Vikings | O que aconteceu na 5ª temporada? [Resumo]
Vikings vai deixar saudades. Com uma enorme fan base no Brasil, a série que estreou em 2013 está chegando à sua sexta e última temporada.
Exibida pelo canal Fox Premium, a última temporada de Vikings promete encerrar o ciclo de guerras entre os filhos de Ragnar. Considerando o hiato de mais de um ano sofrido pela série, muitos fãs perceberam que não se lembravam de mais nada com a estreia da 6ª temporada em 05 de dezembro.
Se você está nessa situação, não se desespere. Não precisa assistir a tudo novamente. Nós já fizemos esse trabalho por você.
A seguir, faremos um resumo sobre o destino dos principais personagens ao longo da 5ª temporada de Vikings.
Mas se você preferir um resumo completo sobre todos os acontecimentos da temporada, assista ao vídeo em nosso canal no Youtube:
Lagertha na 5ª temporada de Vikings
Lagertha (Katheryn Winnick) começa a 5ª temporada governando Kattegat. Mas seu reinado é logo ameaçado quando o Rei Harald (Peter Franzén) chega para anunciar que os Reis Aelle (Ivan Kaye) e Ecbert (Linus Roache) foram mortos na Inglaterra.
Percebendo a ambição de Harald em se tornar Rei de Kattegat, Lagertha o prende e o estupra. Mais tarde, Harald consegue fugir com seus aliados, sequestrando Astrid (Josefin Asplund).
Quando Ubbe (Jordan Patrick Smith) chega a Kattegat, Lagertha se torna seu aliado na luta contra Ivar (Alex Hogh Andersen), Hvitserk (Marco Iso) e Harald.
Após ser sequestrada, Astrid se casa com Harald e fica sabendo de seu plano de invadir Kattegat. Fiel à Lagertha, Astrid trai o marido e manda um pescador avisar a guerreira de seus planos de invasão.
Quando Ivar embarca nos planos de Harald, uma batalha por Kattegat se torna inevitável. Os exércitos liderados por Ivar e Lagertha se encontram e a guerreira propõe a paz, mas o filho de Ragnar a rejeita.
Quando Harald começa a perder a batalha, Ivar acredita ser tarde demais para ajudá-lo. Ao final da luta, Lagertha captura o bispo Heahmund (Jonathan Rhys Meyers), e eles se apaixonam.
Uma nova batalha por Kattegat se inicia, e durante o embate Astrid pede para que Lagertha a mate, confessando estar grávida de Harald. Lagertha reluta, mas acaba cedendo ao desejo da antiga companheira.
Ivar vence a guerra, e Lagertha, Ubbe e Bjorn (Alexander Ludwig) são obrigados a fugir. A mãe de Bjorn surge pela primeira vez abalada com seus cabelos brancos. Rollo (Clive Standen) encontra o grupo em seu esconderijo, oferece passagem para a França e revela que é pai de Bjorn.
Lagertha, Bjorn e Ubbe partem para a Inglaterra depois do bispo Heahmund garantir que intercederá por eles. Após um breve período como prisioneiros, são liberados após jurarem lutar em nome do Rei Alfred contra os vikings invasores.
Em uma batalha liderada por Harald na Inglaterra, Lagertha vê a morte de Heahmund e desaparece. Ela é encontrada por Judith (Jennie Jacques) tempos depois no esconderijo de uma bruxa.
Ubbe vence um duelo que livra as terras inglesas da invasão viking. Como prometido, o Rei Alfred finalmente cumpre a promessa de seu avô e entrega uma porção de terra para os nórdicos se estabelecerem. Lagertha relembra que esse sempre foi o sonho de Ragnar.
De volta à Kattegat, ela coroa Bjorn como rei.
Ivar na 5ª temporada de Vikings
A 5ª temporada começa com o enterro de Sigurd (David Lindstrom), morto por Ivar no final da 4ª temporada. Os irmãos Ivar, Ubbe e Hvitserk dividem ainda que por pouco tempo o reino de East Anglia, no Reino Unido.
Ivar não está satisfeito, e convence os irmãos a irem para o Norte conquistar York. Os vikings vencem a batalha e Ivar se consolida como o líder do Grande Exército. Não concordando com mais guerras, Ubbe e Hvitserk fazem planos de retornarem a Kattegat, mas de última hora Hvitserk decide permanecer na Inglaterra com seu irmão.
Ivar ganha uma nova batalha por York após uma ousada estratégia de guerra e captura o bispo Heahmund. O filho de Ragnar faz uma aliança com Harald para atacarem Kattegat em dois meses, e obriga Heahmund a lutarem com eles.
Ivar perde a primeira batalha e Lagertha captura Heahmund. Bjorn oferece a paz para o irmão, mas este recusa. Em um novo embate, Ivar sai vitorioso e passa a controlar Kattegat. Lá, ele fica noivo da misteriosa Freydis (Alicia Agneson), mas sua impotência o impede de manter relações sexuais com ela. A jovem então bebe o sangue do guerreiro e o convence de que isso a deixará grávida.
Ivar manda Harald de volta para York com a ambição de conquistar todo o reino de Wessex. Em Kattegat, o filho de Ragnar finge ter sacrificado Lagertha e se auto proclama um deus. Quando o Vidente contradiz sua crença, Ivar o mata.
Freydis dá à luz a um bebê com deficiência, e por este motivo Ivar o abandona no meio da floresta, condenando-o à morte. Ao ser confrontado por Freydis, ele bate na esposa.
Com raiva, Freydis se vinga mostrando uma passagem secreta por onde o exército de Bjorn, Lagertha e Hvitserk poderia passar para invadir Kattegat. Ivar descobre a traição e assassina sua esposa.
Ivar perde a batalha por Kattegat e foge como um camponês.
Bjorn na 5ª temporada de Vikings
Bjorn segue o caminho explorador e aventureiro de Ragnar e decide viajar com Halfdan (Jasper Pääkkönen) para o Mediterrâneo. Seu tradutor Sindric o aconselha liberar parte de sua frota para chegar na Sicília como um simples comerciante.
Lá, Bjorn se torna guarda-costas do Comandante Euphemius (Albano Jerónimo), mas descobre que ele é apenas um peão do árabe Emir Ziyadart Allah. Com a ajuda da sacerdotisa Kassia (Karima McAdams), Bjorn parte para a África em busca do sultão.
Quando o Comandante Euphemius é acusado de traição, os planos de Bjorn na África não saem como o planejado e ele, Halfdan e Sindric acabam fugindo durante uma tempestade de areia e partem para Kattegat.
Ao chegar em sua cidade natal, Bjorn rompe com Torvi e propõe a paz para Ivar, que a recusa.
O exército de Bjorn e Lagertha perdem a primeira batalha por Kattegat e eles têm que fugir para exílio. Ao ser encontrado por Rollo, quase mata o tio após a revelação de que na verdade seria seu pai.
Ao chegarem na Inglaterra, Bjorn primeiro começa um caso com a noiva de Alfred e depois se apaixona por Gunnhild (Ragga Ragnars). Também na Inglaterra é onde o guerreiro conhece Magnus, que afirma ser seu irmão.
O exército de Bjorn, Lagertha e Hvitserk vencem a nova batalha por Kattegat e Bjorn é coroado rei.
Na cena final da 5ª temporada, Bjorn tem um sonho com o Vidente que informa o guerreiro que a guerra ainda não acabou.
Floki na 5ª temporada de Vikings
Floki (Gustaf Skarsgård) passou boa parte da 5ª temporada em um núcleo separado do cânone principal. Após perder Helge, o viking decidiu navegar para onde os deuses quisessem. Assim, acabou encontrando o que achava ser Asgard – mas na verdade era só a Islândia.
Maravilhado, decidiu retornar a Kattegat para contar sobre a terra sagrada para os demais. Algumas famílias decidiram seguir Floki e partir rumo à Islândia.
Ao chegar na tal terra sagrada, parte do grupo percebe que Floki não estava tão certo quanto às condições do lugar. O viking propõe aos amigos que eles governem como uma democracia, mas todos acreditam apenas que Floki quer ser rei.
Quando um incêndio destrói o templo, a briga de duas famílias se inicia. Floki tenta manter a paz, mas a situação piora quando Thorgrim (Rob Malone) é encontrado morto. Depois dessa fatalidade, Thorunn (Mei Bignall), que estava grávida, também desaparece.
Ela aparece para Floki em uma visão e afirma ter sido morta por Asbjorn. Como punição, Floki exila toda a família de Eyvind (Kris Holden-Ried). Buscando vingança, o grupo comete um massacre contra os outros vikings.
Ao retornar ao vilarejo, Floki conta das perdas para Aud (Leah McNamara), que se joga de um penhasco. O viking então enterra a jovem e depois se exila em busca dos deuses. Ele acaba encontrando uma caverna que acredita ser Hel.
A caverna é na verdade um vulcão, que entra em erupção e soterra Floki.
Como não haverá uma sétima temporada de Vikings, essa 6ª temporada encerrará a jornada de todos os personagens e marcará a luta final entre os filhos de Ragnar.
Apesar disso, já foi confirmado pela Netflix uma série derivada de Vikings. Intitulado Valhalla, o spin-off contará a história de um novo grupo de personagens dentro do universo de Vikings.
Se a 6ª temporada será o adeus final dos filhos de Ragnar, só o tempo dizerá. Afinal de contas, a cada morte na série, os vikings entoam: “Nos vemos em Valhalla“.
Você é fã de Vikings? Está animada para a última temporada? Deixe nos comentários!
Gostou da nossa análise? Você pode também curtir nossa página no Facebook , no Twitter ou se inscrever em nosso canal no Youtube!!