The Rain | 10 perguntas e teorias para a segunda temporada
Depois do sucesso de suas produções internacionais, o Netflix lançou The Rain com a esperança de que a série dinamarquesa preencheria o vazio dos órfãos de Dark.
Um erro honesto.
Criada por Jannik Tai Mosholt, Christian Potalivo e Esben Toft Jacobsen, The Rain conta a história de um futuro pós apocalíptico em que a Escandinávia foi dominada por uma chuva que carrega um vírus mortal. Com isso, se instaurou a fome e os sobreviventes são forçados a viverem abrigados, temendo o mau tempo.
Nesse contexto, conhecemos a família dos irmãos Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen). Seu pai Frederik (Lars Simonsen) trabalha para uma organização científica chamada Apollon, supostamente responsável por liberar o vírus na atmosfera. Prevendo a epidemia, Frederik leva sua família para um bunker de propriedade da Apollon e vai embora com a promessa de que retornará com a cura. Até lá, pede para que Simone proteja Rasmus a qualquer custo, pois ele seria “a chave” para solucionar tudo.
A partir daí, o que parecia promissor rapidamente se torna uma sucessão de erros. O roteiro fraco faz com que os personagens tomem escolhas inverossímeis apenas para levar forçadamente a série na direção que melhor serviria à narrativa. Como exemplo, temos o fim da mãe de Simone e Rasmus no primeiro episódio, que morre como recurso narrativo para que a trama se desenvolva centrada exclusivamente na relação entre os irmãos.
A escolha de The Rain em focar sua trama em um grupo de adolescentes de sagacidade questionável acaba tornando a narrativa um drama teen. O que seria ok, não tivesse o Netflix vendido a série como o próximo Dark em seus trailers e conteúdos promocionais.
Contudo, se você se conformou com o fato de que The Rain em nada se parecia com sua irmã alemã e aceitou a proposta do seriado, é provável que tenha ficado viciado nela e em seus cliffhangers, na esperança de que ao menos o final da temporada traria algumas respostas. Novamente, um erro honesto.
Separamos neste post as 10 principais perguntas deixadas para a próxima temporada de The Rain, que já foi confirmada pelo serviço de streaming e deverá estrear em 2019.
Atenção, pois os próximos tópicos contêm spoilers da primeira temporada de The Rain. Prossiga por sua conta e risco.
1 – Qual é a origem do vírus em The Rain?
Há uma grande dúvida sobre como surgiu o vírus disseminado pela chuva. O que sabemos é que Rasmus era o paciente zero, e que a Apollon foi a responsável por disseminar o vírus ao redor da Escandinávia.
Nos primeiros episódios, são mostrados flashbacks de Rasmus em um leito que parecia de hospital. É provável que ele estivesse em uma instalação da Apollon ou até mesmo em casa, já que seu pai tinha acesso aos aparatos hospitalares graças ao seu trabalho. Em uma das cenas Simone aparece fazendo companhia a Rasmus enquanto seus pais discutem sobre uma possível cura.
Apesar de parecer fatal, não se sabe qual era a doença de Rasmus, mas se pode inferir que foi a cura de sua enfermidade que desencadeou o vírus. Após o aparente sucesso na melhora de seu filho, é possível que Frederik tenha ido a seus superiores na Apollon e que eles tenham decidido soltar o que quer que tenha curado Rasmus com boas intenções de salvar as pessoas. No entanto, a “cura” fez exatamente o oposto.
Ainda é incerto se o vírus que infectou a chuva e o antídoto da doença de Rasmus são a mesma coisa, ou se o vírus seria uma mutação da cura da enfermidade de Rasmus. Esses questionamentos deverão ser respondidos na segunda temporada.
2 – Teria Frederik infectado seu próprio filho?
Uma outra teoria mais sombria seria a de que Rasmus teria servido de cobaia pela Apollon, sendo infectado com o vírus para testar suas reações no corpo humano. Para esta hipótese, teríamos que partir da premissa de que Frederik teria consentido em contagiar seu próprio filho com um antígeno desconhecido. O que não é difícil de imaginar, já que no episódio final da temporada ele tenta matar Rasmus para impedir que ele fugisse com Simone e seus amigos.
Assim, Rasmus teria adoecido como consequência de ser o hospedeiro do vírus, e a Apollon teria descoberto que seu experimento era mortal. Apesar de ficar extremamente doente, Rasmus se mostrou imune e conseguiu se recuperar, tornando-se a chave para disseminar a cura da epidemia.
No entanto, essa teoria falha em explicar por que a Apollon liberaria um vírus que sabia ser mortal para a raça humana.
3 – Por que a Apollon liberou o vírus na chuva?
A série não dá a entender que havia nenhum outro perigo além do próprio vírus. Considerando que Frederik falou para Simone que a culpa da epidemia era dele e da Apollon, é razoável presumir que eles foram os responsáveis pela disseminação do vírus na Escandinávia.
Mas se a Apollon o liberou, possivelmente o fez por achar que ele salvaria as pessoas. Mas de que? Qual era a ameaça iminente presente no mundo?
Mais enigmática ainda é a maneira como o vírus foi parar na chuva. Teria a própria Apollon soltado o vírus na atmosfera, tendo ele se fundido com as moléculas de vapor d’água?
Em outras palavras, como a forma de contágio é a chuva?
Essas são questões que ainda permanecem sem respostas, mas que provavelmente serão resolvidas na segunda temporada. Entretanto, algo que parece não ter explicação é o fato de apenas metade da Escandinávia ter sido afetada pelo vírus. Afinal, se chuva é um fenômeno que existe no mundo inteiro, e se a nossa atmosfera vive em constante movimento, parece um pouco bizarro que a delimitação entre as zonas de quarentena e as livres do vírus sejam feitas por um muro.
Por um acaso não chovia do outro lado? Um furo no roteiro, talvez?
4 – Como e quando a chuva deixou de carregar o vírus?
Em determinado momento da série, descobrimos que a chuva parou de representar perigo, já que todos os personagens se banharam nela e não foram infectados. Muito provavelmente, a comunidade canibal que os recebeu no casarão já sabia disso, já que tomavam banho e utilizavam água para plantar seus alimentos.
Entretanto, é indiscutível que a forma de contágio era a chuva, já que logo no primeiro episódio vemos a mãe de Simone e Rasmus morrer logo após ter contato com o aguaceiro. Sendo assim, em que momento a chuva deixou de carregar o vírus? E como isso ocorreu?
Outro dos inúmeros problemas no roteiro da série adveio da comunidade canibal mencionada acima. Eles plantavam diversos legumes e verduras, e ainda assim todo mês faziam uma cerimônia em que o sorteado da vez se sacrificaria para alimentar os demais. Considerando que eles tinham a opção de serem vegetarianos, era o canibalismo realmente necessário? Não parece muito verossímil.
5 – Por que a Apollon continuava procurando alguém imune?
The Rain não deixa claro se a contaminação do vírus poderia se dar de alguma outra forma que não fosse a chuva. Diferente dos zumbis, as pessoas infectadas na série parecem morrer. Assim, elas não representariam risco de contágio.
Entretanto, se a chuva não carrega mais o vírus e se não há outras formas de contaminação, por que a Apollon continuava buscando alguém imune?
Ainda é incerto se este é outro furo de roteiro ou se essa questão será explicada na segunda temporada.
6 – Como Beatrice foi infectada?
No início do fatídico episódio da morte de Beatrice (Angela Bundalovic), uma gota de chuva cai do teto em sua cabeça. Nesse momento, ela e os telespectadores se desesperaram, já que isso significaria seu fim.
Entretanto, logo em seguida descobrimos que a chuva passou a ser inofensiva. E ainda assim, Beatrice morreu. Como?
Essa pergunta comporta duas respostas. É uma possibilidade que Beatrice tenha sido infectada pelo cachorro que lambeu seu rosto, já que o mesmo animal apareceu no início do episódio visivelmente contaminado.
Mas é mais provável que ela tenha sido contaminada pelo sêmen de Rasmus. Nas cenas finais de The Rain, Rasmus acaba mordendo uma enfermeira que queria recolher uma amostra de saliva dele. Logo em seguida, ela morreu, contaminada. Com isso, descobrimos que Rasmus, apesar de ser imune, pode passar o vírus adiante.
7 – Por que Frederik escondeu Rasmus?
Inicialmente, Frederik parecia um pai zeloso e amoroso. Ele sabia que o filho era imune, mas não queria entregá-lo à Apollon, já que para obter a vacina de Rasmus era provável que o rapaz morresse. Por isso, mandou que Simone o escondesse e o protegesse a qualquer custo.
Só que no último episódio, Frederik descobre que Rasmus é contagioso. E com isso, contrariando todos os esforços de manter seu filho vivo pelos últimos 6 anos, Frederik decide matá-lo para impedir que ele deixasse a zona de quarentena. Certamente, o cientista perdeu um pouco da imagem de bom pai após este ato.
Uma outra dúvida advinda da tentativa de homicídio sofrida por Rasmus está no objetivo da Apollon. Se ele era mesmo a chave de tudo e o único de quem seria viável a extração da vacina, como Frederik entendeu que matá-lo seria uma boa ideia?
É possível confeccionar uma vacina a partir de um defunto?
8 – Estaria Rasmus morrendo pelo vírus?
Se antes a contaminação pelo vírus parecia ter um efeito positivo em Rasmus, esta não aparenta mais ser a realidade. Em determinada cena, Rasmus demonstra ter se recuperado com uma velocidade anormal de um ferimento que sofreu.
Entretanto, desde a morte de Beatrice, a saúde de Rasmus parece definhar. Estaria ele morrendo do próprio vírus a que antes era imune?
Uma teoria plausível é a de que o vírus incubado nele tenha sofrido uma mutação e ficado mais forte. Isso explicaria o contágio de Beatrice e da enfermeira, e a piora do quadro de saúde de Rasmus.
Entretanto, se Rasmus estiver mesmo infectado, consequentemente ele não é mais imune, e deixaria de ser “a chave” de tudo, conforme dito por Frederik no início da série.
9 – Qual é o objetivo da Apollon?
Esta questão tem uma resposta perversa que contraria a ideia de que a Apollon tinha boas intenções (!) ao liberar o vírus.
Na última cena da primeira temporada de The Rain, Sten (Johannes Kuhnke) tem uma conversa macabra dentro do que parece ser um bunker com alguns investidores:
“O mundo olha para nós para salvá-los, curá-los de um vírus que eles não sabem que fomos nós que liberamos…digamos que descobrimos uma maneira de controlar o mundo com a doença mais perigosa de que se tem notícia, para isso apenas precisamos do garoto.”
Seria então o objetivo da Apollon liberar o vírus, criando assim uma demanda para a cura, e após sua descoberta, vendê-la a quem pagar mais, com a ameaça de uma nuvem de chuva caso não haja o pagamento?
Afinal de contas, vivemos em um mundo capitalista.
10 – Por que ninguém usa o traje anti-contágio apesar das diversas idas aos bunkers em que eles estavam disponíveis?
Sinceramente.
The Rain foi uma série que irritou muito o público pela falta de inteligência de seus personagens, resultado de um roteiro fraco e pouco verossímil. Apesar disso, que bom que ela já foi confirmada para a segunda temporada, porque há uma nuvem de perguntas a serem respondidas.
Para acompanhar nossos próximos posts, não se esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter ou Youtube. 😉
Eu desisti da série no momento da morte da mãe. Muita forçação de barra…
hahahah desistiu super rápido então! =P
Concordo com vc Marcos❤👏😉
Ué, pq forçação? Caiu na chuva, morreu!!! Simples!!!
Arrasou Cristian 😂❤👏
Assim acredito que você não se entregou a série, ou ao menos não prestou atenção, pois durante a série aparecem várias das respostas para suas perguntas, um exemplo é sobre a contaminação pela chuva que era controlada pela Apollon (para testar como uso militar).
Oi Gabriel! Realmente, há uma explicação no final da 1ª temporada sobre a utilização do vírus pela Apollon. O que abordei no artigo foi o motivo pelo qual a Apollon teria escolhido dentre tantas outras opções, de colocar o vírus na atmosfera de modo que só haveria contaminação pela chuva! Não ficou claro na 1ª temporada se foi um acidente ou se o modo de contaminação foi intencional.
Na verdade a maior parte dessas respostas foram respondidas sim, achei meio forçado esse artigo, pra gerar conteudo ou diminuir a série. Não que eu queira ofender nem nada do tipo, estava procurando teorias para melhorar minha experiencia com a série e vim apenas com esse intuito, mas como disse, diversas ´falhas´ apontadas são refutadas com uma boa interpretação do roteiro.
-ansiosamente esperando pela próxima temporada-
Oi Eduardo, obrigada pelo comentário! O feedback de vocês é muito importante para a gente porque tentamos sempre fazer um conteúdo de boa qualidade. Uma pena que não tenha curtido esse post, mas acho que mesmo que não consegui ultrapassar minha insatisfação com a série porque achei que ela tinha um potencial incrível, e acabou ficando muito no lugar comum. Acho que a escolha dos personagens podia ter sido melhor, mas eu também estou ansiosa para que a próxima temporada responda a algumas perguntas deixadas por esta! Um abraço!
Também achei
vim ler com a mesma intenção que você e eis o que vejo só críticas, a série foi ótima só vejo bons comentários nenhuma crítica, somente aqui até agora que vi tantas críticas, a série é maravilhosa ansiosa pela 2 temporada, e quantos a furos,até os melhores filmes tem faz parte
Assim vey… Não entendo pq esse povo fica diminuído a série e tals, falando dos personagens etc… mesmo que tenha suas opiniões e seus gostos eu acho que vcs tem que respeitar pq se fosse uma série super famosa e que todo mundo estivesse falando não teria nenhuma reclamação pq me desculpa mas vcs são tudo modinha. Deveria ter sites falando bem dessa série pq ela é sensacional. Fiquei apaixonada no primeiro dia que vi, tantoque assistir em dois dias a primeira temporada e assistir em um dia a segunda… alii sério muito fã❤😍 voltando ao assunto, eu tenho certeza absoluta que quando quando a série fizer sucesso vai todo mundo assistir e vai todo mundo falar bem sabe pq? Pq vai pela cabeça dos outros e é modinha🍃🍃🍃 pense bem nas coisas que vcs falam pq amanhã vcs podem se arrepender, e nunca julgue um livro pela capa ao abrir ele vc pode se surpreender 😙
Desculpe era para a crítica.🤦
Eu acredito nessa teoria de que Beatrice tenha se matado com uma overdose de morfina. Afinal é possível ver que ela rouba os comprimidos do Rasmus. E então com medo de morrer infectada pela chuva ou até mesmo por medo de sentir dor ao se infectar, ela tenha tomado todos os comprimidos.
A minha única dúvida é: Onde a Lea fazia a manutenção do aparelho? =P
5 – Por que a Apollon continuava procurando alguém imune?
A resposta pra essa pergunta é respondida na própria primeira temporada, onde dizem que buscam a cura para poderem usar o vírus como uma arma geológica….
Acho que o fato de o vírus ter sofrido mutação, pode ter se dado ao fato de o Rasmus ter tomado bastante morfina enquanto estava com o ferimento a faca, como podemos observar a pergunta que o pai faz a Simone quando eles chegam a sede da Apollon “Rasmus tomou muita morfina?”
Mas era morfina para lá de vencida né? Como ainda faz feito depois de 6 anos? E se a mutação foi devido à tentativa patética de Rasmus de se matar? Ele não injetor o vírus diretamente?
Muito verdade. Adorei !!
Eu pensei que Beatrice tinha se matado temendo os efeitos da chuva não? e pq raios ninguém perguntou ao pai pq a chuva não faz mais mal?
Não é na cena da mordida na enfermeira que confirmamos que ele estava contagioso, é antes, quando eles foram para a sede… um cara forasteiro beija, com sangue, a testa de Rasmus e é infectado.
Interessante que antes quando o Rasmus estava ferido e foi cuidado por várias pessoas, não estava infectando. Tudo começou depois da “mansão canibal”, então temos que partir daí para entender o que houve. Dois pontos a destacar:
* Como um cara já comentou aqui: O uso de morfina. Rasmus, na penúltima noite na mansão, fez uma superdosagem da mesma;
* O cuidado que o cara deu em Rasmus, na mansão. O cara era da Apollon, talvez tenha aplicado algo diferente nele.
Fora isso, como o artigo diz, talvez o vírus foi sofrendo mutação gradual e coincidentemente isso ficou mais significativo depois da mansão.
A chave pra entender tudo estava num detalhe que muita gente não viu. O nome que estava escrito na seringa que continha o vírus estava escrito CRISPR. Leiam sobre e vão entender tudo o que aconteceu.
Olá. Eu li esse seu comentário e fui pesquisar sobre esse CRISPR . Mas infelizmente não consegui correlacionar muita coisa com essa série. Vc poderia me repassar resumidamente seu ponto de vista, sua teoria sobre ou o que você entendeu? Eu estou bastante interessada. Desde já agradeço.
Nossa, realmente, esse sigla passou despercebido… diz muita coisa. E sério, muita gente não entendeu nada da série… rsrs
Tudo oq eu entendi da série: o pai do Rasmus também foi enganado, achando que estava trabalhando para ajudar as pessoas. O Rasmus teve alguma doença não explicada, e ele injetou um beta, como ele mesmo diz, e deu certo. Pelo menos a doença que ele tinha, não tem mais. A grande questão, é que a Apollon, não queria fazer o bem coisa nenhuma, eles querem fazer o controle da população e usar o “vírus” como arma biológica. Teve gente que disse “a mas como não choveu do outro lado do muro”, gente, na boa, já existem estudos bem avançados pra se fazer chover onde quiser e controladamente.
O muro é pra conter as pessoas e não a chuva. Quanto eles não terem se infectado pela chuva, acredito que deram um puta sorte, e aquela é uma chuva normal. Se a chuva com “vírus” é uma criação da Apollon e logo controlada pela mesma, acho que eles não iam ficar fazendo chover durante 6 anos, todo dia… As vezes é a chuva deles, as vezes é a natureza, só que não tem como saber qual chuva é segura, até então. O que eu achei um pouco forçado é a “fumacinha” preta que saí do Rasmus, maaas, é uma série de ficção, não precisa dizer mais nada…
Ah… e acho que o pai do Rasmus tentou matar ele, num sacrificio absurdo, pq sabia que se ele for pego, vai morrer de qualquer jeito e ainda a Apollon vai conseguir oq quer, ou seja, se pá ele acordou. Tanto é que é por isso que nunca voltou pra buscar os filhos, mas até então o Rasmus ainda não era contagioso, ou não tanto, já que a Beatrice provavelmente morreu pq transou com ele ou por causa do cachorro, mas não foi por causa da goteira, afinal era a mesma chuva que a outra galera tomou e não morreu. E a série é boa, as vezes meio adolescente, mas as personagens principais são adolescentes… Enfim, isso foi oq eu entendi… E como alguém disse, pesquisem CRISPR.
Porque Beatrice não vomitou ou se contorceu? No local da morte dela não apresenta nenhum sinal de vomito, fora que se ela se contorcesse como todos contorceram, Rasmus teria acordado.
Verdade, também pensei a mesma coisa. Eu acho que ela morreu por causa do Rasmus
Acho algumas coisas incoerentes nesta série.
A Simone encontrou o celular do pai, após seis anos e ele está carregado e funcionando???????
Eles consegue ter armas e munições, sendo que ñ tem fábrica para fabricar e como os outros sobreviveram se estavam foram dos bankers,