Os 14 melhores filmes de Natal para entrar no clima das festas

O Natal está chegando, e com ele essa época mágica em que (algumas) pessoas parecem mais felizes, os shoppings mais lotados, as contas bancárias mais vazias. É um momento de confraternização com aqueles que amamos e também com aquele parente mala que sua mãe te obriga a aturar uma vez por ano durante as festividades.

É também a hora do ano de lembrar da existência da cantora Simone e de seu hit natalino, em que ela parece julgar nossas escolhas de vida:

 


Então é Natal…E O QUE VOCÊ FEZ?

 

Seja você um entusiasta do Natal ou alguém que muito se assemelha a um certo ser verde rabugento, certamente existe um filme capaz de refletir seu espírito natalino. Pensando nisso, listamos 12 sugestões de filmes para você assistir neste Natal:

 

1. Esqueceram de Mim (1990)

Esqueceram de mim

 

Se você cresceu nos anos 90 certamente já viu muitas vezes esse clássico na TV aberta – dublado, claro. Uma família planeja viajar a Paris para o Natal, e acaba esquecendo Kevin (Macaulay Culkin, antes de se tornar um adulto problemático), um de seus filhos, em casa. Kevin então tem de defender sozinho sua casa de bandidos insistentes que planejam um roubo.

Dirigido por Chirs Columbus (Harry Potter e a Câmara Secreta), o filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando 476,7 milhões de dólares. É uma comédia para toda a família – mas como o próprio pôster já diz, sem a família.

 

 

2. O Estranho Mundo de Jack (1993)

O Estranho Mundo de Jack

 

Co-escrito por Tim Burton (Frankenweenie), o filme dirigido por Henry Selick (Coraline e o mundo Secreto) é um clássico do cinema, sendo o queridinho dos emos e dos góticos suaves.

Numa cidade em que todo o dia é Halloween, o Rei das Abóboras Jack Skellington (Chris Sarandon) encontra um portal para um outro mundo e descobre o Natal. Com a intenção de trazer o espírito natalino para sua cidade, Jack sequestra o “Sandy” Claus (Papai Noel), num plano que acaba dando errado.

Com a trilha sonora a cargo de Danny Elfman (Liga da Justiça), que também fez a voz de Jack nas músicas que o personagem cantou, o filme foi um parceria de sucesso entre Tim Burton e a Disney. É um longa bom para se assistir tanto no Halloween quanto no Natal.

 

 

3. O Expresso Polar (2004)

O Expresso Polar

 

Este filme é fruto de mais uma parceria entre Tom Hanks (The Post: A Guerra Secreta) e Robert Zemeckis (trilogia De Volta para o Futuro), iniciada em Forrest Gump – O Contador de Histórias.

O Expresso Polar é o clássico filme de Natal da galera que nasceu nos anos 90 e viveu a infância nos anos 2000. É o que Esqueceram de Mim representou para a minha geração.

Nesta animação, considerada a primeira obra a ser 100% feita em captura digital, um garoto embarca para o Polo Norte num trem chamado Polar Express, na noite de Natal. É considerada uma obra de Natal mais profunda, fugindo um pouco das histórias incondicionalmente alegres de Natal.

 

 

4. A Felicidade não se Compra (1946)

A Felicidade não se Compra

Dirigido por Frank Capra (Dama por um dia), conta a história de George Bailey (James Stewart) um grande empresário que passa por problemas financeiros e decide se matar na noite de Natal. Quando está prestes a saltar de uma ponte, se depara com um anjo chamado Clarence (Henry Travers), que o faz refletir sobre sua vida e a consequência de suas ações.

Verdadeiro clássico do cinema, é o filme mais antigo da lista. Foi indicado a diversos Oscars, tendo ganhado o Globo de Ouro de Melhor Diretor. É um filme para quem não se importa em chorar neste Natal (fãs de This is Us possivelmente gostarão dessa indicação).

 

 

5. O Grinch (2000)

O Grinch

 

Se você odeia o Natal, vai se identificar com este filme. Baseado no livro do Dr. Seuss Como o Grinch roubou o Natal (1957), conta a história do Grinch (Jim Carrey), um ser verde rabugento que odeia o Natal e faz de tudo para que ele não seja comemorado na cidade de Quemlândia. No entanto, conhece Cindy Lou Quem (Taylor Momsen), uma doce e inocente menina, e juntos descobrem o verdadeiro significado do Natal.

É uma comédia natalina infantil para os não muito fãs da data. Recentemente, o artista Butch Hartman fez uma pequena e divertida animação crossover entre O Grinch e Stranger Things.

Em 2018, foi lançado o desenho O Grinch, apresentando uma nova adaptação ao conto de 1957:

 

6. Gremlins (1984)

Gremlins

 

Continuando na temática monstros, neste longa um pai (Hoyt Axton) compra de presente de Natal para seu filho um Mogwai, e recebe as recomendações de que este não pode ser exposto à luz (?), água (??), ou alimentado após a meia-noite (???). Óbvio que tudo isso acontece, o que faz com que os gremlins se reproduzam e tentem destruir a cidade na noite de Natal.
Dirigido por Joe Dante (Lendas do Amanhã) e com roteiro de  Chris Columbus (Esqueceram de mim), o filme se tornou um clássico instantâneo, e é para aqueles travessos que gostam de ver o circo pegar fogo na ceia de Natal.

 

7. Harry Potter (2001 – 2011)

Harry Potter

 

Mesmo que não tenham uma temática natalina, é difícil para os Potterheads não pensarem em Harry Potter no Natal. Os estudantes de Hogwarts tinham um recesso para as festividades,  mas Harry (Daniel Radcliffe) preferia ficar na escola de bruxos como uma alternativa ao Natal na casa dos Dursley, seus tios trouxas. Era uma época mágica, tanto em Hogwarts como em Hogsmead.

Além disso, a temática de magia da série de J. K. Rowling combina muito com o clima natalino, e muito provavelmente por esta razão os canais de TV por assinatura fazem tantas maratonas de Harry Potter durante o Natal.

 

8. Simplesmente Amor (2003)

Simplesmente Amor

 

Esse é o meu filme natalino favorito. Dirigido por Richard Curtis (Questão de Tempo), acompanha diversas histórias (uma engraçadas, outras agridoces) que se cruzam na noite de Natal.

O mérito de Simplesmente Amor está na criatividade narrativa dos diversos núcleos e no carisma de seus personagens. Após seu lançamento, outros filmes tentaram fragmentar a trama principal em diferentes subgrupos (Paris, je t’aime, por exemplo), mas sem obter o mesmo sucesso.

O elenco é de peso, com destaque para Bill Nighy (Sua melhor história), Colin Firth (Kingsman: O Círculo Dourado), Liam Neeson (Mark Felt: O homem que derrubou a Casa Branca), Emma Thompson (A Bela e a Fera), Martin Freeman (Pantera Negra), Keira Knightley (Piratas do Caribe: a vingança de Salazar), Hugh Grant (As Aventuras de Paddington 2), Laura Linney (Ozark), Rodrigo Santoro (Westworld) e Alan Rickman (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2).

É um filme para os apaixonados neste Natal. Para quem não gosta dele, de nada por este Trailer Honesto:

 

9. Duro de Matar (1988)

Duro de Matar

 

Sim, Duro de Matar é um filme natalino. Na noite de Natal, o policial John McClane (Bruce Willis) está numa festa na empresa em que sua esposa (Bonnie Bedelia) trabalha, até que ela é invadida por um grupo de terroristas. Somente McClane será capaz de salvá-los.

Dirigido por John McTiernan (Violação de Conduta), o filme rapidamente se tornou um clássico para os amantes de ação.

 

10. Um Herói de Brinquedo (1996)

Um herói de Brinquedo

 

Esse é um bom filme para quem quer assistir um ator de filmes de ação passar vergonha. Em Um Herói de Brinquedo, Arnold Schwarzenegger interpreta um pai workaholic que se esquece de comprar o presente de Natal para seu filho, e ao se lembrar, na véspera, Turboman já estava esgotado em todas as lojas.

Ele então apronta altas confusões pela cidade para tentar garantir uma cópia do boneco para seu filho e provar para si próprio que é um bom pai.

Dirigido por Briant Levant (Uma História de Natal 2), este longa é um clássico natalino da TV aberta.

 

11. O Amor não tira férias (2006)

O amor não tira férias

 

Nesse longa dirigido por Nancy Meyers (Um Senhor Estagiário), Amanda (Cameron Diaz), moradora da California, e Iris (Kate Winslet), habitante de uma pequena cidade na Inglaterra, fazem intercâmbio de casas na época do Natal.

É outra comédia romântica clichê da lista que capta o espírito natalino daqueles que estão se sentindo felizes e apaixonados neste Natal.

 

12. A Trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003)

A Sociedade do Anel

 

Desde o início do milênio, esta é a tradição de Natal de muitos entusiastas do universo nerd. Possivelmente pelas datas de lançamento no Brasil todas próximas ao Natal (A Sociedade do Anel – 02/01//2001; As Duas Torres – 27/12/2002; e O Retorno do Rei – 25/12/2003), ou pelas maratonas tradicionais feitas pelo canal Warner, fato é que essa data pertence a Jesus e ao Senhor dos Anéis.

Dirigidos por Peter Jackson (O Hobbit) e filmados todos de uma vez, O Senhor dos Anéis é uma obra prima do cinema, tendo o Retorno do Rei (2003) sozinho vencido de 11 Oscars, record que mantém até hoje ao lado de Ben Hur e Titanic.

Não há como pensar no Natal e não relembrar a época mágica para os fãs de LOTR em que as cadeiras de cinema não eram marcadas, e que se chegava até 3 horas antes da sessão para garantir o melhor lugar na estreia da sua história favorita no cinema. Ou das maratonas em casa para assistir ao DVD do filme anterior + extras.

Enfim, não é um filme sobre o Natal, mas é para muitos O filme para se assistir nessa época de festividades.

Atualmente, os fãs receberam a excelente notícia de que a Amazon produzirá uma série inspirada em O Senhor dos Anéis.

 

13. Crônicas de Natal (2018)

 

Este filme natalino do Netflix foi produzido por Chirs Columbus, que também trabalhou em outros filmes desta lista, como Esqueceram de Mim e Harry Potter e a Pedra Filosofal. Em Crônicas de Natal, Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis) decidem desmascarar o Papai Noel (Kurt Russel) ao gravá-lo em ação enquanto entrega os presentes de Natal. Entretanto, o plano dos irmãos rapidamente se transforma quando embarcam em uma inesquecível aventura para ajudar o Bom Velhinho a salvar o Natal de todas as crianças do mundo.

É um longa para os pequenos, que pode divertir também os mais saudosistas de Esqueceram de Mim.

 

 

14. Meninas Malvadas (2004)

 

É impossível ter sido adolescente nos anos 2000 e nunca ter ouvido falar de Meninas Malvadas. Esta comédia escrita por Tina Fey foi inspirada no livro Queen Bees and Wannabes, de Rosalind Wiseman, e rapidamente se tornou um hino da cultura pop.

No longa, a adolescente americana criada na África Cady Heron (Lindsay Lohan) retorna aos EUA para cursar o ensino médio em sua primeira experiência escolar. Cady tem dificuldades de se adaptar ao colégio e sofre nas mãos de Regina George (Rachel McAdams) e suas fiéis escudeiras Gretchen Wieners (Lacey Chabert) e Karen Smith (Amanda Seyfried). Junto de seus amigos Damian (Daniel Franzese) e Janis Ian (Lizzy Caplan), ela está determinada a acabar com a ditadura das patricinhas da escola.

Meninas Malvadas não é um filme de Natal, mas tem uma das cenas mais icônicas com uma conhecida canção natalina da história do cinema. Recentemente, ela foi reproduzida num clip da cantora Ariana Grande de sua música Thank U, Next:

 

 

 

Você prefere assistir a séries que a filmes? Não se preocupe, listamos a seguir como bônus três indicações de séries para você entrar no clima desta temporada natalina:

 

Especial de Natal de O Mundo Sombrio de Sabrina (2018)

 

Nesta nova releitura do clássico Sabrina: Aprendiz de Feiticeira, Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é uma jovem bruxa mestiça que está prestes a fazer 16 anos, quando deve escolher entre o mundo dos mortais, ou continuar o legado de sua família no universo bruxo.

O Mundo Sombrio de Sabrina é, como o próprio título dá a entender, mais sinistro que a obra original, apesar de se manter dentro do universo adolescente. No especial de Natal, Sabrina tenta se reconectar com sua falecida mãe ao mesmo tempo em que precisa salvar sua amiga Susie (Lachlan Watson) de um terrível destino.

 

 

Friends (1994-2004)

 

Nenhuma lista estaria completa sem essa série que foi um dos maiores sucessos da história da televisão. Friends acompanha as peripécias de um grupo de seis amigos que vivem em Nova York enquanto tentam vencer na vida. Não é uma história verossímil do ponto de vista financeiro. Afinal, como um ator fracassado, uma massagista, uma cozinheira e uma garçonete conseguiriam arcar com o alto custo de vida de Manhattan? Principalmente se eles estão sempre durante o expediente descansando em uma cafeteria?

Independente dessa pequena inconsistência, Friends continua encantando gerações mesmo após 14 anos de seu fim. Quem nunca assistiu às maratonas de fim de ano exibidas pelo canal Warner? Recentemente disponíveis no Netflix, as dez temporadas da série contam com nove episódios especiais de Natal. E são todos imperdíveis.

 

 

RuPaul’s Drag Race Especial: Rainha do Natal (2018)

 

Ao longo dos anos, RuPaul’s Drag Race se tornou um fenômeno. No reality show, diversas drag queens disputam pela coroa de melhor drag, em uma competição que segue os padrões de seriados como America’s Next Top Model e Project Runaway.

Para o especial de Natal, RuPaul convidou oito drags ex-participantes do programa que devem competir para conquistar o título de rainha do Natal da Drag Race. O especial é um musical e foge um pouco do padrão de reality show do programa. Mas não por isso é menos divertido.

 

 

 

Certamente existem diversas outras obras natalinas, mas estas são nossas favoritas. O seu filme de Natal preferido não estava na lista? Então deixe ele aqui nos comentários! =)

Boas festas, pessoal! 

 

Phoebe Happy Holidays, everybody!

 

Não esqueça de nos seguir no Facebook ou no Twitter! 😉

Boo Mesquita

Geek de carteirinha e cinéfila, ama assistir a filmes e séries, ir a shows, ler livros e jogar, sejam games no ps4 ou boards. Quando não está escrevendo, pode ser vista fazendo pole dance, comendo fora ou brincando com cachorrinhos. Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *