação com as armadilhas que poderia encontrar pelo caminho. Uma em especial parece se destacar das demais: espetos nas paredes.

É possível que ela tenha tirado a ideia desta armadilha de Indiana Jones e o Templo da Perdição, já que ela surge no longa como um empecilho para que Jones (Harrison Ford) cumpra sua missão.

 

7. Rambo (1982)

Alexei toma raspadinha na 3a temporada de Stranger Things chamando Hopper de Rambo gordo

 

No 6º episódio de Stranger Things 3, o investigador da conspiração Murray (Brett Gelman) ajuda Hopper e Joyce (Winona Ryder) a interrogar o cientista russo capturado Alexei (Alec Utgoff). Durante o interrogatório, Hopper afirma que iria ser capaz de sozinho adentrar na base russa e conduzir Alexei ao laboratório.

Ao ouvir isso, Alexei retruca que Hopper o lembra de uma versão gorda de Rambo, personagem ícone dos anos 80 interpretado por Sylvester Stallone.

 

8. O Exterminador do Futuro (1984)

assassino russo e hopper em Stranger Things fazendo referência ao Exterminador do Futuro

 

Esta foi uma das referências mais recorrentes ao longo da 3ª temporada de Stranger Things.

Ao tentar conter a conspiração russa, o núcleo de Joyce, Hopper, Murray e Alexei é perseguido por um assassino russo que se assemelha muito ao Exterminador, personagem de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro. Inclusive, o assassino russo parece igualmente indestrutível.

Toda a dinâmica da perseguição é uma referência ao longa de James Cameron de 1984.

 

9. De Volta Para o Futuro (1985)

Dustin sai do cinema que estava exibindo De Volta para o Futuro em Stranger Things 3

 

No penúltimo episódio de Stranger Things 3, Steve e Robin são capturados e os russos injetam uma droga alucinógena que os deixa fora de si. Dustin e Erica chegam para o resgate mas não sabem o que fazer com os amigos, que estão alucinados.

Para aguardar o efeito da droga passar eles invadem uma sessão de cinema que está exibindo De Volta Para o Futuro.

Após, quando Steve e Robin fogem da sala de cinema, Robin explica para o amigo o motivo do título do filme: “Ele tem que voltar para o futuro porque ele está no passado. Então, o futuro é na verdade o presente, que é o tempo original dele“.

Além disso, pode haver mais um motivo para a referência ao clássico de 1985. E se o Mundo Invertido fosse na verdade uma versão do futuro de Hawkins em que os humanos perderam a guerra contra as criaturas que habitam o Upside Down?

 

10. A História Sem Fim (1984)

Suzy canta o lema de A História Sem Fim em Stranger Things 3

 

No último episódio de Stranger Things 3, há uma referência divertida e inesperada ao longa A História Sem Fim. Nela, Dustin e sua muito-real-namorada Suzie (Gabriella Pizzolo) cantam a música tema do filme como um pré-requisito para que Suzie ajude os meninos com a constante de Planck.

Essa homenagem a História Sem Fim é um momento de leveza muito bem vindo no final da temporada, já que Stranger Things termina de forma totalmente sombria.

 

Bônus: A Nova Coca-Cola

Eleven tenta amassar a nova Coca-Cola em Stranger Things 3

 

Em 1985, a Coca-Cola lançou uma nova versão de um dos mais famosos refrigerantes do mundo. Como a série se passa no verão de 1985, o lançamento da nova Coca-Cola apareceu em Stranger Things, inclusive como material promocional da obra.

Entretanto, a intentada da multinacional foi um fracasso, e a reprodução da versão foi rapidamente descontinuada.

 

Apesar desta lista ter englobado as principais referências, há infinitas homenagens a outras obras da cultura pop na terceira temporada de Stranger Things. Resta saber quais outros filmes e séries oitentistas serão referenciados na quarta temporada!

 

Se você quiser uma crítica aprofundada da 3ª temporada de Stranger Things, assista abaixo à nossa análise no Youtube:

 

E se você está curioso sobre quem seria o misterioso americano referenciado na cena pós-créditos no final da 3ª temporada, assista ao nosso vídeo de teorias:

 

Quais outras referências você observou em Stranger Things 3? Deixe nos comentários!

 

Gostou desta análise? Curta nossa página no FacebookTwitter ou se inscreva em nosso canal no Youtube😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

4 thoughts on “Stranger Things 3 | 10 referências e easter eggs de filmes dos anos 80

  • 29 Julho, 2019 at 10:32
    Permalink

    Percebi a referência a George A. Romero na cena em que eles estão na cabana e começam a tapar as janelas com cadeiras pregadas e móveis por causa do monstro que está a caminho, pois no filme The Night of the Living Dead de Romero em 1968 e na outra versão de 1990 a cena é a mesma. Amei essa temporada de Stranger Things.

    Reply
  • 23 Outubro, 2019 at 16:07
    Permalink

    A temporada é recheada de referencias aos anos 80! a série em si, já te faz voltar no passado como sendo obra daquela época, de tão perfeita a recriação nostálgica. O figurino é simplesmente perfeito. A trilha sonora tambem ajuda a dar o ambiente. Após 2 temporadas “esfriou” um pouco a narrativa, mas continua sendo muito divertido de assistir. Recomendo!

    Reply
  • 23 Outubro, 2019 at 16:14
    Permalink

    PS: Um aplauso extra para o ator Dacre Montgomery. Ele está fantástico como o problemático (e agora “devorado”) Billy!!!!

    Reply
  • 21 Novembro, 2020 at 8:06
    Permalink

    Nao sei se perceberam, mas outra referencia ao filme ‘De volta para o futuro’ eh o uso, na casa da velha senhora que ficou possuida pelos ratos, do mesmo relogio do gato preto, usado na casa do Dr. Emett Brown, logo no inicio do primeiro filme quando Marty entra la.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *